Após trabalhar na Osaka Artillery Arsenal e em uma empresa privada, o nosso fundador, o Sr. Akira Yamada abriu a sua própria empresa, a Osaka Kinzoku Kogyosho Ltd. com sede em Osaka-Japão. Começa aqui a história de sucesso da Daikin!
Como resultado de pesquisa e desenvolvimento na área de fluido refrigerante à base de fluorcarbono a empresa começa um novo negócio produzindo o mesmo industrialmente.
Graças a um excelente resultado de pesquisa e desenvolvimento sobre fluidos refrigerantes à base de fluorcarbono, inicia-se a produção de Unidades de Refrigeração na empresa e desta forma começou-se um novo negócio. Em 1936, a Nankai Electric Railway disponibiliza para os seus clientes o primeiro trem de passageiros com ar-condicionado do Japão. A tecnologia Daikin equipa os mesmos. Depois disso, Daikin foca-se no desenvolvimento e produção do " MIFUJIRATOR ", uma Unidade de Refrigeração para submarinos da marinha japonesa. Em 1938, a Daikin alcançado seu objetivo com a entrega ao Kure Naval Arsenal da primeira unidade deste modelo.
Lançamento no mercado um novo conceito de ar-condicionado, o MULTI SPLIT, que possibilita conectar múltiplas unidades internas a apenas uma unidade externa. Para quem precisa climatizar vários ambientes este é o produto ideal e o MULTI SPLIT logo torna-se um sucesso instantâneo de vendas.
É o primeiro caso de utilização de ar-condicionado do tipo PACKAGE. O "SkyAir" vem equipado com resistência elétrica para aquecer o compressor na partida em casos de baixa temperatura externa. Desde então o “SkyAir” torna-se um produto líder de mercado.
A Daikin começa a comercializar um novo conceito de MULTI SPLIT chamado " VRV“, voltado para climatizar os edifícios comerciais de pequeno e médio porte. Comparado com o sistema de ar-condicionado Central, que até então eram utilizado para climatizar todo o edifício, o principal ganho verificado foi a economia de energia. Desde então, VRV tornou-se o sistema de ar-condicionado mais comum para edifícios de pequeno e médio porte no Japão.
Daikin cria o Serviço de Monitoramento em Rede para ar-condicionado. Trata-se de um sistema de auto-diagnóstico que opera em real-time, proporcionando ao usuário um atendimento físico em até duas horas da abertura do chamado, a qualquer hora do dia ou da noite.
É lançado o “SkyAir SUPER INVERTER 60" que tem como característica principal a redução significativa do consumo de energia elétrica. É também uma solução às questões ambientais globais, tais como as regras restritivas à emissões de dióxido de carbono. Em 1999, este produto foi o primeiro ar-condicionado de uso Comercial a ser agraciado com o Prêmio Diretor Geral da Agência de Recursos Naturais e Energia do Japão.
Além de permitir a utilização da tubulação existente em uma instalação, o "VRV Q SERIES” diminuiu o tempo de instalação para o caso de substituição de equipamento. Esta linha de produtos conseguiu atender a crescente demanda de upgrade de aparelhos de ar-condicionado em edifícios comerciais.
Daikin adquiriu OYL Industries Berhad, empresa de renome mundial em ar-condicionado e filtros de ar de uso comercial. Com esta aquisição a Daikin ganhou novas áreas de negócio e criou as bases necessárias para a expansão dos seus negócios para a América do Norte e mercados emergentes.
O “DESICA” é equipado por um trocador de calor altamente eficiente na retirada de umidade e que consome apenas um sexto da energia dos dispositivos de controle de humidade convencionais. Em 2011, o "DESICA" recebeu do Ministério da Economia Japonês o Prêmio Inovação - Comércio e Indústria na Comenda Nacional de Invenção.
Equipado com compressor DC Inverter de altíssima eficiência, “HEXAGON MODULE CHILLER" da Daikin melhorou sensivelmente a eficiência energética em resfriamento desta linha de produtos. Com a forma hexagonal que seus trocadores de calor do lado ar tem, este CHILLER alcançou uma economia de espaço substancial em instalações onde os produtos são instalados lado a lado.
Tendo ampliado a sua presença nos EUA com a abertura de Daikin AC Inc. em 2005 e com a aquisição de OYL Industries Berhad em 2006 a Daikin ampliou ainda mais as suas áreas de negócio, com a aquisição da Global Group Goodman, Inc. Esta última aquisição marcou a entrada em larga escala Daikin no mercado unitário residencial dos EUA, onde condicionadores de ar com unidades internas dutadas dominam o mercado. A sinergia da aquisição permitiu a diferenciação da linha de produtos em relação a linha dos concorrentes locais junto à rede de distribuição Goodman. Obviamente que a aquisição da Goodman tornou-se o componente-chave na estratégia global de expansão da Daikin.
O fluido refrigerante R-32 é um fluido que tem um impacto menor sobre o meio ambiente e tem melhor eficiência energética do que o R-410A . O “URUSARA 7" foi o primeiro SPLIT no mundo desenvolvido com R-32 e foi recebido com grande entusiasmo pelo mercado. Em 2013 “URUSARA 7" recebeu vários prêmios, incluindo o "Prêmio do Primeiro-Ministro " no 5º Monodzukuri Nippon Grand Awards pela excelente engenharia empregada no produto. Recebeu também o prêmio “Ministro da Economia, Comércio e Indústria" do Grande Prêmio de Conservação de Energia por sua eficiência energética e um Prêmio de design no Red Dot 2013.
Condicionadores de ar comerciais tem grande impacto sobre o meio ambiente por causa da quantidade de fluido refrigerante que utilizam. Por esta razão, minimizar o impacto ambiental de seus produtos tem se tornado um forte direcionamento para a Daikin. Como uma empresa líder na indústria do ar-condicionado, a Daikin tornou-se a primeira empresa a adotar R-32 para condicionadores de ar comerciais e por este motivo, em 2014, a Daikin recebe o Prêmio Diretor Geral da Agência de Recursos Naturais e Energia do Japão por mais este feito.