Projeto
Florestas para o Ar

Conservar e cultivar as florestas para um futuro brilhante.

Corredor de biodiversidade Amapá

Onde está o local do projeto?

O Estado do Amapá no Brasil está localizado logo abaixo do Equador e ao norte da foz do Rio Amazonas. Ocupando parte da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, também faz parte do Planalto Guiana. A maior parte da floresta antiga aqui permanece intocada e o Amapá é o mais selvagem dos estados do Brasil. Essa natureza selvagem tem apoiado a economia local ao longo dos anos; por exemplo, a floresta fornece plantas como o açaí e castanha do Brasil, e as águas que correm das florestas sustentam indústrias como pesca, agricultura e silvicultura. No entanto, espera-se que a estrutura industrial do estado seja drasticamente alterada após a conclusão das barragens de energia hidrelétrica que se conectarão à rede elétrica do país. É fundamental que o desenvolvimento aproveite de forma sustentável a natureza abundante da região.

Vida selvagem local

Macaco-aranha de cara vermelha

Ateles paniscus

Esta espécie vulnerável vive nas antigas florestas tropicais no norte da América do Sul. O macaco-aranha de rosto vermelho é adepto dos membros, usando até a cauda para agarrar, e vive principalmente nas árvores.

Sobre o que é o projeto?

Para que as pessoas que vivem no Estado do Amapá continuem colhendo os benefícios da generosidade da natureza, o uso sustentável da terra é fundamental. Além de promover o manejo florestal pelas comunidades locais que vivem no entorno da Floresta Nacional do Amapá e da Floresta Estadual do Amapá, o projeto apóia programas agroflorestais. Além disso, redes de comunicação estão sendo montadas para promover a participação das comunidades em um programa estadual de gestão e proteção da natureza do Amapá.

© Conservation International / foto de Josinei Garcia
© Conservation International / foto de Balley Evans

Uma palavra da equipe Daikin

Fiquei familiarizada com o projeto de preservação florestal do Grupo quando visitei o local com funcionários da sede no Japão e funcionários de ONGs.
Estamos engajados na fabricação de condicionadores de ar que economizam energia em uma fábrica no Brasil que utiliza tecnologias ecologicamente corretas para reduzir os encargos ambientais. Como todos os funcionários desejam proteger a Terra, podemos nos envolver no trabalho e na vida cotidiana com o desejo de proteger o meio ambiente.
Este projeto nos permitiu entender as condições ambientais atuais. Quero colaborar com o maior número possível de pessoas para considerar quais ações tomar.

Fernanda Yakushijin

Supervisora ​​de Qualidade
Daikin Ar Condicionado Amazonas Ltda.

Uma palavra da equipe de campo

O projeto Florestas para o ar, apoiado pela Daikin, está desempenhando um papel importante no apoio ao desenvolvimento de comunidades agroextrativistas localizadas dentro e no entorno da Floresta Nacional do Amapá e da Floresta Estadual do Amapá. O desafio é enorme porque essas duas áreas protegidas têm uma área combinada de mais de 2,7 milhões de hectares, com várias comunidades dependendo dessa natureza para prosperar. A estratégia é promover o desenvolvimento sustentável estabelecendo a conservação da floresta como um valor fundamental para o bem-estar das pessoas.

Josinei Garcia

Coordenador do Projeto,
Conservation International - Brasil

Carrinho de compras

Finalizar compra