10-fev-2023 / Notícia Daikin coloca a pedra fundamental para duas novas fábricas, com investimento de US$ 300 milhões

As duas novas fábricas de produção para minisplits e chillers gerarão mais de 2.500 novos empregos, que serão adicionados à capacidade de produção regional da Daikin na América Latina e América do Norte.

63e6b65e28b35.jpeg

Em 25 de janeiro de 2023, a Daikin, empresa japonesa líder no setor de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (HVAC), marcou o início da construção de duas novas fábricas, com um investimento de 300 milhões de dólares.

A cerimônia contou com a presença de personalidades importantes, como Margarita Alcántara, Diretora Geral de Impulso Econômico Global do Ministério das Relações Exteriores, representando Marcelo Ebrard, Secretário de Relações Exteriores do México, Satoru Akama, Presidente e CEO da Goodman Manufacturing (marca da Daikin Industries), Itagaki Katsumi, Cônsul Geral do Japão em León, Ricardo Gallardo Carmona, Governador de San Luis Potosí, Enrique Galindo Ceballos, Prefeito de San Luis Potosí e Andrés Benavides, CEO da Daikin Manufacturing Mexico. Espera-se que as duas novas fábricas, dedicadas à produção de mini-splits e chillers, gerem mais de 2.500 empregos, elevando a capacidade de produção regional da Daikin na América Latina e na América do Norte.

"Confiança é um ativo importante e não tem substituto; é precisamente a confiança que nos trouxe aqui a San Luis Potosí, o melhor lugar para continuar e acelerar nosso crescimento neste país extraordinário – devido à sua estabilidade econômica, a solidez das suas instituições e seu acesso privilegiado aos principais mercados mundiais. Hoje, como o mundo sabe que a sobrevivência da humanidade depende da utilização de energia limpa, da redução das emissões de CO2 e da conservação da água, nosso Daikin Campus será motivo de orgulho para as empresas e para San Luis Potosí, em termos de sustentabilidade ambiental. O México tinha que ser o destino deste investimento histórico da Daikin", disse Satoru Akama, presidente e CEO da Goodman Manufacturing.

O recente investimento faz parte da estratégia de expansão, em resposta à crescente demanda por produtos na América Latina e América do Norte. A Daikin terá quase dez vezes o tamanho de suas atuais instalações em San Luis Potosí. As duas novas unidades terão áreas recreativas e de entretenimento, showroom, centro de treinamento, centro de atendimento ao cliente, áreas verdes, estacionamentos inteligentes, subestação elétrica e um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento.

Essas duas novas unidades, uma para mini-splits e outra para chillers (além das instalações existentes), irão compor o novo "Daikin Campus". "Com esse investimento, assumimos o compromisso com nossos funcionários de criar um ambiente de trabalho que incorpora os valores da empresa, oferecendo instalações de classe mundial, que atraem e retêm os melhores talentos", disse Andrés Benavides, Diretor Geral da Daikin Manufacturing Mexico.

"Hoje, graças à confiança depositada pelos principais executivos da Daikin, San Luis Potosí se consolida como um dos melhores destinos para investimentos nacionais e estrangeiros. Esta pedra fundamental representa um bom presságio de crescimento e desenvolvimento econômico para nosso estado", afirmou o governador de San Luis Potosí, Ricardo Gallardo Carmona.

Por sua vez, Enrique Galindo Ceballos, prefeito de San Luis Potosí, destacou os 100 anos da comunidade japonesa naquela localidade, bem como o clima de colaboração e participação nos três níveis de governo que promovem investimentos no estado.

Margarita Alcántara destacou que, com esse ato da "primeira pedra", confirma-se a posição do México como um dos principais destinos de investimentos estrangeiros no setor industrial, conferindo à região uma relevante importância estratégica em termos de desenvolvimento econômico e social – o que resultará na geração de novos empregos, crescimento do capital humano, acesso a novas tecnologias e intercâmbio de boas práticas de sustentabilidade ambiental e bem-estar no local de trabalho.

Em sua mensagem, Margarita reiterou que a Diretoria de Impulso Econômico Global do Ministério dos Negócios Estrangeiros reconhece o importante papel desempenhado pelo Japão no dinamismo da economia global, posicionando-se como um dos países de referência em termos de inovação tecnológica, infra-estrutura, produção industrial e no setor automobilístico, entre outros.

A empresa japonesa passará de 1.200 para 4.000 funcionários em 2023, quando entrar em operação o Daikin Campus – que será um dos maiores centros de produção da empresa no Ocidente. Espera-se ainda que seja um polo de pesquisa e desenvolvimento que impulsione as cadeias produtivas.

A Daikin estabeleceu sua primeira fábrica no país em 2011, no Parque Industrial Millenium, e iniciou suas operações com 90 funcionários, que produziam 2.000 unidades de ar-condicionado anualmente. Até 2021, a empresa havia investido 150 milhões de dólares – que, combinados a esse novo total de 300 milhões de dólares, somam um total de 460 milhões de dólares de investimento em San Luis Potosí.

O evento contou ainda com a presença de Juan Carlos Valladares Eichelmann, Secretário de Desenvolvimento Econômico de San Luis Potosí, José Guadalupe Torres, Secretário Geral de Governo e Nestor Eduardo Garza Álvarez, Secretário de Trabalho e Previdência Social do Governo de San Luis Potosí, além de executivos da Daikin do Japão, Estados Unidos e México.

Carrinho de compras

Finalizar compra