Daikin Brasil Brasil

Menu

11.out.2022 / ECONOMIA DE ENERGIA

Seja no frio ou no calor, é quase que impossível viver sem um aparelho de ar-condicionado no Brasil, pois somos um país tropical, e possuímos grandes variações térmicas ao longo do ano. 

Por conta disso, o consumidor sofre com os valores pagos no fim do mês com a conta de energia. Mas há algum tempo já está em vigor um novo critério do INMETRO que mede a eficiência energética dos aparelhos de ar-condicionado, e nesse texto vamos falar sobre o porquê essas medidas são importantes e como irão beneficiar você, consumidor. 

 O que é eficiência energética e por que ela é tão importante? 

A eficiência energética é um conceito que se refere a utilização racional da energia elétrica por um determinado aparelho ou sistema, ou seja, quanto mais eficiente for o aparelho, menos energia irá utilizar para realizar seu trabalho. 

Na prática, a eficiência energética tem como principal objetivo, maximizar o desempenho de uma operação ao mesmo tempo que reduz custos. Assim, é possível alcançar os melhores resultados de maneira mais inteligente, aproveitando corretamente os recursos disponíveis. 

Além disso, um dos principais objetivos é também tornar o consumo de energia mais consciente, reduzindo o impacto ao meio ambiente. 

A Lei 10.295, ou Lei da Eficiência Energética, existe desde 2001, mas com a publicação da Portaria INMETRO n.º 234 de 29 de junho de 2020, os critérios ficaram bem mais rigorosos. 

Quais foram as mudanças? 

O novo índice, chamado IDRS ou Índice de Desempenho de Resfriamento Sazonal, agora leva em conta as variações de temperatura que ocorrem ao longo dos dias e do ano, e o consumo de energia passa a ser informado em uma base anual, fazendo com que o cálculo seja muito mais próximo à realidade de uso. 

Para ser considerado classe A, que é a nota máxima da eficiência energética, o aparelho de ar-condicionado deve apresentar um IDRS mínimo de 5,5. 

As mudanças já estão valendo, mas serão obrigatórias a partir de 1º de janeiro de 2023. 

Além disso, você já deve ter visto que existem selos que classificam os aparelhos de ar-condicionado em faixas coloridas que variam da mais eficiente (A) ao menos eficiente (F).  

Este selo, ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia) está alinhado com o INMETRO e mede o IDRS. 

Todos os aparelhos de ar-condicionado (parede, portátil, piso-teto e cassete) devem ser aprovados pelo INMETRO através do PBE, que é o Programa Brasileiro de Etiquetagem, e devem possuir obrigatoriamente esse selo, informando aos consumidores quais os aparelhos mais econômicos. 

E algumas informações extras foram adicionadas ao selo indicando o seguinte: 

  • Tipo de fluido refrigerante usado no aparelho de ar-condicionado. Há fluidos mais ou menos poluentes. A Daikin utiliza o fluido ecológico R-32 em seus aparelhos residenciais, saiba mais sobre ele clicando aqui. 
  • Novas categorias de classificação foram inseridas (E e F) 
  • Consumo de energia anual: quanto menor o número, mais eficiente o aparelho. 
  • Índice de eficiência IDRS: Quanto maior o número, mais eficiente o aparelho. 
  • Direcionamento do consumidor para a base de produtos registrados do INMETRO. 

 Os aparelhos de ar-condicionado Daikin são classe A 

A linha completa residencial da Daikin atende aos novos índices IDRS, e alguns aparelhos atingem 8,2 de eficiência e com menor consumo energético. Isso porque buscamos sempre oferecer aos nossos clientes a melhor eficiência energética do mercado. 

A Daikin também possui o selo Procel Ouro em alguns modelos de aparelhos de condicionadores de ar splits, com notas bem mais altas do que o mínimo 5,5. O selo tem como finalidade ser uma ferramenta simples e eficaz que permite ao consumidor conhecer, entre os equipamentos e eletrodomésticos à disposição no mercado, os mais eficientes e que consomem menos energia.  

E os Splits EcoSwing Smart R-32 Daikin de 24.000 Btu/h, com IDRS de 8,2, tem o Selo Procel Ouro, que é concedido para equipamentos do tipo split com Índice de Desempenho de Refrigeração Sazonal (IDRS) igual ou superior a 7,6, a partir do dia 03 de novembro de 2022, e igual ou superior a 8,2 a partir de novembro de 2023.  

Isso acontece porque oferecemos alguns diferenciais como a tecnologia Inverter e a Válvula de expansão eletrônica. 

A Tecnologia Inverter funciona de uma forma bem simples. Imagine que você selecionou uma determinada temperatura no seu aparelho de ar-condicionado. Conforme a temperatura do ambiente vai se aproximando da temperatura desejada, o compressor se ajusta automaticamente diminuindo ou aumentando sua velocidade.
Um compressor Não Inverter mantém a temperatura escolhida ligando e desligando o compressor, fazendo com que haja um maior consumo de energia. 

Com um compressor inverter, simplesmente há variações de velocidade, gerando mais conforto, menos ruído e diminuindo o desperdício de energia, possibilitando economizar até 70% de energia. 

Válvula de expansão eletrônica 

A válvula de expansão faz parte do ciclo de refrigeração e é um dos componentes mais importantes do ar-condicionado, realizando 2 funções: 

  1. Reduz pressão do fluido refrigerante que vem da condensadora, separando o lado de alta pressão do de baixa pressão.
  2. Garante que na entrada da evaporadora haja somente o fluido refrigerante líquido, na quantidade suficiente para a evaporação completa.  

 Assim, o fluido refrigerante pode se tornar vapor na evaporadora a uma temperatura baixa o suficiente para trocar calor com o ambiente. Dentro da condensadora, o fluido vai condensar a uma temperatura suficientemente alta para trocar calor com o ar externo.  

Mas, por que uma válvula de expansão eletrônica e não mecânica? A resposta é simples, o controle e ajuste são muito mais precisos, o controle do fluido refrigerante para a evaporadora é exato evitando desperdícios. Consequentemente o controle fica muito mais eficiente.  

Conclusão 

Hoje, somente com a Daikin, é possível você obter produtos que possuem com a Tecnologia Inverter + Válvula de Expansão Eletrônica. Os índices IDRS do Split  EcoSwing Smart R-32 Daikin por exemplo, chegam a 8,2, tem selo Procel Ouro e a maior eficiência energética do mercado.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *