Daikin Brasil Brasil

Menu

12.maio.2022 / DICAS

Na hora de escolher um ar-condicionado, você sabe escolher as melhores opções para o seu ambiente? Tanto para residência ou para o comércio, ter um ambiente climatizado e com qualidade do ar é importante, mas pensar também em economia e eficiência energética faz toda a diferença para o seu bolso. Por isso, antes de comprar o seu ar-condicionado, vamos falar sobre dois componentes que juntos fazem toda a diferença para a economia de energia: tecnologia Inverter e Válvula de expansão eletrônica.

 

Tecnologia Inverter

 

Mais da metade dos ares-condicionados vendidos atualmente no Brasil possuem a tecnologia Inverter, e muito provavelmente você já deve ter ouvido falar nessa tecnologia. Mas você sabe o que isso significa e para que serve? A tecnologia Inverter pode estar presente em vários tipos de aparelhos, incluindo o ar-condicionado. E o que realmente diferencia um ar-condicionado com essa tecnologia, é que com o Inverter, a economia e o conforto térmico são maiores.

Um ar-condicionado mantém a temperatura do ambiente a partir da escolha do usuário. Por exemplo, ao ligar o ar-condicionado e escolher 23ºC, o compressor vai trabalhar para chegar a essa temperatura, mas quando atingir a temperatura desejada, o que acontece?

Os aparelhos não Inverter irão desligar o compressor, a temperatura do ambiente vai oscilar, para cima ou para baixo, e o aparelho vai acionar compressor para que a temperatura volte para os 23ºC. E ele fica assim, ligando e desligando, o que consome bem mais energia. Além disso você sente o desconforto da variação da temperatura.

Já um aparelho com tecnologia Inverter, quando ele atinge os 23ºC escolhidos, ao invés de ligar e desligar o compressor, ele simplesmente reduz ou aumenta a sua velocidade para permanecer nos 23ºC, o que pode gerar até 70% de economia de energia em comparação com aparelhos não Inverter. E nesse caso, você não sente o desconforto da variação de temperatura.

 

Válvula de expansão eletrônica

 

O que a Válvula de expansão eletrônica faz? Para que ela serve e, por que ela é importante?

Antes de explicar como ela funciona queremos que você pense na seguinte situação.

Um carro que possui carburador e um carro que possui injeção eletrônica.

Um carro a carburador atua de forma mecânica para realizar a mistura de ar e combustível. Essa mistura é enviada para o motor na medida certa para que ele tenha um bom desempenho e consumo adequado. Mas com o uso e desgastes das peças mecânicas, o carburador pode desregular com frequência, consumir mais combustível, reduzir o desempenho e consequentemente você precisará de um mecânico para fazer ajustes bem trabalhosos.

A injeção eletrônica realiza a mesma função, mas com uma grande diferença. Ela é muito mais precisa, pois tem sensores que dosam a mistura de ar e combustível de forma exata. Por ser um componente eletrônico preciso, o carro atinge mais potência, além disso, o mecanismo consegue se manter regulado por muito mais tempo. E se precisar de um mecânico, a manutenção é bem mais simples.

Agora, voltando à Válvula de expansão eletrônica, sua principal função é controlar a expansão do fluido refrigerante em alta pressão para a baixa pressão, e essa diferença de pressão faz a temperatura diminuir. Vamos te dar outro exemplo prático.

Sabe o desodorante aerosol, aquele que temos em casa? Quando você aperta manualmente a válvula do tubo, o desodorante em alta pressão sai, se expande e chega até a sua pele. Mas já percebeu que o tubo esfria e fica geladinho? Então, o princípio é igual, faça um teste.

A Válvula de expansão eletrônica controla a expansão do fluido refrigerante de maneira automática, de acordo com a temperatura que o aparelho precisa atingir. E a Válvula de expansão pode ser mecânica como um carburador, ou eletrônica com a injeção eletrônica de um carro, lembra do nosso exemplo?

 

Porque a Válvula de expansão eletrônica é mais economica?

 

Os ares-condicionados mais eficientes e econômicos possuem Válvula de expansão eletrônica, ela fica na unidade externa entre a condensadora e a saída para a evaporadora do aparelho, fazendo com que o fluido refrigerante que sai da condensadora em alta pressão, se expanda e chegue na evaporadora com pressão reduzida e baixa temperatura.  A válvula separa os lados de alta e baixa pressão, possibilitando que apenas a quantidade exata de fluido refrigerante chegue à unidade interna do aparelho para a evaporação completa e a troca de calor precisa com o ar do ambiente.

Depois que o fluido se expande, ele segue em baixa pressão até o compressor, que irá realizar a compressão e fazer com que o gás fique em alta pressão novamente para completar o ciclo. Ao contrário da expansão que reduz a temperatura na evaporadora dentro do ambiente, a compressão gera calor na condensadora do lado de fora do ambiente.  E se o seu aparelho é quente e frio, ele tem um componente a mais que é a válvula de reversão. Ela permite que o aparelho funcione com o ciclo reverso e aqueça ao invés de resfriar.

Os produtos que não utilizam uma Válvula de expansão eletrônica, que é ajustada eletronicamente, utilizam um dispositivo fixo (sem ajuste), chamado de Tubo Capilar. Então, é preciso ficar atento: e se eu comprar um ar-condicionado inverter que utiliza Tubo Capilar? Em uma outra analogia com o automóvel, esse ar-condicionado funciona como um carro com acelerador (que varia a velocidade do motor), mas sem mudança de marcha (não varia a transmissão). Como o Tubo Capilar é fixo e calculado para a funcionar a plena carga, ou ligado no máximo todo o tempo, o funcionamento é como o de um carro que só tenha a quinta marcha: ele vai funcionar bem na estrada, a 100 ou 120 km/h. Mas e até chegar nesta velocidade? E em um congestionamento? A Válvula de expansão eletrônica otimiza o desempenho nas condições de carga parcial, que seriam as velocidades mais baixas de um carro, resultando em um funcionamento mais suave e econômico. Você já tentou sair com um carro em quinta marcha? Não dá muito certo.

Falando em compressor, além da tecnologia Inverter e da Válvula de expansão eletrônica, a Daikin utiliza o exclusivo compressor tipo Swing de 3ª geração. Esse tipo de compressor tem baixa vibração, garante mais durabilidade e baixo ruído, tornando os aparelhos Daikin um dos mais silenciosos e duráveis do mercado. O compressor tipo Swing também evita vazamento de fluido refrigerante e pode utilizar o gás ecológico R-32, como no caso dos compressores de 4ªgeração EcoSwing Daikin. No fim das contas o compressor tipo Swing é 20% mais eficiente que os compressores rotativos Dual Inverter presentes no mercado.

 

Válvula de expansão eletrônica X tubo capilar

 

Como já falamos ali em cima no exemplo do carburador e da injeção eletrônica, a principal diferença entre um ar-condicionado com Válvula de expansão eletrônica e um sem é a precisão. Apenas a quantidade exata de fluído se expande o que garante mais economia, o aparelho se mantém regulado por muito mais tempo e reduz significativamente a possibilidade de vazamento do gás refrigerante. Ou seja, você não precisará chamar um técnico para regulagens e recargas de gás tão cedo.

 

Porque escolher um ar-condicionado com as duas tecnologias?

 

Eficiência energética, economia, potência e menos manutenção são as respostas para essa pergunta. Já pensou em comprar um carro hoje em dia com carburador? Então, não compre um ar-condicionado novo sem Válvula de expansão eletrônica.

Se a tecnologia Inverter já é uma realidade em muito aparelhos, a Válvula de expansão eletrônica não é. E a que utiliza a essa tecnologia em seus aparelhos. Não é à toa que os aparelhos Daikin tem os melhores índices de eficiência energética do mercado. Os índices IDRS do INMETRO, que classificam se um ar-condicionado é mais ou menos eficiente, nos aparelhos Daikin são até 49% maiores, chegando a 8,2! Muito maiores que os 5,5 exigidos para a classificação A.

 Aparelhos mais eficientes e que utilizam energia elétrica de forma racional, minimizando desperdícios, tem sido o grande diferencial dentro desse mercado e a tecnologia Inverter atuando com a tecnologia de Válvula de expansão eletrônica são a dupla dinâmica perfeita para isso.

Saiba mais sobre nossos produtos e tudo sobre ar-condicionado em nosso blog, no nosso canal do YouTube, e em nossas redes sociais. Aproveita e nos siga, curta e comente!

2 respostas para “Tecnologia Inverter e Válvula de expansão eletrônica, a dupla dinâmica!”

  1. Matheus Pereira disse:

    Olá, gostaria de um desse para minha casa, como faço?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *