Fechar

Daikin Brasil Brasil

Menu

Daikin

Uma história de inovação

A história da DAIKIN é também a história do AR CONDICIONADO. Leia mais sobre estes 90 anos de conquistas aqui!

1920

1924 Comercial

Trocadores de calor para aeronaves são produzidos pela Osaka Kinzoku Kogyosho Ltd.

Após trabalhar na Osaka Artillery Arsenal e em uma empresa privada, o nosso fundador, o Sr. Akira Yamada abriu a sua própria empresa, a Osaka Kinzoku Kogyosho Ltd. com sede em Osaka-Japão. Começa aqui a história de sucesso da Daikin!

1924
1930

1935 Fluorquímicos

Fluido refrigerante à base de fluorcabono é fabricado com sucesso.

Como resultado de pesquisa e desenvolvimento na área de fluido refrigerante à base de fluorcarbono a empresa começa um novo negócio produzindo o mesmo industrialmente.

1935

1938 Comercial

“MIFUJIRATOR” - Unidade de Refrigeração para equipar submarinos usando fluido refrigerante à base de fluorcarbono é entregue para a Marinha japonesa.

Graças a um excelente resultado de pesquisa e desenvolvimento sobre fluidos refrigerantes à base de fluorcarbono, inicia-se a produção de Unidades de Refrigeração na empresa e desta forma começou-se um novo negócio. Em 1936, a Nankai Electric Railway disponibiliza para os seus clientes o primeiro trem de passageiros com ar condicionado do Japão. A tecnologia Daikin equipa os mesmos. Depois disso, Daikin foca-se no desenvolvimento e produção do " MIFUJIRATOR ", uma Unidade de Refrigeração para submarinos da marinha japonesa. Em 1938, a Daikin alcançado seu objetivo com a entrega ao Kure Naval Arsenal da primeira unidade deste modelo.

1938
1960

1963 Comercial

É estabelecida a maior base produtiva de ar condicionado Comercial

1966 Industrial

Inicia-se a produção de Resfriadores de Líquido (Chillers) com compressores do tipo Centrífugo.
1970

1970 Fluorquímicos

Lançamento do “DAI-EL”, fluorelastômero.

1972 Comercial

Nasce a Daikin Europe N.V.

1973 Residencial

São desenvolvidos os primeiros ar condicionados com o conceito MULTI-SPLIT.

Lançamento no mercado um novo conceito de ar condicionado, o MULTI-SPLIT, que possibilita conectar múltiplas unidades internas a apenas uma unidade externa. Para quem precisa climatizar vários ambientes este é o produto ideal e o MULTI-SPLIT logo torna-se um sucesso instantâneo de vendas.

1973

1976 Fluorquímicos

É lançado o “DAIFREE”, agente desmoldante fluorcarbono.

1978 Comercial

É lançado o "SkyAir" , um produto desenvolvido para atender lojas e pequenos escritórios.

É o primeiro caso de utilização de ar condicionado do tipo PACKAGE. O "SkyAir" vem equipado com resistência elétrica para aquecer o compressor na partida em casos de baixa temperatura externa. Desde então o “SkyAir” torna-se um produto líder de mercado.

1978
1980

1981 Comercial

Lançamento mundial de Unidade de Refrigeração mais compacta.

1982 Fluorquímicos

São lançados os Fluorpolímeros PFA e ETFE.

1982 Comercial

Lança no Japão o primeiro modelo de ar condicionado MULTI-SPLIT de aplicação comercial.

A Daikin começa a comercializar um novo conceito de MULTI-SPLIT chamado " VRV“, voltado para climatizar os edifícios comerciais de pequeno e médio porte. Comparado com o sistema de ar condicionado Central, que até então eram utilizado para climatizar todo o edifício, o principal ganho verificado foi a economia de energia. Desde então, VRV tornou-se o sistema de ar condicionado mais comum para edifícios de pequeno e médio porte no Japão.

1982

1984 Residencial

Comercializa o primeiro ar condicionado com compressor Inverter Daikin.

1984 Comercial

Atinge a marca histórica da produção de 1 milhão de unidades de ar condicionado.

1985 Residencial

Lança o ar condicionado tipo MULTI-SPLIT com água quente.

1988 Fluorquímicos

Lança o “LEZANOVA”, um poduto para impregnação de couro natural.
1990

1992 Fluorquímicos

Desenvolve e lança no mercado o Sistema de Recuperação de Fluorcarbono.

1992 Fluorquímicos

Lança o “ZEFFLE”, resina para tinta reflexiva ao infravermelho.

1993 Comercial

É lançado o Serviço de Monitoramento em Rede para ar condicionado.

Daikin cria o Serviço de Monitoramento em Rede para ar condicionado. Trata-se de um sistema de auto-diagnóstico que opera em real-time, proporcionando ao usuário um atendimento físico em até duas horas da abertura do chamado, a qualquer hora do dia ou da noite.

1993

1994 Comercial

Lança o “FREEZE MULTI”, um ar condicionado para baixas temperaturas externas.

1994 Comercial

Certificação ISO 9001 para todas as plantas de ar condicionado Daikin no Japão.

1995 Fluorquímicos

Inicia a operação de uma planta de manufatura para fluorpolímeros *NEOFLON” FEP e ETPE.

1996 Comercial

Lança o MULTI-SPLIT VRV com Termo Acumulação.

1997 Fluorquímicos

Inicia a produção em escala industrial do fluido refrigerante R-32.

1998 Residencial

Agrega à sua linha, produtos com o fluido refrigerante R-410A.

1998 Comercial

Lança o “SkyAir SUPER INVERTER 60".

É lançado o “SkyAir SUPER INVERTER 60" que tem como característica principal a redução significativa do consumo de energia elétrica. É também uma solução às questões ambientais globais, tais como as regras restritivas à emissões de dióxido de carbono. Em 1999, este produto foi o primeiro ar condicionado de uso Comercial a ser agraciado com o Prêmio Diretor Geral da Agência de Recursos Naturais e Energia do Japão.

1998

1999 Comercial

Atinge o volume de produção de 5 milhões de unidades de ar condicionado.
2000

2000 Comercial

Lança o “SUPER INVERTER ZEAS”, que é um produto voltado para o mercado de escritórios comerciais que buscam redução expressiva de consumo energia.

2000 Fluorquímicos

Funda o Instituto de Tecnologia Química Avançada no USA.

2003 Fluorquímicos

Lança o “NEOFLON” EFPE.

2003 Comercial

Lança o “VRV Q SERIES” que possibilita a utilização de um produto de última geração em uma instalação pré-existente e obsoleta.

Além de permitir a utilização da tubulação existente em uma instalação, o "VRV Q SERIES” diminuiu o tempo de instalação para o caso de substituição de equipamento. Esta linha de produtos conseguiu atender a crescente demanda de upgrade de aparelhos de ar condicionado em edifícios comerciais.

2003

2003 Fluorquímicos

Opera uma fábrica em Changsu para Daikin Fluorquímicos Co. Ltd. (China).

2006 Industrial

Daikin Industries adquire a OYL, maior fabricante mundial de ar condicionado.

Daikin adquiriu OYL Industries Berhad, empresa de renome mundial em ar condicionado e filtros de ar de uso comercial. Com esta aquisição a Daikin ganhou novas áreas de negócio e criou as bases necessárias para a expansão dos seus negócios para a América do Norte e mercados emergentes.

2006

2006 Residencial

Lança “DAIKIN ALTHERMA“, um sistema para aquecimento de água de condensação à ar.

2007 Comercial

Lança o “DESICA" que utiliza o ar exterior para controlar a humidade.

O “DESICA” é equipado por um trocador de calor altamente eficiente na retirada de umidade e que consome apenas um sexto da energia dos dispositivos de controle de humidade convencionais. Em 2011, o "DESICA" recebeu do Ministério da Economia Japonês o Prêmio Inovação - Comércio e Indústria na Comenda Nacional de Invenção.

2007

2007 Fluorquímicos

Lança o “OPTOOL DAC” agente anti-mancha fluorado curado por UV.

2008 Residencial

Acordo de produção com aparelhos Gree Eletric.

2009 Industrial

Lança o “HEXAGON MODULE CHILLER" para conforto e aplicação fabril.

Equipado com compressor DC Inverter de altíssima eficiência, “HEXAGON MODULE CHILLER" da Daikin melhorou sensivelmente a eficiência energética em resfriamento desta linha de produtos. Com a forma hexagonal que seus trocadores de calor do lado ar tem, este CHILLER alcançou uma economia de espaço substancial em instalações onde os produtos são instalados lado à lado.

2009
2010

2011 Comercial

Lança o “VRV ENERGY-SAVING TUNING” para o verão no Japão

2012 Residencial

Adquire a GOODMAN, a maior empresa Americana de ar condicionado Residencial dos EUA.

Tendo ampliado a sua presença nos EUA com a abertura de Daikin AC Inc. em 2005 e com a aquisição de OYL Industries Berhad em 2006 a Daikin ampliou ainda mais as suas áreas de negócio, com a aquisição da Global Group Goodman, Inc. Esta última aquisição marcou a entrada em larga escala Daikin no mercado unitário residencial dos EUA, onde condicionadores de ar com unidades internas dutadas dominam o mercado. A sinergia da aquisição permitiu a diferenciação da linha de produtos em relação a linha dos concorrentes locais junto à rede de distribuição Goodman. Obviamente que a aquisição da Goodman tornou-se o componente-chave na estratégia global de expansão da Daikin.

2012

2012 Residencial

Lança o SPLIT “URUSARA 7" , que utiliza fluido refrigerante R-32

O fluido refrigerante R-32 é um fluido que tem um impacto menor sobre o meio ambiente e tem melhor eficiência energética do que o R-410A . O “URUSARA 7" foi o primeiro SPLIT no mundo desenvolvido com R-32 e foi recebido com grande entusiasmo pelo mercado. Em 2013 “URUSARA 7" recebeu vários prêmios, incluindo o "Prêmio do Primeiro-Ministro " no 5º Monodzukuri Nippon Grand Awards pela excelente engenharia empregada no produto. Recebeu também o prêmio “Ministro da Economia, Comércio e Indústria" do Grande Prêmio de Conservação de Energia por sua eficiência energética e um Prêmio de design no Red Dot 2013.

2012

2013 Residencial

Expande o uso do fluido refrigerante R-32 para a India.

2013 Comercial

Lança o “FIVE STARS ZEAS”, condicionador de ar com fluido refrigerante R-32.

Condicionadores de ar comerciais tem grande impacto sobre o meio ambiente por causa da quantidade de fluido refrigerante que utilizam. Por esta razão, minimizar o impacto ambiental de seus produtos tem se tornado um forte direcionamento para a Daikin. Como uma empresa líder na indústria do ar condicionado, a Daikin tornou-se a primeira empresa a adotar R-32 para condicionadores de ar comerciais e por este motivo, em 2014, a Daikin recebe o Prêmio Diretor Geral da Agência de Recursos Naturais e Energia do Japão por mais este feito.

2013

2014 Comercial

Atinge a produção de 10 milhões de condicionadores de ar do tipo PACKAGE.

2015 Comercial

Lança o “VRV R – HEAT RECOVERY”.

2015 Fluorquímicos

Adquire a divisão de fluidos refrigerantes e propelentes farmacêuticos da SOLVAY.

2015 Comercial

Abre as portas do CENTRO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA.