Daikin Brasil Brasil

Menu

09.fev.2024 / AR-CONDICIONADO

A dúvida sobre a possibilidade de deixar o ar-condicionado ligado o tempo todo é muito comum entre os usuários. Se esse é o seu caso, antes de saber se pode ou não, é necessário considerar alguns fatores importantes para otimizar o consumo de energia e garantir o bom funcionamento do aparelho. 

Continue lendo este artigo da Daikin com informações importantes e descubra o que acontece se deixar o ar-condicionado ligado direto. Aproveite a leitura! 

Deixar o ar-condicionado ligado o dia todo consome mais energia?

Inicialmente, é importante considerar que assim como ocorre com qualquer outro aparelho eletroeletrônico, o ar-condicionado ligado durante o dia todo ocasiona um consumo maior de energia elétrica, afinal, ele permanece ligado por muitas horas. 

Entretanto, aparelhos modernos, como os modelos split com tecnologia inverter, apresentam uma eficiência energética aprimorada, ajudando a reduzir os gastos. 

Os condicionadores de ar inverter possuem um compressor com desempenho otimizado, que automaticamente realiza ajustes conforme a demanda. 

Leia mais sobre como ter conforto e economia de energia com o ar-condicionado inverter.

Afinal, o ar-condicionado pode ficar ligado a noite toda?

Sim. Inclusive, alguns modelos possuem modos e funcionalidades exclusivos para esse momento, programando o desligamento automático ou realizando ajustes na temperatura enquanto você dorme. 

Deixar o ar-condicionado ligado o dia todo danifica o aparelho?

Manter o ar-condicionado ligado o dia inteiro não causará danos para o equipamento, se estiver em boas condições e for utilizado adequadamente. Em geral, os condicionadores de ar são projetados para suportar operações constantes, contando com recursos avançados de automonitoramento e sistemas de proteção integrados para evitar possíveis danos.

No entanto, é importante seguir algumas recomendações, como a manutenção preventiva e outras boas práticas. É necessário realizar a limpeza dos filtros e também garantir que o sistema passe por inspeções periódicas para evitar possíveis problemas.

Como prolongar a vida útil do ar-condicionado? 

Para garantir que seu ar-condicionado dure por muito tempo, é necessário principalmente a combinação de práticas operacionais e manutenção adequada. Um cuidado essencial é na hora da compra, optando por um modelo que atenda todas as necessidades do ambiente em que ele será instalado.

Além disso, confira outras dicas caso precise manter seu ar-condicionado funcionando por longos períodos:

Instalação com profissionais capacitados

É crucial que a instalação seja feita por um profissional experiente e credenciado, capaz de realizar um serviço eficiente e seguro. A Daikin conta com profissionais credenciados em todo o Brasil, oferecendo treinamentos e capacitações para poderem realizar instalações de maneira adequada, seguindo todas as normas e padrões de segurança. 

Priorize temperaturas amenas

Evitar o uso frequente do ar-condicionado em temperaturas muito baixas é uma boa estratégia para controlar o consumo de energia, além de preservar o sistema contra desgastes desnecessários. Então, sempre que possível, mantenha a temperatura na faixa dos 23 °C para obter o conforto térmico ideal.

Leia mais motivos para não deixar o ar-condicionado no mínimo

Limpeza dos filtros 

Manter a frequência da limpeza dos filtros é essencial para garantir o fluxo de ar adequado, favorecendo também a boa eficiência energética. Siga as instruções do manual do produto e lembre-se de agendar manutenções regulares para identificar e corrigir algo antes que se agrave.

Agora que você sabe que pode deixar o ar-condicionado ligado o dia todo, desde que mantendo alguns cuidados, continue explorando os conteúdos do blog da Daikin e encontre mais conteúdos importantes sobre qual a temperatura ideal do ar-condicionado e como diminuir a conta de energia sem deixar de usar o ar-condicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *