Daikin Brasil Brasil

Menu

06.mar.2023 / AR-CONDICIONADO

Em dias mais quentes, o uso dos condicionadores de ar é ideal para refrescar o ambiente. Muitas pessoas pensam que ligar o ar-condicionado no mínimo fará com que o local seja climatizado mais rápido, mas, na verdade, não é bem assim. 

A Daikin preparou um artigo para te informar sobre os principais motivos para não usar o seu ar-condicionado na temperatura mínima. Confira a seguir! 

Ar-condicionado no mínimo não resfria o ambiente mais rápido

Muitos se enganam ao achar que o ambiente será refrigerado com mais rapidez se ligar o ar-condicionado na temperatura mínima. Na verdade, o consumo de energia elétrica será maior e não ajudará a atingir a condição desejada mais rapidamente. 

A temperatura ideal recomendada para ligar o ar-condicionado é 23 °C, para não sobrecarregar desnecessariamente o aparelho e ainda ter uma boa economia na conta de luz. 

Além disso, manter o ar-condicionado funcionando continuamente na temperatura mínima pode causar um desgaste prematuro no aparelho, resultando em reparos mais frequentes.

A melhor solução para isso seria colocar em 23 °C e no modo automático de ventilação (vide fotos abaixo). Este modo permite que a capacidade de refrigeração da evaporadora se adapte automaticamente conforme a demanda do ambiente, não sendo necessário travá-la em uma velocidade específica.

Evite o extremo frio pensando na saúde e conforto 

Quando o ar-condicionado passa muito tempo ligado na menor temperatura, há possibilidade de o usuário sofrer um choque térmico com a transição de um cômodo gelado para outro com temperatura ambiente.

Além disso, é importante que o aparelho seja sinônimo de conforto térmico, ou seja, ofereça temperaturas agradáveis e equilibradas para promover o bem-estar físico e mental dos usuários. Ao colocar a temperatura no mínimo, vai também ressecar mais o ar e prejudicar as vias aéreas do usuário.

Sugestões da OMS e Anvisa 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa – Resolução nº 9) sugerem que a temperatura perfeita pode variar entre 20 °C a 26 °C. O ideal é que o ar-condicionado funcione em uma faixa de temperatura agradável, conforme as particularidades de cada estação do ano.

A agência reguladora brasileira estipula que no verão, o ar-condicionado pode funcionar entre 23 °C a 26 °C. Já no inverno, a temperatura pode oscilar em torno de 20 °C a 23 °C. Essas recomendações buscam garantir o conforto de todos, principalmente em ambientes corporativos, onde as temperaturas extremas podem interferir no desempenho e concentração. 

Evite prejuízos financeiros

Utilizar o ar-condicionado em temperaturas mínimas pode causar prejuízos financeiros, pois utilizam energia elétrica desnecessariamente para conseguir manter a temperatura mínima. O seu compressor trabalha de forma constante e intensa para manter a temperatura, ocasionando um maior gasto no consumo de energia.

Preserve a durabilidade do aparelho

Utilizar o ar-condicionado no mínimo pode diminuir a vida útil e durabilidade do seu aparelho, causando um desgaste prematuro do equipamento. Pode se ter gastos com manutenções e reparos antes do tempo previsto.

Pode causar desconfortos

Uma temperatura muito abaixo, causa desconfortos físicos em partes sensíveis do corpo, como nos pés e tornozelos. Ocasiona também um estresse mental, afetando na disposição e produtividade.  

Além disso, pode contribuir para a incidência de dores de cabeça e o ressecamento das mucosas das vias respiratórias.

Agora, você já sabe porque não deve deixar o seu aparelho em uma temperatura mínima. Aproveite para conhecer a ampla variedade de ares-condicionados da Daikin para sua casa ou estabelecimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *