Daikin Brasil Brasil

Menu

05.jan.2024 / AR-CONDICIONADO

Com as mudanças de estações ao longo do ano, o funcionamento do ar-condicionado precisa estar de acordo com as variações de temperatura, mantendo a comodidade nos ambientes.

Acompanhe o texto a seguir com as melhores dicas de como cuidar do seu aparelho, seguindo as principais orientações de manutenção em relação às oscilações climáticas.

Porque cuidar do ar-condicionado entre mudanças climáticas

Cuidar do ar-condicionado durante as mudanças de temperatura é fundamental para garantir o desempenho eficaz do aparelho, mantendo a qualidade do ar. Conforme o clima muda, o sistema de climatização precisa ser ajustado para atender às diferentes demandas. 

Por isso, a manutenção regular ajuda a evitar o acúmulo de poeira, mofo e bactérias nos filtros e dutos, promovendo um ambiente saudável e limpo. Um equipamento bem cuidado pode resultar na redução da conta de luz, além de proporcionar o conforto térmico, contribuindo para a saúde respiratória e para a eficiência energética em espaços internos.

Vantagens da manutenção do ar-condicionado

Investir na manutenção do ar-condicionado promove uma série de benefícios, incluindo a economia de dinheiro pelo usuário e o aproveitamento mais eficiente e seguro do aparelho.

Conheça os benefícios de fazer a manutenção do ar-condicionado:

  • • eficiência energética: melhoria do rendimento do aparelho, diminui o consumo de energia e os custos operacionais, mantendo a temperatura constante e agradável; 
  • • maior vida útil: ajuda a prolongar o tempo de funcionamento do equipamento, economizando dinheiro em substituições precoces e em reparos mais graves; 
  • • qualidade do ar: com os filtros e tubos livres de qualquer sujeira ou problema, a qualidade do ar se mantém em ótimo estado, reduzindo a presença de alérgenos; 
  • • redução de ruídos: um ar-condicionado mal cuidado pode apresentar barulhos desagradáveis, enquanto um aparelho bem mantido opera de forma mais silenciosa; 
  • • segurança: a manutenção do ar-condicionado auxilia na identificação de problemas elétricos e mecânicos, protegendo contra vazamentos de gás e riscos de incêndio. 

Dicas para manter o bom funcionamento do ar-condicionado

Ao adotar boas práticas de manutenção, você garante o melhor desempenho das funções do ar-condicionado, maximizando a capacidade de refrigeração e a durabilidade do dispositivo.

Faça limpezas com frequência

Limpe regularmente os filtros da evaporadora para impedir o acúmulo de impurezas que possam ser prejudiciais à saúde das pessoas, além de afetar o funcionamento do ar-condicionado, e remova as sujeiras das entradas e saídas de ar da condensadora. 

Verifique vazamentos 

Certifique-se de que não estejam ocorrendo vazamentos de água ou de fluido refrigerante no ar-condicionado, pois isso pode indicar potenciais defeitos no sistema de drenagem ou no condensador. A manutenção frequente ajuda na indicação antecipada dos vazamentos para a correção adequada de qualquer problema, evitando maiores danos e prejuízos.

Contrate um profissional

A manutenção e a limpeza da parte interna do ar-condicionado devem ser feitas por um técnico qualificado, devidamente preparado para indicar e consertar falhas com facilidade. 

Evite sobrecarga elétrica

Não fique ligando e desligando o ar-condicionado ou mudando a temperatura a todo momento, evite conectar muitos aparelhos na mesma tomada e não obstrua o fluxo de ar.

Dependendo da época do ano, continue a leitura para saber como usar ar-condicionado no verão e como limpar o ar-condicionado no outono inverno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *