Morar em um país tropical é enfrentar dias de calor já com o início da primavera. Com a chegada do final do ano, as temperaturas podem se intensificar ainda mais. Por consequência, quem possui um ar-condicionado não abre mão de estar confortável dia e noite. Seja em casa, no carro ou no escritório, a presença do ar-condicionado no verão se torna sinônimo de alívio.
Entretanto, o uso do ar-condicionado durante esse período exige cuidados especiais. Confira as dicas desse artigo e garanta que seu aparelho continue funcionando corretamente, sem prejudicar as pessoas que são beneficiadas por ele.
Cuidados com o ar-condicionado no verão
Os danos causados pelo uso incorreto deste aparelho podem ir desde mal funcionamento até aumento no consumo de energia. Além disso, doenças alérgicas e respiratórias podem ser sintomas recorrentes quando o ar-condicionado não é higienizado com a frequência recomendada, por exemplo.
Confira os principais pontos de atenção ao utilizar o equipamento nesse período do ano!
Temperatura do ar
Entender qual a temperatura perfeita para o ar-condicionado no verão é fundamental para garantir a saúde de quem usufrui de seus benefícios. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a temperatura ideal para o corpo humano fica entre 22º e 26º C, variando de acordo com a quantidade de pessoas e eletrodomésticos no ambiente, enquanto 23º C é considerada a temperatura ideal para dormir por diversos especialistas.
É importante ressaltar que ajustar o ar-condicionado em uma temperatura adequada permitirá que ele atinja a estabilidade com maior facilidade, evitando desgastar o aparelho e economizando energia, já que não demandará um esforço ainda maior para atingir temperaturas mais baixas. Essas temperaturas também garantem um menor choque térmico ao transitar entre ambientes com a temperatura natural e a refrigerada.
Limpeza e manutenção sempre em dia
A limpeza do ar-condicionado deve ser feita independentemente da estação do ano, mas mantê-lo limpo durante o verão garantirá seu funcionamento em maior excelência. Esse tipo de higienização superficial pode ser feita sem a necessidade de um conhecimento técnico, com o auxílio de um pano umedecido apenas com água.
No entanto, alinhar esse tipo de cuidado com manutenções periódicas com profissionais especializados, garantirá o funcionamento sem qualquer empecilho, aumentando sua vida útil e favorecendo a saúde de quem usa o equipamento.
Fique de olho!
Os tópicos anteriores sem dúvidas são indispensáveis para o funcionamento correto de qualquer condicionador de ar, mas existem outros pontos importantes a serem considerados, entre eles:
- o tamanho do ambiente do ar-condicionado: utilizado durante o cálculo de Btu/h, é um dos principais fatores para o momento de definição da capacidade do aparelho;
- a quantidade de sol nesse ambiente: também é usado para o cálculo de Btu/h, mas é fundamental que seu aparelho nunca pegue sol diretamente, pois isso pode estragá-lo com mais rapidamente;
- o local da condensadora: se certifique que a unidade externa do ar-condicionado esteja em local aberto e com muita circulação de ar;
Faça a escolha certa ao adquirir um modelo Daikin
Seguindo as dicas citadas, seus dias quentes serão ainda mais confortáveis e aconchegantes, somados a uma sustentabilidade indispensável para o bolso e o meio ambiente.
Ao adquirir um ar-condicionado Daikin, a maior economia de energia está atrelada à melhor inovação japonesa na palma da sua mão com a tecnologia Inverter e a conectividade via Wi-Fi. Acesse o catálogo e conheça os melhores modelos!
Deixe um comentário