Para ter ambientes perfeitamente climatizados, uma sugestão simples e prática é contar com a ajuda do simulador de capacidade do ar-condicionado antes de realizar a compra.
Continue a leitura para compreender como funciona a calculadora de BTUs, com destaque para as informações que você precisa para encontrar a solução em climatização. Boa leitura!
Como escolher a capacidade do ar-condicionado?
Ao comprar um ar-condicionado que corresponda às características específicas do seu cômodo, você evita gastos desnecessários e otimiza o funcionamento do aparelho. Assim, o conforto térmico é garantido com máximo desempenho e economia na conta de luz.
É importante observar que o melhor equipamento, não necessariamente, é o mais potente. A fim de descobrir os BTUs necessários para refrigerar um espaço, deve-se, primeiramente, medir a área do ambiente. O ideal é contratar um profissional em dimensionamento para ter certeza, no entanto, alguns cálculos podem te ajudar a chegar num resultado aproximado.
Em média, é utilizado valores de 600 a 900 BTUs por metro quadrado dependendo da exposição solar, quantidade de pessoas e máquinas, isolamento térmico, entre outros fatores.
O que é BTU do ar-condicionado?
BTU é uma unidade térmica que quantifica a capacidade de troca térmica do ar condicionado. Ou seja, quanto maior for o número em BTUs, maior será a capacidade de refrigeração ou aquecimento. Mas, também maior será o preço do equipamento e o consumo mensal de energia elétrica.
Por isso, é fundamental entender como calcular a capacidade do ar-condicionado,, dessa forma, você acerta em um ar que não seja excessivamente robusto, nem insuficiente, economizando desde a compra.
Conheça o simulador de capacidade
Para saber a quantidade de BTUs correta, existem diversos elementos que devem ser considerados por influenciar diretamente no rendimento do aparelho.
O simulador de capacidade térmica é útil para auxiliar os consumidores, mas ele funciona como uma referência, sendo mais indicada a orientação de um profissional.
Veja o que o simulador da Daikin considera sobre os ambientes:
- região brasileira: análise do clima típico da região, se é quente ou frio;
- tipo de ambiente: consideração das funções de um quarto, sala, escritório ou salão;
- tamanho: cálculo da área em metros quadrados (profundidade x largura);
- janelas e cortinas: quantidade de janelas e cortinas devido à entrada de luz do sol;
- exposição ao sol: período do dia com maior incidência solar, de manhã ou de tarde;
- cobertura: tipo de telhado e laje em casas, ou entre andares para apartamentos;
- circulação de pessoas: máximo de pessoas que costumam frequentar o ambiente;
- iluminação artificial: lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou de led;
- eletrônicos: quantidade de televisões, computadores, eletroeletrônicos, entre outros.
Assista ao vídeo para aprender Como calcular a potência necessária do seu ar-condicionado.
Agora que você sabe usar o simulador de capacidade do ar-condicionado, leia também o conteúdo sobre a importância da eficiência energética e garanta os produtos econômicos e eficientes na Daikin!
Deixe um comentário