Daikin Brasil Brasil

Menu

08.nov.2023 / DICAS

Com a climatização em constante evolução, a escolha do gás refrigerante adequado tornou-se um tópico importante a partir da maior preocupação com o meio ambiente.

Neste artigo, você descobre as propriedades essenciais a serem avaliadas para determinar qual é o melhor gás refrigerante para ar-condicionado, considerando o desempenho do aparelho e o compromisso com o futuro sustentável.

O que é gás refrigerante?

O gás refrigerante é responsável por absorver o calor do local onde o ar-condicionado está instalado para transportá-lo para o ambiente externo.

Qual gás refrigerante é melhor?

O mercado de climatização se adequa às demandas ambientais, abandonando a produção de equipamentos que utilizam gases prejudiciais aos seus usuários. Assim, os fabricantes estão inovando nos recursos, visando minimizar os impactos negativos do ar-condicionado.

Os melhores gases refrigerantes são os gases ecologicamente corretos, que não liberam clorofluorcarbono (CFC), como o R-410A e o R-32, que não têm CFC em suas composições, sendo formados por hidrogênio, flúor e carbono (HFC).

O inconveniente do CFC está na sua capacidade de deteriorar a camada de ozônio. A proteção dessa camada é crucial para sustentar a vida no planeta e, por isso, muitos países proíbem o uso do CFC, reconhecendo a sua grande ameaça à natureza.

Conheça a composição dos principais fluidos refrigerantes usados em ar-condicionado:

  • Clorofluorcarbono (CFC): tem influência significativa na destruição da camada de ozônio e agravam o efeito estufa. Exemplos: R-11, R-12, R-502, R-115.
  • Hidrogênio Clorofluorcarbono (HCFC): menor potencial de danos à camada de ozônio, mas que ainda favorecem o efeito estufa. Exemplos: R-22, R-408A.
  • Hidrogênio Fluorcarbono (HFC): não apresentam potencial de destruir a camada de ozônio e a contribuição ao efeito estufa é reduzida. Exemplos: R-410A, R-32.

Diferenças entre o gás R-32 e R-410A

O  R-410A é o fluido mais utilizado para a refrigeração, sendo uma mistura entre o R-32 e o R-125. Já o R-32, se destaca por ser 100% puro. Como as características dos gases interferem na climatização, a indústria demonstra cada vez mais interesse pelo gás R-32.

Tanto o R-410A quanto o R-32 são HFCs, gases ecológicos que não afetam a camada de ozônio. Mas, o R-32 possui apenas um terço do Potencial de Aquecimento Global (GWP) em comparação ao R-410A, além de ter menor densidade.

O fluido R-32 também é até 1,5 vezes mais eficiente, exigindo uma menor quantidade de gás por cada unidade de potência (kW), demandando a utilização de menos refrigerante durante o funcionamento do ar-condicionado e consumindo menos energia elétrica.

Além disso, o R-32 entrega um ótimo custo benefício, diminuindo os gastos de operação e de manutenção do sistema. A reciclagem do R-32 é viável e de custo baixo, tornando-o uma opção consciente e segura quanto à inflamabilidade e toxicidade.

A Daikin é pioneira no uso do gás refrigerante R-32! Encontre aqui os produtos que vão garantir o conforto térmico em sua casa com sustentabilidade e economia.

Saiba mais com a leitura do conteúdo que soluciona 5 dúvidas sobre o fluido refrigerante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *