O fluido refrigerante ou fluido frigorífico, popularmente chamado de gás, é um componente fundamental do processo de resfriamento e aquecimento dentro de um ciclo de refrigeração por compressão de vapor, que é o tipo de ciclo empregado em processos de refrigeração e ar condicionado.
Para falar tudo sobre fluidos refrigerantes em apenas um artigo, seriam necessárias muitas páginas, assim, vamos esclarecer aqui as 5 dúvidas mais comuns:
1. O que é um fluido refrigerante?
De uma forma bem simples: Fluido refrigerante é o fluido que absorve calor de uma substância (o ar por exemplo) do ambiente a ser resfriado.
O fluido refrigerante mais antigo do planeta é a água e seu código é R-718, mas poderíamos definir também como sendo um componente fundamental do circuito frigorífico. Ele é o responsável pelo transporte da energia que sempre envolve mudança de fase. Em um Split, o calor “absorvido” pelo fluido refrigerante no evaporador (calor proveniente do ar do ambiente a ser climatizado) será “rejeitado” no condensador (rejeitado para o ar exterior ou outro meio). Em outras palavras, o fluido refrigerante absorve calor em níveis baixos de temperatura e pressão (evaporador) e transfere esta energia (calor) em temperaturas e pressões maiores (condensador), sempre envolvendo mudança de estado.
2. Quais são os tipos de fluidos refrigerantes utilizados em ar condicionado?
Basicamente são 3: Os CFC, os HCFC’s e os HFC’s.
Os CFC cuja sigla significa “Cloro Flúor Carbono” são aqueles em que a indústria brasileira e mundial tende a minimizar a produção, justamente porque são agressivos à camada de ozônio (vide legislação específica). Em alguns países foram banidos desde 1990. Exemplo de CFC’s: R11, R12, R115.
Já os outros 2 foram criados com a intenção de substituir os fluidos CFC. O HCFC tem alguns átomos de cloro substituídos por hidrogênio (H), exemplo: R-22. Os HFC têm todos os átomos de cloro substituídos por hidrogênio, como exemplo: R-410A que tem propriedades atraentes e uma eficiência energética bem maior que o R-22. O único inconveniente é que o R-410A trabalha a uma pressão de 60% maior que o R-22, e isso leva à necessidade de reprojetar todo o sistema, compressores, válvulas, até mesmo a tubulação frigorífica dependendo do diâmetro e da idade da instalação.
3. O que é um fluido refrigerante ecológico?
Quanto menos um fluido refrigerante agride a camada de ozônio mais ecológico ele o é. O R-32, por exemplo, é um fluido refrigerante HFC puro, e assim é utilizado em condicionadores pequenos, também é usado como componente em misturas de HFC.
O R-32 fornece um valor baixo de potencial de aquecimento global (G.W.P.) e nenhum potencial de deterioração da camada de ozônio (O.D.P.). O R-32 é ligeiramente inflamável.
4. Como posso descartar um fluido refrigerante CFC
Havendo necessidade de descartar uma carga de fluido refrigerante CFC ou HCFC todo cuidado é pouco!
Suponha que haja necessidade de descartar uma carga de R-22 (HCFC) de um determinado equipamento, qual a melhor forma de fazer isso? Soltar para a atmosfera? Muito cuidado, a liberação de fluido refrigerante diretamente na atmosfera, além de incorrer em crime ambiental, significa desperdiçar dinheiro, sim, pois o fluido velho poderá ser reciclado e reaproveitado em situações especiais.
O correto é descartar esta carga de R-22 para cilindros especiais e adequados. Em seguida a carga de refrigerante R-22 deve seguir para a reciclagem, lembrando que tanto a empresa que recolhe como a que recicla devem possuir equipamentos adequados para a finalidade, e ambas devem ser cadastradas no IBAMA.
No mercado existem recolhedoras e cilindros próprios para o descarte e o transporte, sem falar que existem empresas recicladoras que cedem os cilindros gratuitamente para serem enchidos.
Como se vê, não se trata de um “bicho de 7 cabeças”, o que não admissível é o descarte de qualquer fluido refrigerante diretamente na atmosfera.
5. O que é o Programa Brasileiro de Eliminação de HCFC’s (PBH)?
É um programa brasileiro que visa diagnosticar o consumo de HCFC’s nos setores que utilizam esses produtos e implantar medidas para eliminar o consumo até 2040. O programa foi gerado a partir de Partes do Protocolo de Montreal de 2007, onde países em desenvolvimento como o nosso, definiram prazos para a eliminação dos HCFC’s. Quem quiser saber mais, clique aqui.
Quando For recolher os Gazes Refrigerante para descarte Tem Que Ter um Cilindro para Cada tipo de Gaz ou pode misturar Qual quer um
Prezado Antonio,
Obrigado pelo interesse em nosso blog. Sua resposta foi enviada pelo nosso departamento de pós venda por e-mail.
Att,
Marketing
[…] Primeiramente, deve-se entender como o ar do ambiente é resfriado, para depois compreender o mecanismo do ar condicionado. Dessa forma, a refrigeração é feita por meio do uso de um fluido refrigerante. […]