Daikin Brasil Brasil

Menu

12.maio.2023 / PARA VOCÊ

A fim de respirar um ar saudável e garantir o desempenho máximo do ar-condicionado, sem provocar desperdício de energia elétrica, é necessário manter o seu aparelho sempre limpo. 

Ao adotar os principais cuidados com o ar-condicionado, você economiza eletricidade e dinheiro na conta de luz mensal. Para ir além na inspeção da qualidade do ar, também é possível combinar o trabalho de um condicionador de ar com o de um purificador de ar.

Aprenda como limpar e entenda a importância de ter um ar-condicionado bem cuidado!

Limpeza e manutenção do ar-condicionado 

O ar-condicionado é um eletrodoméstico que proporciona um ambiente agradável. Além da função de refrescar ou esquentar o ar e mantê-lo na temperatura desejada, ele também é fundamental para melhorar a qualidade do ar.

Esses equipamentos possuem filtros com recursos cada vez mais eficientes e modernos, capazes de eliminar poeiras, bactérias, fungos, vírus e outras impurezas do ar, promovendo o bem-estar de quem o respira. 

Para assegurar a filtragem dessas partículas, siga as recomendações de uso e de limpeza, prevenindo casos de rinites e demais inflamações e alergias respiratórias causadas pela inspiração de contaminantes.

Passo a passo de como limpar o ar-condicionado

Primeiramente, é importante mencionar que a limpeza dos componentes internos do ar-condicionado deve ser feita por profissionais do ramo de climatização para certificar a segurança e o sucesso do processo. 

Encontre uma assistência próxima de você e agende serviços de manutenção com um técnico no mínimo uma vez por ano.

Já a higienização do filtro, da condensadora e da parte externa, pode ser feita por qualquer pessoa com um pano úmido e sabão neutro. Nunca use álcool durante a lavagem, e lembre-se que a limpeza deve ser feita com o aparelho desligado.

Siga o passo a passo a seguir:

  1. abra o ar-condicionado;
  2. retire e limpe o filtro de ar conforme o manual de instruções;
  3. limpe as aletas de ventilação e a tampa frontal;
  4. recoloque o filtro e a tampa frontal;
  5. limpe a condensadora com uma escova de pelos ou aspirador de pó;

Vantagens de manter o ar-condicionado limpo

Manter uma rotina de cuidados com o ar-condicionado garante boas condições de funcionamento. Como cada modelo possui suas especificidades, a frequência de limpeza deve ser conferida no manual do fabricante.

Geralmente, o intervalo sugerido para limpar é de uma semana para os filtros, um mês para a condensadora e um ano para o mecanismo interno. Isso pode mudar a depender do local de instalação e aplicação, por exemplo, de uma residência para um escritório com alta rotatividade de pessoas. Por isso, é importante que um profissional avalie in loco a real necessidade do cliente, atentando-se ao acúmulo de poluentes e a atuação das peças.

Limpar o ar-condicionado é vantajoso para os usuários e para o dispositivo. Conheça os benefícios:

  • conserva a capacidade de refrigeração ou aquecimento;
  • reduz o gasto energético;
  • diminui a emissão de ruídos;
  • evita doenças respiratórias;
  • preserva a vida útil do equipamento.

Atenção para a limpeza e troca dos filtros 

Os filtros são responsáveis por filtrar o ar e devolvê-lo limpo para o ambiente. 

Em suma, eles acumulam a poeira e outros agentes nocivos em sua estrutura. Nesse sentido, para que a filtragem se mantenha adequada ao longo do tempo, é preciso fazer a manutenção preventiva e verificar o seu estado de conservação, considerando a troca regularmente.

Por fim, para identificar o momento de trocar os filtros, analise a emissão de ruídos enquanto máquina estiver ligada, além de rasgos e alta concentração de sujeiras presas na tela. Cuide do seu ar-condicionado e tenha conforto térmico em cômodos livres de impurezas no ar. Encontre modelos com tecnologias de filtragem avançadas na Daikin!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *