Daikin Brasil Brasil

Menu

26.nov.2021 / PARA VOCÊ

Características de um ambiente interior com verdadeira qualidade do ar

É muito bom entrar em um ambiente com temperatura agradável, principalmente no verão, não é mesmo? Mas um ambiente interno com verdadeira qualidade do ar interior não se faz só pelo controle da temperatura. Muitos outros fatores influenciam para a qualidade do ar que você respira dentro de ambientes fechados.

Existem normas técnicas internacionais para estabelecer a qualidade do ar interno, além de uma legislação específica regulamentada pela (Portaria n.º 3.523/98 e da Resolução n.º 9/03) para garantir que o ar interior esteja limpo sem riscos para a saúde. É importante que lugares públicos com ambientes climatizados sigam as legislações e tenham equipamentos adequados para oferecer a melhor qualidade do ar interior.

Nesse artigo você vai saber o que compõe um ar de qualidade e como a Daikin trabalha para criar inovações em aparelhos de ar-condicionado, pensando em alta eficiência energética, sustentabilidade e qualidade do ar interior.

Centro de pesquisa e Inovação

Estamos em meio a uma grande pandemia mundial. Nesse contexto, falar em respirar ar puro e livre de riscos é imprescindível para a diminuição dos contágios. Sendo assim, o Centro de Tecnologia e Inovação da Daikin utiliza um supercomputador chamado Fugaku para fazer simulações que consideram a corrente de ar, as gotículas e o posicionamento das pessoas no espaço. Tudo isso para criar ambientes seguros, com risco mínimo de contágios.

O centro desenvolve pesquisas para o uso da Inteligência Artificial, e, também para soluções dos problemas ambientais. Um dos principais objetivos do Centro de Pesquisa é, justamente a busca pela qualidade do ar interior e, com isso, proteger e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Qualidade do ar interior

A qualidade do ar interior passa por alguns requisitos básicos, tais como excessiva, controle de temperatura, controle de odores, fluxo de ar, purificação e limpeza.

Sintomas como tosse, dores de cabeça, irritação nos olhos entre outros, podem ser um sinal de má qualidade do ar interno. com grande circulação de pessoas é necessário que o sistema de climatização siga as normas e tenha a qualidade do ar testada em laboratório. Esse teste avalia fungos, CO2, temperatura, umidade, velocidade e material particulado presentes no ar.

Ambientes cuja capacidade técnica seja igual ou superior a 60.000 Btu/h precisam de responsável técnico habilitado e Plano de Manutenção, Operação e Controle, o PMOC. A recomendação para escolas, comércio, clínicas, entre outros é utilizar um sistema de condicionamento central alinhado com um sistema de ventilação e filtragem do ar.

Um ambiente com qualidade do ar passa pelos seguintes critérios:

– Remover o excesso de umidade do ar;

– Manter a temperatura e condições adequadas para o lazer, trabalho e estudos;

– Estabilidade da temperatura em espaços amplos com muitas pessoas;

– Temperatura agradável mesmo no inverno;

– Ar confortável distribuído e ventilado de maneira uniforme e suave;

– Filtragem de poeiras e pequenas partículas.

– Garantir ambientes sem odores desagradáveis.

– Eliminação de vírus, bactérias e agentes alérgenos

De acordo com o site da ABRAVA (Associação Brasileira de refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento) pesquisas internacionais comprovam que os benefícios da qualidade do ar interno vão além da melhora na saúde dos usuários do espaço, como na melhora da produtividade, atenção e concentração. E a economia nesse caso é significativa, já que funcionários e colaboradores mais saudáveis produzem mais e melhor, diminuindo inclusive, as faltas no trabalho.

Qualidade do ar e controle de vírus

A tecnologia Streamer, exclusiva e patenteada pela Daikin é capaz de inativar mais de 99,9% do novo Coronavirus. Essa tecnologia age com uma descarga de plasma de alta energia e funciona da seguinte forma: O equipamento emite elétrons de alta velocidade que colidem e se combinam com as moléculas presentes no ar, formando quatro tipos de elementos que, por sua vez, possuem elevado potencial de decomposição de substâncias, como bactérias, vírus, odores e poluentes.

Ar condicionado daikin qualidade do ar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *