Saber como calcular a potência do ar-condicionado para a casa é essencial para garantir o clima agradável na medida certa. Com tantas opções disponíveis, escolher o modelo ideal pode ser um desafio. Para te auxiliar nessa tarefa, a Daikin preparou o conteúdo a seguir.
Saiba como escolher o modelo de ar-condicionado ideal para o seu lar e entenda quais fatores considerar, incluindo BTUs, metragens e detalhes técnicos. Boa leitura!
Como é feito o cálculo da potência de um ar-condicionado?
Para escolher o ar-condicionado perfeito para sua casa, antes de definir a quantidade de BTUs (British Thermal Unit), é preciso considerar outros fatores que podem influenciar no cálculo.
Região geográfica
Primeiramente, é preciso considerar as características da região, pois isso influencia diretamente na intensidade do calor e na umidade do ar.
Cidades mais quentes e úmidas exigem aparelhos com maior potência em Btu/h para combater o calor intenso e a sensação de abafamento. Já em regiões mais frias e secas, modelos com menor potência podem ser suficientes para garantir o conforto térmico, ambos dependendo das características estruturais e posicionamento da casa.
Área do ambiente
A metragem quadrada (m²) é o segundo critério para decidir a potência adequada. Ao escolher o local para instalar o ar-condicionado, considere as dimensões do ambiente, como largura e comprimento.
Leia mais sobre por que ter cuidado com a instalação do ar-condicionado.
Número de pessoas
Nossos corpos também geram calor e a quantidade de pessoas no ambiente está diretamente ligada a capacidade que o seu aparelho deverá ter.
Incidência solar
Locais com maior incidência de sol exigem maior potência e o tipo de revestimento do teto também pode influenciar no cálculo.
Nesse sentido, observe se o local recebe mais luz solar de manhã, à tarde, ou se não é tão ensolarado. A ventilação e presença de vegetação também podem influenciar a escolha da capacidade do aparelho e esses detalhes devem ser considerados.
Tipo de iluminação
- Lâmpadas incandescentes: geram mais calor, aumentando a carga térmica e a necessidade de potência do ar-condicionado. Fique atento, elas também geralmente consomem mais energia!
- Lâmpadas fluorescentes: são mais eficientes e geram menos calor, impactando menos na temperatura do ambiente.
- Lâmpadas LED: são as mais econômicas de todas, gerando o mínimo de calor e reduzindo a necessidade de potência do ar-condicionado.
Presença de equipamentos que geram calor
Equipamentos que geram calor, como TVs, computadores e eletrodomésticos também devem ser considerados.
Calculadora de Btu/h da Daikin
Para evitar comprar um aparelho ineficiente, que não refrigera adequadamente o ambiente, ou um modelo desnecessariamente potente, que aumenta o consumo de energia e os custos com a conta de luz, a Daikin desenvolveu uma Calculadora de BTUs.
Para utilizar, basta preencher com as informações do ambiente:
- CEP;
- qual período bate sol;
- qual o tipo de cobertura, telhado, laje ou entre andares;
- largura e comprimento;
- quantidade de janelas ou cortinas;
- número de pessoas que frequentam o espaço;
- quantidade de eletrodomésticos;
- tipo de iluminação.
Pronto, agora você sabe como calcular a potência de um ar-condicionado para a casa!
Considere o resultado como uma estimativa que pode auxiliar durante a compra do equipamento, mas não deixe de consultar um profissional especializado para um cálculo mais preciso.
Continue no blog da Daikin e encontre mais dicas de como escolher o ar-condicionado ideal para sua casa!
Deixe um comentário