Daikin Brasil Brasil

Menu

21.dez.2023 / AR-CONDICIONADO

Quando falamos sobre ar-condicionado, um termo frequentemente mencionado é BTU. Mas o que são BTUs? Como funcionam os BTUs do ar-condicionado?

Neste artigo, vamos explicar o significado de BTU e como ele influencia no desempenho de diferentes modelos de ar-condicionado

Afinal, o que são BTUs?

Para quem não conhece, BTU é a unidade de medida British Thermal Unit (Unidade Térmica Britânica), que é a energia necessária para aumentar a temperatura de meio litro de água (500 ml) em 0,56 ºC por hora.

Quando estamos falando de um aparelho de ar-condicionado, o BTU quantifica a capacidade de resfriamento e aquecimento deste aparelho. Assim sendo, quanto maior o número de BTUs, maior a capacidade de resfriamento e aquecimento do aparelho.

Consequentemente, quanto maior for a carga térmica do ambiente a ser climatizado, maior a quantidade em BTUs do ar-condicionado é necessária. 

Por exemplo, um modelo popular é o ar-condicionado 12000 btus. Este aparelho é capaz de remover 12.000 BTUs de calor por hora, que é o equivalente a uma área residencial de 20 m2 ou 15 m2 em um espaço comercial. 

Quais são os principais modelos de ar-condicionado?

Existe uma grande variedade de modelos de ar-condicionado, por exemplo o ar-condicionado split, Multi Split, VRV (VRF). Vamos explicar as características de cada um desses modelos abaixo.

Ar-condicionado split

O ar-condicionado split é um modelo tradicional, chamado assim pois possui uma unidade interna conhecida como evaporadora, e uma unidade externa chamada de condensadora.

A unidade interna é instalada no ambiente que você deseja resfriar ou aquecer, enquanto a unidade externa fica do lado de fora do local.

As unidades do ar-condicionado split são conectadas por tubulações que permitem a circulação do fluido refrigerante, que é responsável por transportar o calor do ambiente para o meio externo.

Você encontra modelos de ar-condicionado split, como o EcoSwing, que é um aparelho inverter de baixíssimo consumo de energia, além de ser o mais silencioso do mercado.  

Multi Split

O Multi Split Daikin é a escolha ideal para a climatização de múltiplos ambientes, pois permite conectar até 5 unidades internas em apenas uma única unidade externa, com  eficiência e baixo consumo de energia. 

As unidades internas podem ser controladas individualmente, de acordo com a necessidade de cada ambiente, atendendo às necessidades de cada membro de sua família. 

Ar-condicionado VRV (VRF)

VRV (VRF) é um sistema de ar-condicionado central concebido para atender desde residências de alto padrão até grandes edifícios, composto por uma unidade externa ou mais unidades externas agrupadas em um único sistema que realiza o controle do fluxo de fluido refrigerante para até 64 unidades internas.

Reúne as vantagens dos sistemas centralizados com as dos sistemas unitários, permitindo assim o controle de zonas individuais com temperaturas distintas nos diversos ambientes e andares de um edifício.

Estes equipamentos, quando colocados em um sistema agrupado, possuem capacidade combinada de até 628.000 BTU/h.

Dica: procure um modelo de ar-condicionado que não prejudique o meio-ambiente.

Ar-condicionado quente e frio 

Outro aspecto importante na escolha de um ar-condicionado é a possibilidade de utilizar este aparelho em modo aquecimento. Alguns modelos operam com a funcionalidade quente e frio, ou seja, consegue resfriar o ambiente nas estações quentes e aquecê-lo nas estações frias. 

Recomendamos a compra de um ar-condicionado quente e frio por pessoas que moram ou trabalham em regiões com grandes variações de temperatura, garantindo um conforto térmico ao longo do ano inteiro.

Para garantir ainda mais economia, a escolha de um aparelho inverter é a ideal, uma vez que ele economiza até 70% em relação aos convencionais.

Inverter é um tipo de compressor capaz de ajustar a rotação de acordo com a necessidade do ambiente. Ele ajusta mais rapidamente a temperatura do ambiente à temperatura desejada, além de manter a temperatura mais equilibrada.

Em contrapartida, os ares condicionados com compressor convencional possuem uma capacidade fixa e somente podem controlar a temperatura do ambiente ligando e desligando o compressor.

Qual a potência ideal para seu ar-condicionado?

Para encontrar o ar-condicionado ideal, você precisa entender como calcular a potência em BTUs. Alguns fatores devem ser considerados além do cálculo de metros quadrados, como número de pessoas que frequentam o ambiente e se há incidência direta ou indireta de sol. 


São necessários, aproximadamente, 600 BTUs por m2 em ambientes sem incidência de Sol e 800 BTUs por m2 em ambientes onde há incidência solar diária. Além disso, é  necessário somar 600 a 800 BTUs para cada pessoa a mais no ambiente. Veja os exemplos abaixo assim como nosso simulador de capacidade: simulador de capacidade da Daikin ar-condicionado.

  • Ar-condicionado split 9000 BTUs  serve para resfriar áreas com até 15 m2. 
  • Ar-condicionado 12000 BTUs pode ser usado em ambientes de até 20 m2.
  • Ar-condicionado 30000 BTUs ideal para espaços de até 50 m2.
  • Ar-condicionado 36000 BTUs resfriam ambientes de até 60 m2.

Existem outros modelos com capacidades diferentes aos dos modelos de ar-condicionado listados acima. 


Importante mencionar que embora a capacidade de resfriamento medida em BTUs seja essencial para determinar a capacidade de resfriamento do aparelho, você precisa de orientação de especialistas para escolher não apenas o tamanho, mas o modelo de ar-condicionado mais adequado para suas necessidades.

3 respostas para “O que são BTUs? Como funcionam os BTUs do ar-condicionado?”

  1. Edinaldo mota disse:

    Show de bola, sou técnico instalador
    E sempre indico o Daikin , top dos tops , o melhor.

  2. Washington mota santos disse:

    Exelente informação, gostaria de fazer um curso presencial, qual o procedimento?.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *