Daikin Brasil Brasil

Menu

02.fev.2024 / DICAS

Com as oscilações de temperatura no decorrer do ano, a preocupação com a boa qualidade do ar se torna mais relevante. À medida que as estações vão passando, as condições climáticas mudam, afetando a pureza e as características do ar nos ambientes. 

Continue a leitura a seguir e saiba porque é importante manter a qualidade do ar e como as transições sazonais podem afetar essa propriedade. 

Além disso, conheça as principais estratégias para melhorar as condições do ar, permitindo desfrutar de espaços saudáveis e seguros em todas as épocas do ano, independente das transições sazonais que ocorrem.

Importância da boa qualidade do ar em ambientes internos

A qualidade do ar é fundamental para a saúde e bem-estar das pessoas que frequentam espaços fechados. Por isso, é essencial garantir a manutenção de um ar limpo e livre de qualquer poluente, o que ajuda a prevenir uma série de alergias e de doenças respiratórias. 

Um ambiente com o ar fresco e higienizado impacta positivamente na produtividade e na comodidade, melhorando o conforto de quem ocupa o local. Dessa forma, manter a boa qualidade do ar em casa, no trabalho e em estabelecimentos comerciais, é primordial para evitar a proliferação de alérgenos, além de proporcionar maior aconchego aos habitantes.

Como as mudanças sazonais afetam a qualidade do ar?

As sazonalidades do ano impactam diretamente na qualidade do ar, já que as variações climáticas influenciam na concentração de poluentes e no nível de umidade relativa do ar. 

No outono e no inverno, por exemplo, as temperaturas baixas deixam o ar mais gelado e seco, ressecando o nariz e a garganta, e os ambientes costumam ficar fechados por mais tempo por conta do frio, o que aumenta a contaminação respiratória por vírus e bactérias.

Enquanto isso, na primavera e no verão, o ar fica mais quente e úmido, o que também potencializa a propagação de substâncias contaminantes. Portanto, as mudanças de estações afetam o ar, requerendo medidas adequadas para minimizar os efeitos negativos.

5 dicas de como manter a qualidade do ar durante as mudanças de estações

A fim de preservar e garantir a qualidade do ar ao longo das alterações sazonais, é possível implementar uma série de práticas para minimizar os efeitos adversos das variações de temperatura. Essas medidas são importantes para assegurar que o ar mantenha a qualidade adequada, independente das mudanças constantes de clima e de umidade.

Siga as seguintes recomendações para cuidar da qualidade do ar interior:

  • ventilação: abra as janelas regularmente para permitir a entrada e a circulação de ar, reduzindo o acúmulo de poluentes;
  • purificador de ar: invista em um purificador de ar de alta qualidade para ajudar a remover partículas finas e alérgenos  do ambiente interno de forma eficiente;
  • controle da umidade: monitore os níveis de umidade e mantenha-os em um intervalo indicado, geralmente, entre 30% e 50% para deter o crescimento de mofo;
  • limpeza regular: faça uma higienização completa do ambiente com frequência, incluindo a aspiração de poeiras e o uso de produtos que removem contaminantes;
  • ar-condicionado: certifique-se de que os sistemas de climatização e seus filtros estejam sempre limpos e em perfeito estado para não espalhar impurezas no ar.

Com essas dicas em prática, você consegue manter a boa qualidade do ar em seus ambientes internos. A partir das mudanças sazonais, que alteram as condições climáticas e o comportamento das pessoas, é preciso se preocupar com o ar que está sendo respirado.

Leia também o conteúdo do blog da Daikin sobre 5 sinais que indicam baixa qualidade do ar interior e saiba como melhorar a situação, inclusive, com a ajuda do ar-condicionado. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *