Daikin Brasil Brasil

Menu

26.jan.2024 / DICAS

Optar pelo ar-condicionado mais econômico é uma escolha que evita gastos desnecessários e mantém a eficiência, sem comprometer o conforto térmico. No entanto, frente a tantas opções disponíveis no mercado, como saber qual é o ar-condicionado mais econômico?

Acompanhe as dicas apresentadas neste conteúdo pela Daikin e descubra sugestões relacionadas a tecnologias, recursos e modelos de ar-condicionado que são verdadeiramente econômicos. Boa leitura!

Dicas para escolher um ar-condicionado mais econômico

  • ● Tecnologias modernas: escolha aparelhos com recursos tecnológicos, como o ar-condicionado inverter, que pode proporcionar um desempenho até 70% mais econômico do que um modelo convencional;
  • ● Considere a classificação energética: procure pela etiqueta de eficiência energética de cada aparelho e priorize as classificações mais altas;
  • ● Determine a capacidade adequada: é crucial escolher um ar-condicionado compatível com o tamanho e as particularidades do ambiente, evitando superdimensionamento ou subdimensionamento que podem resultar em um aumento no consumo de energia;
  • ● Explore funções e operações: priorize modelos com temporizador para programar o desligamento automático do aparelho;
  • ● Selos e certificações: procure por selos de eficiência energética e outras certificações que atestam a conformidade com padrões de desempenho, como por exemplo o Selo Procel ou Selo Procel Ouro;
  • ● Conectividade: o ar-condicionado com Wi-Fi ajuda a economizar, uma vez que é possível automatizar o uso conforme as particularidades de cada um.

Leia mais características de um ar-condicionado econômico.

Ar-condicionado com tecnologia inverter

Sabia que o ar-condicionado não é o vilão da conta de luz? Especialmente se for um modelo inverter. Para entender por que o inverter gasta menos energia, considere que o primeiro motivo é o funcionamento do compressor que atua com rotação variável, ao contrário do convencional que liga e desliga.

Além disso, o inverter é capaz de atingir e manter a temperatura desejada com mais eficiência, ou seja, fica ligado por menos tempo, possibilitando então uma economia de energia significativa.

Saiba tudo sobre o ar-condicionado inverter.

Novo índice IDRS: Daikin

Quando se trata de eficiência energética, é crucial estar familiarizado com o novo Índice de Desempenho de Resfriamento Sazonal (IDRS) do Inmetro, que avalia o nível de eficiência dos sistemas de ar-condicionado.

Para determinar o IDRS, realiza-se um cálculo que considera o consumo de energia anual. Os critérios são rigorosos e, para que um ar-condicionado alcance a categoria “classe A”, seu IDRS deve ser de pelo menos 5,5.

Essas informações podem ser encontradas na etiqueta de cada aparelho, sendo que o IDRS é expresso em Wh/Wh e aparece na parte superior, próxima à classificação energética. Assim, quanto maior o número, mais eficiente é o aparelho.

Qual o ar-condicionado mais econômico do mercado?

Em resumo, essa resposta depende de alguns fatores, incluindo a capacidade e o local de instalação, bem como a frequência e o tipo de uso. Para te ajudar a escolher, a Daikin oferece condicionadores de ar que superam o índice Ade IDRS. Abaixo apresentamos a linha EcoSwing Smart Gold,  que se destaca na eficiência energética:

MODELO BTU/h IDRS
Split EcoSwing Smart Gold R-32 9.000

12.000

18.000

24.000

8,3
8,3
7,68,3

 

Isso mostra que a tecnologia japonesa se destaca na eficiência energética e é possível diminuir a conta de energia sem deixar de usar o ar-condicionado!

A Daikin investe em pesquisas para desenvolver novos recursos que elevam o desempenho do ar-condicionado enquanto consome o mínimo de recursos possível.

Com essas dicas, você pode determinar qual é o ar-condicionado mais econômico com base nas suas necessidades. Utilize o simulador de capacidade e garanta a melhor eficiência energética conhecendo todos os modelos disponíveis na Loja Daikin!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *