Daikin Brasil Brasil

Menu

22.dez.2023 / AR-CONDICIONADO

Com a estação mais quente do ano chegando, é preciso checar o funcionamento dos sistemas de refrigeração. Realizar uma manutenção preventiva do ar-condicionado é essencial para a eficiência energética e o conforto térmico durante todo o período de calor.

Veja a seguir o checklist da manutenção de ar-condicionado para o verão, com os principais aspectos que você precisa considerar para garantir o desempenho máximo ao longo dos meses de temperaturas altas, além de se preparar com antecedência. Boa leitura!

Prepare o seu ar-condicionado para a chegada do calor

O ar-condicionado precisa estar capacitado para funcionar com o melhor rendimento no verão, conferindo a temperatura ideal em ambientes internos. Para assegurar que um aparelho esteja preparado para atuar contra o calor de forma eficiente, faça uma manutenção.

Fazer uma revisão cuidadosa dos mecanismos de climatização antes do verão chegar é fundamental para impedir problemas de operação nos dias de calor mais intensos. Por isso, saia na frente e invista em uma limpeza e manutenção preventiva do ar-condicionado.

A manutenção completa também contribui para melhorar a qualidade do ar interior. Com os filtros e tubos limpos, é possível reduzir a presença de poluentes e alérgenos no ar, o que evita a proliferação de alergias e doenças respiratórias, protegendo a saúde das pessoas.

Como deixar o ar-condicionado pronto para o verão?

O checklist do ar-condicionado deve incluir a higienização dos filtros e da estrutura do equipamento e a verificação de vazamentos de água e de gás refrigerante. Além disso, é necessário fazer uma inspeção-geral do funcionamento da evaporadora e da condensadora.

Checklist do usuário de ar-condicionado

  • • limpar os filtros: remova o acúmulo de poeira e de demais impurezas que se acumularam durante o outono e inverno, possibilitando a circulação de ar limpo;

  • • limpar a estrutura externa
    : com o aparelho desligado, passe um pano úmido para remover a sujeira superficial da condensadora e deixe secar completamente;

  • • não obstruir a saída de ar
    : confira que não haja móveis, plantas, cortinas ou qualquer objeto bloqueando a saída de ar do ar-condicionado, prejudicando o fluxo.

Checklist do técnico de ar-condicionado

  • • limpar a parte interna: desligue o ar-condicionado, retire a tampa e os painéis de acesso, use escovas macias ou aspirador de pó para limpar os dutos de ar;

  • • trocar o gás refrigerante
    : verifique se há vazamentos de fluidos ou o desgaste nos componentes, considerando a lubrificação e a carga do gás refrigerante;

  • • conferir conexões elétricas
    : certifique-se de que todos os componentes elétricos e de tensão, como o termostato e o compressor de ar, estejam funcionando corretamente.

Vale ressaltar a importância de contratar um técnico qualificado para realizar a manutenção do ar-condicionado. Apenas profissionais capacitados possuem o conhecimento adequado para identificar e corrigir potenciais defeitos do aparelho, prolongando a sua durabilidade.

Com o checklist da manutenção de ar-condicionado, você foge do calor excessivo do verão com um equipamento em perfeitas condições de funcionamento. Continue a leitura no blog da Daikin e entenda a importância da manutenção preventiva do ar-condicionado.

Uma resposta para “Checklist da manutenção de ar-condicionado para o verão”

  1. Melhor marca de ar condicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *