Daikin Brasil Brasil

Menu

15.dez.2023 / DICAS

O ar-condicionado é um equipamento indispensável para quem deseja manter o conforto térmico em ambientes fechados, especialmente se você morar em uma região do Brasil que possui grandes variações de temperatura.

Contudo, muitas pessoas ficam em dúvida sobre como escolher o modelo ideal. Pensando nisso, preparamos 5 dicas de como escolher um ar-condicionado mais silencioso.

Para encontrar um ar-condicionado mais silencioso, pesquise sobre os níveis de ruído

Ninguém merece um ar-condicionado barulhento, que perturbe o sossego do ambiente. Então é muito importante que você saiba que diferentes modelos de ar-condicionado emitem diferentes níveis de ruído.

Para saber qual nível de ruído do ar-condicionado, você deve analisar a ficha técnica do produto e procurar pela indicação em decibéis (dB). 

Um exemplo de ar-condicionado mais silencioso é o modelo Multi Split Advance da Daikin, em que a unidade interna emite apenas 21dB – o mesmo nível de ruído de um balançar de folhas – enquanto a unidade externa emite apenas 46dB – que é um pouco acima do que os ruídos de uma biblioteca.

Encontre um modelo de ar-condicionado com tecnologia inverter 

Quem procura um ar-condicionado mais econômico, deve optar por um equipamento com tecnologia inverter, pois ele tem a capacidade de manter uma temperatura estável sem precisar ligar e desligar o compressor a todo momento.

Embora o ar-condicionado inverter seja um pouco mais caro do que um modelo com tecnologia convencional, o fato de ser um modelo de ar-condicionado mais econômico compensa o investimento com o decorrer dos anos.

O modelo Multi Split Smart R32 da Daikin é perfeito para quem procura um ar-condicionado mais econômico, pois é possível economizar até 70% de energia em comparação com os modelos tradicionais.

Analise a capacidade de resfriamento medida em BTU

Para que um ar-condicionado seja mais eficiente e silencioso, é fundamental que seja feito o dimensionamento correto da capacidade do equipamento, medida em BTU, ao tamanho do ambiente.

Quando um aparelho é subdimensionado para o ambiente, ele precisa trabalhar em excesso para entregar a temperatura desejada, o que não apenas eleva o consumo de energia do ar-condicionado, quanto o ruído emitido pelo aparelho.

Assim como um ar-condicionado superdimensionado pode também causar desconforto térmico/acústico e elevar o consumo de energia devido à alta  capacidade e vazão do equipamento.

Para encontrar um modelo de ar-condicionado econômico e que seja dimensionado corretamente para o ambiente em que será instalado, entre em contato com um especialista em instalação ou projeto de ar-condicionado. 

Dica: utilize o simulador de capacidade Daikin para encontrar o aparelho ideal para seu ambiente.

Encontre um ar-condicionado com boa classificação energética 

Outra característica importante em um ar-condicionado econômico é a classificação energética do equipamento. 

Para ser considerado um ar-condicionado eficiente, é importante que o equipamento receba a Etiqueta Procel, que indica que ele consome menos energia para proporcionar a mesma qualidade de refrigeração.

Um ar-condicionado mais econômico pode apresentar recursos adicionais 

Um aparelho de ar-condicionado pode apresentar recursos adicionais que contribuem para um funcionamento mais silencioso. 

Um exemplo, é o modo noturno, também chamado de modo sleep em alguns aparelhos, que ajusta automaticamente a temperatura durante a noite para economizar energia e operar de modo silencioso, além de garantir o conforto térmico durante o sono.

Outro recurso é o modo Silêncio Noturno, que diminui a vazão de ar da unidade interna para o mínimo, garantindo o menor ruído na operação da evaporadora.

Outro recurso bacana é o modo turbo que permite que o ar-condicionado atinja a temperatura desejada rapidamente e, em seguida, reduza a potência para a temperatura definida previamente, assim como  evita ruídos excessivos.

Com os modos sleep e turbo, o modelo de ar-condicionado Daikin SkyAir Cassete Round Flow é perfeito para ambientes amplos e com pé direito alto, oferecendo uma distribuição homogênea do ar pelo insuflamento em 360 graus.

Resumindo, para encontrar um modelo de ar-condicionado mais econômico e, principalmente, silencioso, você precisa procurar um modelo com tecnologia inverter, baixo nível de ruído, máxima eficiência energética, com recursos adicionais e, por fim, com capacidade adequada ao ambiente.
Com as cinco dicas que preparamos neste artigo, com certeza você encontrará um equipamento econômico que proporcione uma temperatura agradável, com a mínima interferência sonora e com menor impacto em sua conta de luz.

Lembre-se de pesquisar diferentes modelos e contate um especialista antes de tomar sua decisão final. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *