É essencial conhecer os sinais que indicam possíveis vazamentos de gás ou problemas com o fluido refrigerante do ar-condicionado. Esses escapes representam riscos à saúde e ao meio ambiente, além de comprometerem o desempenho do seu aparelho.
Este conteúdo vai te ajudar a detectar possíveis vazamentos de gás no ar-condicionado, apresentando os principais sintomas e indícios. Continue lendo e encontre dicas sobre como detectar vazamento de gás no ar-condicionado e resolver esse problema. Boa leitura!
O que é gás refrigerante de ar-condicionado?
É um fluido fundamental nos sistemas de ar-condicionado, responsável por atuar na capacidade de resfriamento do aparelho. Existem diferentes tipos de fluidos refrigerantes, o mais conhecido é o R-410A, mas o gás ecológico R-32 é mais moderno, seguro, eficiente e sustentável.
A Daikin é pioneira na utilização do gás refrigerante R-32, uma iniciativa que visa oferecer equipamentos mais sustentáveis e com potencial zero de impacto na Camada de Ozônio (ODP).
Riscos associados à inalação de gás refrigerante
Confira os riscos de inalar ou ter contato direto com vazamentos de gás refrigerante:
- irritação na pele, nas mucosas ou nos olhos;
- queimaduras;
- intoxicação;
- tonturas;
- asfixia.
Por isso, em caso de queimaduras, lave com água corrente e depois limpe a pele com água e sabão. Remova vestuários contaminados e vá para o ar fresco, solicite assistência médica urgente se necessário.
Sintomas de vazamento de gás no ar-condicionado
No começo, os vazamentos podem passar despercebidos. Para identificar possíveis fugas de gás no seu aparelho, comece identificando os sinais abaixo.
Perda de eficiência
O aparelho gradativamente perde seu poder de refrigeração ou aquecimento porque o fluido refrigerante age na troca térmica do ambiente, atuando na absorção e liberação do calor no local,portanto, o vazamento pode dificultar a refrigeração, já que o ar-condicionado leva mais tempo para atingir a temperatura desejada.
Ruídos na evaporadora
Em condições normais, o ar-condicionado não emite muitos ruídos, a não ser os próprios do seu funcionamento. Entretanto, quando há vazamentos, é comum ouvir sons que lembram assobios, causados pelo fluido que está passando por algum orifício ou rachadura.
Peças congeladas
A formação de gelo é outro forte indício de que algo não vai bem. Observe se a serpentina ou os outros componentes apresentam uma camada de gelo, isso geralmente tem relação com a baixa pressão causada pelo vazamento ou indica falta de cuidados adequados.
E agora, o que fazer?
Se você suspeita de vazamentos, o primeiro passo é desligar o aparelho e evitar o uso até receber a visita de um técnico credenciado. Não tente fazer reparos por conta própria, pois além do credenciado ter conhecimento nessa prática, é indispensável utilizar ferramentas específicas.
A principal forma de detectar e evitar vazamentos de gás no ar-condicionado é durante a manutenção preventiva, momento em que um especialista faz vistorias para identificar problemas antes que se tornem mais sérios.
Portanto, siga a periodicidade recomendada no manual do aparelho e contrate um profissional especializado para prestar serviços de manutenção de ar-condicionado.
Conte com um profissional responsável para colocar fluido refrigerante no ar-condicionado e detectar vazamentos de gás, além de atuar em outras práticas que aumentam a vida útil do seu equipamento e garantem mais saúde para todos!
Agora que você já sabe como detectar vazamento de gás no ar-condicionado, confie na tecnologia japonesa da Daikin e encontre a assistência técnica mais perto de você!
Deixe um comentário