Daikin Brasil Brasil

Menu

22.abr.2023 / DICAS

O setor de ar-condicionado tem experimentado um crescimento significativo ao longo dos anos devido a vários fatores. Urbanização, aumento da renda, mudanças climáticas e avanços tecnológicos.

Como resultado, o mercado de trabalho nesse setor tem crescido, oferecendo grandes oportunidades para profissionais com habilidades e conhecimentos técnicos. Nesse texto, vamos falar sobre o crescimento do mercado e as oportunidades que estão surgindo.

Ar-condicionado: Mercado de trabalho em crescimento

Dados da ABRAVA, organização que representa o segmento, mostra que o setor de HVAC-R, que reúne ar-condicionado, aquecimento, ventilação e refrigeração, estima um aumento de 7%, passando de R$ 34,2 bilhões em 2022 para R$ 36,6 bilhões neste ano de 2023.

Em relação ao mercado de ar-condicionado, por exemplo, obteve um crescimento de 12% em 2022, e em 2023 a expectativa é de 5%.

No segmento de ar-condicionado residencial, o cenário é um pouco diferente. Estima-se uma alta de apenas 3%, após uma queda significativa de 15% em 2022.

Mesmo assim, a grande expectativa, é que o faturamento do setor de HVAC-R, seja o maior entre os últimos 15 anos. E isso deixou os empresários do segmento otimistas, cerca de 71% esperam um aumento de até 10% das receitas.

Fatores que contribuem para o aumento do setor

  1. Urbanização: Cada vez mais as pessoas se mudam para as grandes cidades, o que significa que existe uma necessidade maior de sistemas de climatização para manter as condições de temperatura ideais nos ambientes.
  2. Renda: Com melhores condições de vida, as pessoas tendem a gastar mais dinheiro com comodidade e conforto. E a ideia de melhora econômica para o ano de 2023, aquece esse setor.
  3. Conscientização sobre a saúde: Com a conscientização e acesso à informação crescente, as pessoas compreenderam os efeitos nocivos da poluição, por isso, mais pessoas estão procurando soluções de climatização para melhorar a qualidade do ar dentro de suas casas e ambientes de trabalho.
  4. Avanços tecnológicos: Com aparelhos mais eficientes e econômicos, o sistema de ar-condicionado se torna mais atraente para o consumidor.
  5. Mudança climática: Esse é o principal fator do crescimento do mercado de ar-condicionado. Com as temperaturas médias subindo a cada ano, existe um significativo aumento pela necessidade de sistemas de ar-condicionado.

 2 bilhões de aparelhos ar-condicionado no mundo

Devido a mudanças climáticas extremas, o calor está crescendo em todo o mundo, colocando em risco a saúde das pessoas.

Em um texto publicado pela Scientific Amrerican, pesquisadores da Mawazo Institute, em Nairóbi, e da Escola de Minas do Colorado, nos EUA, sugerem que aparelhos de ar-condicionado, se tornem um direito humano, por conta da crise climática.

Em torno de 12% das pessoas que vivem nas regiões mais quentes do mundo, utilizam ar-condicionado, já no Japão e EUA, esse número sobe para 90%.

Antigamente visto como artigo de luxo, o aparelho de ar-condicionado se tornou uma necessidade. Hoje existem em torno de 2 bilhões de aparelhos de ar-condicionado distribuídos pelo planeta, e em até 2050, serão 4 bilhões.

A demanda por ar-condicionado tem crescido cerca de 4% todo ano desde 2000, sendo um crescimento duas vezes mais rápido que aquecimento de água e iluminação.

Com isso surgem várias oportunidades para o setor.

  • Tecnologia de refrigeração sustentável
  • Adoção de fonte de energia renovável
  • Novas políticas e criação de tecnologias para melhorias do setor

Para que não haja um aumento do efeito estufa, com todos esses aparelhos trabalhando em conjunto pelo mundo, é preciso melhorias nesse segmento, e isso já está acontecendo.

A evolução do mercado de ar-condicionado

A Agência Internacional de Energia, explica que as unidades de ar-condicionado hoje, são apenas 10% mais eficientes do que as que foram produzidas e vendidas em 2010. Mas com o uso de novas tecnologias e implantação de novas políticas, os aparelhos podem se tornar cada vez mais eficientes e reduzir a energia necessária para resfriamento em 45% até o ano de 2050.

Daikin: Tecnologia e Inovação

Com as oportunidades aparecendo, é importante se preparar para o novo. Pensando dessa forma, a Daikin sempre apresentou tecnologia de ponta, oferecendo através dos seus produtos inovação, economia, sustentabilidade e oportunidades.

Foi justamente ao pensar no futuro, que a Daikin criou o Centro de Tecnologia e Inovação (TIC) em 2015, em Osaka, no Japão. É um centro de pesquisas de primeiro mundo onde foram investidos 300 milhões de dólares.

O TIC conta com aproximadamente 700 engenheiros de diversas especialidades  para criar produtos, apresentar novas tecnologias, e difundir conhecimento. Nossas equipes trabalham para inovar e criar soluções eficientes para o consumo de energia, priorizando sempre a qualidade, conforto e sustentabilidade.

Além disso, disponibilizamos oportunidades no Daikin Training Center, o mais completo programa de treinamentos para ar-condicionado do Brasil, em São Paulo/SP.

A ideia sempre foi elevar a capacitação a profissionais e às empresas parceiras que querem qualificar os seus engenheiros, projetistas, mantenedores e instaladores. Os treinamentos do programa, agregam conhecimento e segurança para profissionais de todo o setor por todo o país, sendo uma grande oportunidade para quem quer começar ou se aprimorar no mercado de ar-condicionado.

Conheça o Daikin Training Center, e escolha o treinamento ideal para você que quer crescer no mercado de trabalho e aproveitar as oportunidades que tem surgido no setor de ar-condicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *