Daikin Brasil Brasil

Menu

08.abr.2023 / DICAS

Imagine a seguinte situação. Você  está se preparando para dormir, deita-se na cama, está aquele calor e você não quer acordar suando no meio da noite. Pega o controle e liga o ar-condicionado, mas ele é tão barulhento que fica difícil dormir.

Chato não é mesmo? E se para dormir é ruim, para trabalhar e para as suas horas de lazer também é. Na hora da compra, algumas pessoas se preocupam com isso na hora de escolher um ar-condicionado, já  outras nem pensam nos níveis de ruído, e depois de instalado tem que se “acostumar” com o barulho. É dinheiro e conforto desperdiçados.

Mas saiba que é possível ter silêncio na hora de dormir, ou quando estiver trabalhando. Por isso, nesse texto, vamos te contar o porquê escolher um ar-condicionado silencioso faz toda a diferença.

Problemas que o barulho pode causar

Com certeza você já ouviu que a exposição ao excesso de barulhos e ruídos fazem mal, mas você sabe o quanto? Vamos listar para você:

  • ➡️ Dor de cabeça
  • ➡️ Cansaço
  • ➡️ Elevação da pressão arterial
  • ➡️ Problemas auditivos
  • ➡️ Problemas de sono
  • ➡️ Problemas de concentração
  • ➡️ Problemas de saúde mental
  • ➡️ Sons muito altos podem ser extremamente perigosos e até causar mortes.

Mas não se preocupe, não é todo barulho que prejudica nossa saúde. Na verdade, existem níveis para medição de ruídos e esses níveis são medidos em decibéis.

O que são os decibéis

A unidade de medidas decibéis (dB) foi criada para quantificar o “volume” ou “altura” de um som.  Ela não é uma escala linear e sim logarítmica, a intensidade de um som dobra a cada três decibéis.

Exemplos de decibéis:

  • ➡️ 20 dB: um sussurro.
  • ➡️ 30 dB: ou menos: ambientes silenciosos como uma biblioteca.
  • ➡️ 60 dB: uma conversa normal entre duas pessoas.
  • ➡️ 85 dB: ruído do trânsito.
  • ➡️ 110 dB: shows, concertos, cinema, som de um trovão nas proximidades.
  • ➡️ 140 dB: Avião caça decolando, risco de rompimento dos tímpanos.
  • ➡️ 160 dB: Fogos de artifícios a 1m de distância.
  • ➡️ 170 dB: suficiente para uma pessoa não conseguir respirar

A partir de 40 dB, alguns distúrbios de aprendizagem e concentração podem ocorrer. Acima de 81 dB, o som já se torna nocivo, principalmente em locais de trabalhos ruidosos. A exposição frequente a decibéis acima de 85, causam dados auditivos permanentes.

E a partir de 120 dB, existe uma grande chance de dano auditivo mesmo se a exposição for de curta duração.

No trabalho, segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível máximo de som permitido por lei que o trabalhador pode ficar exposto até oito horas diárias, sem qualquer proteção, é 80 decibéis.

Escolha o aparelho de ar-condicionado mais silencioso

É claro que aparelhos de ar-condicionado não produzem sons tão altos a ponto de prejudicar a audição, mas alguns podem incomodar bastante. Hoje, existem várias tecnologias que são capazes de deixar aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos mais silenciosos. No caso de aparelhos de ar-condicionado, os modelos split são bem mais silenciosos do que os modelos portáteis ou de janela, aliás, esse é um dos motivos de ter se tornado tão popular.

O principal fator que faz o split ser mais silencioso, é o fato da condensadora e evaporadora serem separados e não estarem no mesmo ambiente, o que faz com que o compressor fique longe do ambiente climatizado.

Entretanto, somente ser um ar-condicionado tipo split não é garantia de silêncio. É imprescindível para um produto mais silencioso, também a tecnologia inverter, presente em todos os modelos Daikin, já que esta permite que o compressor reduza sua rotação em situações de carga parcial.

Algumas outras situações também ajudam na hora de manter o aparelho silencioso, como por exemplo, a manutenção e a limpeza estarem em dia. 

Dicas de como escolher e manter o seu aparelho silencioso

  • ➡️ Procure por aparelhos novos e com novas tecnologias.
  • ➡️ Os aparelhos com tecnologia Inverter e válvula de expansão eletrônica, que além de mais silenciosos, são também mais econômicos.
  • ➡️ A instalação precisa ser realizada com um especialista, pois se a instalação for incorreta, o aparelho apresentará defeitos, e o ruído alto pode ser um deles.
  • ➡️ Mantenha a manutenção e limpeza em dia.
  • ➡️ Escolha os modelos Daikin (os mais silenciosos do mercado).
  • ➡️ Opte por splits que tenham tecnologias específicas para redução de ruídos.

Conheça o split mais silencioso do mercado

A Daikin, empresa de origem japonesa, possui um centro de tecnologia e inovação que está sempre trabalhando para oferecer o que há de mais novo no mercado de ar-condicionado.

No Centro de Tecnologia e Inovação TIC, que fica em Osaka no Japão, existe uma câmara semi-anecoica (sem eco), é uma sala projetada para impedir reflexões tanto de ondas sonoras quanto eletromagnéticas. Elas também são isoladas de fontes externas de ruído, e é lá que são feitos os testes de níveis de ruído e decibéis dos aparelhos Daikin.

Pensando em silêncio, a Daikin criou tecnologias que oferecem o máximo de conforto e silêncio para as pessoas. Os Splits e Multi Splits Daikin possuem as tecnologias Large Cross Flow na unidade interna e Hélices “V Cut” na unidade externa.

Large Cross Flow é uma tecnologia superior de ventilação, que conta com um novo design do ventilador na unidade interna. Ele é maior do que os outros splits do mercado, isso faz com que ele ventile bem mas com uma velocidade menor, gerando menos ruídos.

As Hélices em V Cut da unidade externa, com o formato aerodinâmico e design diferenciado da hélice, tornam a operação da condensadora mais silenciosa que os ventiladores das condensadoras convencionais.

Além disso os Splits e Multi Splits Daikin contam com compressores Swing de 3ª e 4ª gerações com novo projeto de pistão, que entre outas vantagens, reduz a vibração do compressor e consequentemente o barulho que ele faz.

Se você procura por um split silencioso e com máxima eficiência, o Split EcoSwing Smart R-32 foi feito para você, pois produz apenas 19 dB no interior do ambiente durante a sua operação, mais silencioso do que o balançar de folhas! Um dos mais silenciosos do mercado.

Quer conhecer mais sobre o split EcoSwing Smart R-32? Acesse aqui e leia mais em nosso blog.
Agora que você conhece qual é o split mais silencioso e com máxima eficiência do mercado, que tal ir para nossa loja e adquirir o seu? Acesse aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *