Daikin Brasil Brasil

Menu

05.abr.2023 / AR-CONDICIONADO

O vácuo na tubulação de cobre do ar-condicionado influencia diretamente na eficiência e na durabilidade dos equipamentos. Acompanhe a leitura a seguir para entender tudo sobre o processo de vácuo e a sua importância para o desempenho da climatização.

O que é vácuo no ar-condicionado?

Vácuo é sinônimo de vazio, a condição de um espaço sem a presença de praticamente nenhuma matéria. O processo de criação do vácuo nos sistemas de refrigeração acontece quando as partículas de ar e de líquidos são removidas da tubulação do ar-condicionado.

Para que serve o vácuo?

Para produzir o vácuo, é necessário remover o ar e a umidade do interior da tubulação de cobre. Esse processo serve para impedir a presença destes contaminantes no sistema frigorífico, uma vez que ar e umidade são incompatíveis com o fluido refrigerante e prejudicam enormemente a performance e durabilidade dos sistemas. 

É importante lembrar que o processo de vácuo não remove pó ou quaisquer outros elementos sólidos da tubulação. Por isso, é importante que o trabalho de manipulação e instalação da tubulação seja realizado tomando os devidos cuidados para não permitir que qualquer tipo de sujeira ou pó entrem na tubulação.

O processo de vácuo deve ser realizado em uma tubulação totalmente limpa, finalizando o processo através da remoção do ar e umidade. 

Com a eliminação desses contaminantes, o vácuo é responsável por garantir o funcionamento adequado da máquina, aumentando a vida útil dos equipamentos. Em trocas do local de instalação, por exemplo, realizar o vácuo ajuda a garantir uma maior vida útil ao sistema. 

Conheça mais algumas vantagens do vácuo na tubulação de cobre do ar-condicionado:

  • garante a durabilidade do equipamento de ar-condicionado;
  • aumenta a eficiência energética;
  • evita a contaminação do fluido refrigerante;
  • previne o entupimento dos componentes internos;
  • garante o funcionamento adequado do compressor.

Os cuidados com a preparação da tubulação que conecta as unidades internas e externas são fundamentais para a conservação do ar-condicionado.

Como fazer o vácuo no ar-condicionado?

Primeiramente, é válido ressaltar que o vácuo não deve ser feito por qualquer pessoa, é recomendada apenas a realização por profissionais com treinamento na área. Essa atenção é essencial para evitar prejuízos à performance do aparelho.

Esses técnicos realizam a tarefa com ferramentas específicas para sistemas de ar-condicionado. Geralmente, eles vão precisar usar dispositivos como manifold, bomba a vácuo e vacuômetro.

O manifold auxilia na manobra (abertura/fechamento) do circuito de tubulação para permitir que o vácuo seja realizado. A bomba de vácuo é a responsável por bombear todo o ar e umidade para fora, para que se alcance o nível de vácuo necessário.

E por fim, o vacuômetro é o instrumento de medição de nível de vácuo, que informará se o nível de vácuo necessário foi ou não alcançado. É indicado que os dispositivos usados sejam de qualidade reconhecida para assegurar um bom trabalho.

No vídeo abaixo, o instrutor técnico do Centro de Treinamento Daikin dá algumas dicas práticas sobre o tema:

Quando fazer o vácuo?

Em resumo, existem três situações em que esse procedimento é necessário. Veja quais são:

  1. instalação de um ar-condicionado novo;
  2. mudança de lugar do ar-condicionado;
  3. abertura do ar-condicionado para serviços de manutenção.

Nos casos de novas instalações, as válvulas de bloqueio do fluido refrigerante na unidade externa devem ficar fechadas, pois o fluido refrigerante está no aparelho e não deve ser liberado para a tubulação até que o nível de vácuo da tubulação e da unidade interna esteja adequado.

Mas, no caso de uma manutenção em que o fluido refrigerante tenha sido recolhido, ou em caso de correção de problema de vazamento, as válvulas deverão estar abertas para que o procedimento de vácuo seja realizado no sistema todo (unidades externa, interna e tubulação).

Enfim, saiba também tudo sobre como limpar o condensador do ar-condicionado.

A Daikin conta com profissionais credenciados por todo Brasil para serviços de instalação e assistência técnica. Encontre o mais próximo de você! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *