Em casa ou no trabalho, o consumo de energia elétrica é indispensável. Sabemos bem que este é um gasto mensal que não pode ser eliminado, mas pode sim ser reorganizado e passar por uma revisão completa para economizar energia. Além de um consumo mais consciente, existem ações práticas para adotar e observar uma diminuição considerável nas suas contas.
Listamos aqui 5 dicas para economizar energia elétrica na sua casa. Confira.
Opte por equipamentos novos
Os eletrônicos e eletrodomésticos já fazem parte da nossa rotina há muitos anos. Com essa preocupação cada vez mais presente na consciência da sociedade, os equipamentos novos já são elaborados e fabricados usando tecnologias e sistemas que aproveitam melhor a energia elétrica, consumindo menos e também mantendo uma constância no uso da rede.
Geladeiras, ares-condicionados, chuveiros, ferros de passar roupas, microondas, televisões e outros equipamentos domésticos mais novos já ajudam bastante no objetivo de economizar energia. No caso dos condicionadores de ar e eletrodomésticos, por exemplo, a tecnologia inverter é uma importante aliada na busca da economia de energia. Outro ponto importante é quanto às próprias instalações elétricas da casa ou ambiente, uma vez que fiações mais antigas podem sobrecarregar e até mesmo causar acidentes.
Atenção à regulagem de aparelhos
Além da escolha de novos aparelhos e da instalação correta dos mesmos, é interessante se atentar para a regulagem desses equipamentos. Controle a temperatura de geladeiras e chuveiros conforme a estação do ano, e use o ar-condicionado de forma consciente, ajustando a temperatura ideal e não na mínima possível, focando no conforto térmico. Uma outra opção é, inclusive, instalar timers para controlar o tempo de uso desses aparelhos.
Conheça as lâmpadas corretas
Se ainda não as utiliza, troque as lâmpadas da sua casa para as de versão LED. Elas chegam a ser seis vezes mais econômicas do que as incandescentes. As lâmpadas LED estão disponíveis na cor branca e também em branca morna, levemente mais amarelada e que faz uma ótima iluminação indireta.
Prefira cores claras
Com uma melhor iluminação natural, durante o dia as lâmpadas serão dispensáveis, e ao usar cores claras na sua decoração esse efeito é ainda mais duradouro, já que elas refletem a luz. Usar cortinas escuras e pesadas, pelo contrário, representa uma maior absorção de calor, o que pode aumentar o consumo do ar-condicionado, por exemplo.
Uma segunda observação é quanto à limpeza da sua casa e a relação com o ar-condicionado. É importante que os filtros desses aparelhos estejam limpos para que o equipamento continue entregando sua potência usual, sem sobrecarregar a rede.
Use com inteligência
Por fim, vale reforçar aquilo que você já deve saber: faça o uso consciente dos eletrodomésticos e outros aparelhos eletrônicos. Por exemplo:
- Use a máquina de lavar roupas quando tiver quantidade de peças suficiente para justificar o gasto de água e eletricidade.
- Igualmente, junte uma quantidade de roupa que justifique o uso do ferro de passar ao invés de utilizá-lo todo dia.
- Desligue os eletrônicos ligados na tomada, já que o modo stand-by ainda consome energia.
- Apague as luzes e demais aparelhos que não estão sendo utilizados.
Para entender melhor e aprender como economizar no consumo residencial, aproveite e conheça a eficiência energética e sua relação com o projeto de climatização para uma casa.
Deixe um comentário