Daikin Brasil Brasil

Menu

04.mar.2022 / DICAS

A praia é sinônimo de descanso, frescor, lazer, zero ansiedade, muito drink e água de coco. E sabemos muito bem que, em um calor intenso, o que não pode faltar na casa ou no apê de praia é um ambiente bem climatizado para os momentos de relaxamento fora da água. Concorda? Mas, para ter os benefícios do ar-condicioando no litoral, é preciso tomar alguns cuidados com a alta umidade e a maresia.

 

O que é a maresia

 

A maresia é aquela névoa fina e úmida que, às vezes, paira sobre as cidades do litoral. Também conhecida como “efeito spray”, é formada por inúmeras gotículas de água do mar, que sobem ao ar com a arrebentação das ondas e a ação do vento. A maresia corrói porque, essas gotículas de água do mar, contêm moléculas de água ionizadas (pela presença de íons cloreto, sódio, magnésio, iodetos, sulfatos, etc). Em resumo, é ar contendo íons, e isso facilita as reações de oxirredução como a corrosão. E quem mora no litoral também sabe que a maresia é um problema para vários eletrodomésticos e o ar-condicionado faz parte dessa lista.

A umidade excessiva do ar em um ambiente litorâneo, pode causar danos tanto para a saúde, com a proliferação de mofo, bolor, e mau cheiro no ambiente, quanto trazer problemas relacionados à oxidação de estruturas e até funcionamento de eletrodomésticos e outros utensílios da casa. Mas fique tranquilo, vamos te ensinar como minimizar esses problemas.

 

Principais problemas causados pela umidade

 

Em diversas regiões, o excesso de umidade está relacionado ao clima local, à estação do ano e a outros fatores geográficos. No litoral isso se intensifica, pois além da umidade sempre elevada, temos a ação da maresia.

Eletrônicos e eletrodomésticos danificados:

A maresia é uma das principais causas para que ocorra curtos-circuitos em eletrônicos e eletrodomésticos no litoral. É preciso climatizar bem o ambiente para evitar que ela estrague o seu lazer. Aparelhos como televisores, celulares, computadores, tablets e ar-condicionado podem ser danificados facilmente se não estiverem em um ambiente que evite a entrada da maresia .

Apodrecimento de madeiras e acabamentos na casa ou apartamento:

É preciso ficar atento a possíveis sinais de que seu ambiente está muito úmido. Janelas, portas, rodapés, pisos e outros acabamentos em madeira ficam bastante danificados por conta da alta umidade do ar, chegando a ficar empenados ou até apodrecidos, causando um custo desnecessário e que poderia ser evitado. Bolhas e manchas nas paredes também podem ser causadas pela umidade excessiva no ambiente.

Odor e mofo:

O mofo é causado por fungos que vivem e se proliferam através da alta umidade do ar e da temperatura elevada, causando um odor incômodo. Traz consequências desagradáveis, pode causar danos à saúde, crises alérgicas, inflamações e outras doenças no sistema respiratório.

O uso do ar-condicionado ajuda a minimizar e até a eliminar esses problemas, trazendo mais conforto e economia, proporcionando descanso e tranquilidade para aproveitar a praia 100%.

 

Por que ter um ar-condicionado morando no litoral?

 

Para diminuir a umidade

A resposta é muito simples. Em um ambiente bem climatizado por um ar-condicionado, não existe excesso de umidade, pois o próprio funcionamento do aparelho retira parte da umidade do ar. Porém, somente o funcionamento padrão não é o suficiente para ambientes com umidade alta. E é para isso que nos condicionadores de ar existe a função de desumidificação, que é um comando simples acionado no controle do aparelho que remove a umidade excessiva do ar antes de devolvê-lo climatizado para o ambiente.

É indicado que a umidade relativa do ar esteja entre 50% e 60%, conforme a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo essencial para ambientes fechados e em regiões com maresia e alta umidade, evitando assim, a proliferação de mofo e bactérias, transtornos com gastos excessivos e promovendo maior economia para sua estada na praia.

Para minimizar a maresia

Nesse caso, você não precisa se preocupar com a maresia. Um ambiente bem climatizado permite que você mantenha portas e janelas fechadas por um tempo maior, amenizando assim, os efeitos corrosivos da maresia no interior do ambiente, além de trazer conforto térmico, tanto para dias de calor intenso, quanto para dias de frio. Outra dica importante para escolher o ar-condicionado para sua casa ou apê na praia é saber sua eficiência energética. Busque não só por aparelhos classe A na classificação do Inmetro, mas aparelhos com altos índices de IDRS. No caso, os índices dos equipamentos Daikin são até 30% maiores do que os índices de partida da classificação A.

E aí você pode se perguntar – Mas e a condensadora que fica do lado de fora, como evitar a corrosão pela maresia?

Então, nos equipamentos Daikin, o trocador de calor da unidade externa é feito com tubos de cobre e aletas revestidas por um tratamento anticorrosivo especial, conhecido como tecnologia Blue Fin. Com ela, a superfície das aletas é coberta com uma fina camada de resina acrílica e uma segunda camada de revestimento hidrofílico que, por sua vez, aumenta a resistência à corrosão. Nesse caso, você não precisa se preocupar com a maresia para esses componentes.

Mas lembre-se, ainda sim é necessário fazer a limpeza constante da evaporadora (unidade interna) e da condensadora (unidade externa), para minimizar ainda mais os efeitos da maresia e garantir que o equipamento funcione corretamente e sem ter nenhum problema futuro de corrosão e com economia de energia. Por isso, vamos te dar algumas dicas de como cuidar bem do seu aparelho no litoral.

 

Dicas para cuidar do ar-condicionado no litoral

 

  • Sempre que possível, instale a condensadora em um local que não esteja de frente a ação direta do vento que vem do mar. Existe a opção de colocar algum tipo de barreira, como muros ou paredes.
  • Se a condensadora vai ficar instalada no chão, deixe espaço suficiente entre o aparelho e o chão para lavagem da base da condensadora.
  • As serpentinas, quadros elétricos, placas eletrônicas e sensores precisam de manutenções constantes, mas para isso, você precisará chamar um técnico especializado, pois será preciso desmontar o equipamento para aplicação de vaselina (spray), graxa líquida (spray), desengraxantes dielétricos e outros produtos que ajudam a proteger ainda mais os componentes do ar-condicionado.
  • O ideal é a visita periódica de um técnico para avaliar, indicar e realizar a manutenção necessária. Alguns procedimentos mais simples podem ser feitos mensalmente por você com a orientação de um técnico, enquanto outros são trimestrais, semestrais e anuais e, quando exige desmontagem, necessita de um profissional credenciado.

Quer encontrar um profissional credenciado Daikin na sua região? Clique aqui. E se quiser saber mais sobre como limpar o seu aparelho, clique aqui e baixe um guia completo.

Outra dica importante, que você pode conferir no vídeo a seguir, é retirar as pilhas do controle se for permanecer um longo período sem utilizar o equipamento, pois elas podem oxidar e avariar o controle. Aproveite e confira mais dicas no vídeo abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *