Daikin Brasil Brasil

Menu

07.fev.2022 / PARA VOCÊ

Você sabia que tão importante quanto ter um ambiente climatizado, garantindo o conforto térmico da sua casa, é saber se a ventilação está sendo feita de forma correta? Um espaço que passa horas fechado, precisa de renovação do ar de forma a levar o ar poluído para fora e trazer ar fresco para dentro do ambiente. O ambiente climatizado com ventilação adequada pode ajudar muito a melhorar a qualidade do ar do seu ambiente.

Poluentes como dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO), formaldeído (HCHO), poeira doméstica, pólen, bactérias e vírus nocivos aos seres humanos ficam fechados no ambiente juntamente com o ar. A ventilação faz com que essas substâncias sejam diluídas e dispersadas, excluindo assim, o risco à saúde.

O ar-condicionado, por mais que faça a filtragem do ar, não faz a troca do ar de dentro pelo de fora. Muitas pessoas acreditam de maneira errada, que o ar-condicionado realiza a troca de ar no ambiente. Mas, o que os aparelhos fazem é recolher o ar quente interno, resfriá-lo e devolvê-lo para o ambiente de forma a baixar a temperatura do local. Ou, caso a intenção seja aquecer o ambiente, o ar-condicionado retira o ar frio, esquenta-o, devolvendo-o ao ambiente aquecido.

É preciso, então, contar com outros recursos que façam a ventilação adequada do local. Neste artigo vamos te ensinar como deve ser a ventilação correta tanto na sua casa, quanto em ambientes comerciais e escritórios.

 

Ventilando a sua casa

 

Como vimos, a ventilação é indispensável para garantir a qualidade do ar que respiramos e nossa saúde. E, no caso das residências, as portas e janelas podem ser grandes aliadas nesse processo.

A indicação é abrir pelo menos duas saídas de ar, que pode ser uma porta e uma janela, ou duas janelas. De preferência, posicionadas longe uma da outra para fazer uma corrente de ar. Se a ventilação for baixa, pode-se abrir pouco uma das janelas e abrir completamente a outra, para fazer com que o ar entre com mais força.

É importante fazer uma abertura como essa por cinco minutos a cada hora de ambiente fechado, principalmente se a circulação de pessoas é grande no local. Outra dica, é abrir o ambiente pela manhã para renovar o ar que ficou retido durante a noite, antes de ligar o ar-condicionado.

Para ambientes sem janelas, pode-se usar recursos como o exaustor por exemplo. O exaustor ou coifa pode ser usado associado a janelas e é muito eficaz para descarregar um maior volume de ar. Quer saber mais sobre métodos de ventilação para residências? Clique aqui.

 

Ventilação em escritórios e salas comerciais

 

Se a ventilação na sua casa é importante, no seu escritório é ainda mais, já que o espaço ali é compartilhado por mais pessoas, vindas de locais diversos. Abrir para renovar o ar e ficar livre de vírus e bactérias é essencial para a saúde dos trabalhadores do local e dos possíveis clientes.

E nesse caso, a utilização de portas e janelas também pode ajudar. Fazendo aberturas a cada hora, cuidando para abrir janelas que sejam, de preferência, opostas e distantes entre si, para criar uma corrente de ar.

Entretanto, alguns locais não possuem janelas e nem a possibilidade de abrir portas. Sendo assim, é preciso contar com equipamentos exclusivos para ventilação. São exaustores, grelhas de teto, ventiladores de recuperação de calor. Essas saídas de ar, estrategicamente colocadas, atuam na troca de ar do ambiente, garantindo a segurança dele.

Caso seja possível associar o uso de exautores a janelas e portas abertas a limpeza do ar é ainda mais eficaz. E, a dica para abrir completamente o ambiente pela manhã, para eliminar o ar parado a noite toda, também atua na qualidade do ar que será encontrado ali dentro. Abrir as salas de reuniões sempre ao final delas e usar horários de intervalos para deixar o ambiente aberto também faz a diferença no local. Quanto maior a frequência da ventilação, maior será a eficácia.

É preciso, também, garantir que essas saídas de ar estejam limpas. Grelha e filtros de ar sujos podem impactar a troca de ar. E, sem que você se dê conta, vai respirar um ar com mais poluentes. Quer saber mais sobre métodos de ventilação para escritórios? Clique aqui.

 

Ventilação em ambientes sem janela

 

Locais de grande circulação de pessoas como shoppings, restaurantes, grandes lojas entre outros são ambientes onde dificilmente encontramos uma janela para garantir a troca de ar. Mas, isso não significa que ela não esteja sendo feita.

Grandes equipamentos de ventilação garantem a eficácia na substituição do ar poluído pelo ar fresco. Em grandes espaços a ventilação ocorre com maior eficiência, já que são utilizadas máquinas de grande porte.

E você não precisa se preocupar com isso ao frequentar locais de grande circulação que não possuem janelas. Normas de segurança obrigam esses locais a tomarem medidas para que a troca do ar seja feita de forma efetiva.  Todo edifício deve estar equipado com capacidade de ventilação suficiente para garantir a saúde dos ocupantes, mesmo em caso de lotação.

Uma série de cuidados é tomada na instalação desses equipamentos. O local da instalação e o tipo de ventiladores utilizados são levados em conta em diferentes ambientes. O horário do funcionamento desses equipamentos é controlado de forma a garantir o funcionamento enquanto houver circulação de pessoas. E até o volume de ar pode ser definido para ventilação. Além de limpeza e manutenção programadas das grelhas e filtros.

Uma ventilação adequada aliada a um bom aparelho de ar-condicionado garante segurança e conforto no ar que você respira, seja em casa, no trabalho ou em momentos de lazer.

A Daikin, preocupada com a qualidade do ar que você respira, tem uma tecnologia inovadora de filtragem. É a Dupla Filtragem com Silver Íon, que é antibacteriano e conta com íons de prata que garantem um suprimento constante de ar limpo e agradável.

Além disso, a novíssima tecnologia Streamer da Daikin, decompõe as substâncias nocivas retidas no filtro, como vírus e bactérias. Essa tecnologia estará, em breve, à disposição do mercado brasileiro.

 

Uma resposta para “Como manter o ambiente climatizado com a ventilação adequada para sua saúde”

  1. Antônio Gomes de Sousa disse:

    Ótimas informações, parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *