Daikin Brasil Brasil

Menu

10.dez.2021 / ECONOMIA DE ENERGIA

Nos dias de temperatura extrema, seja alta ou baixa, tudo que a gente quer é um ambiente climatizado, que garanta o conforto térmico que nosso corpo precisa. Mas a preocupação com a alta na conta de luz pode nos fazer desistir de ligar nosso aparelho de ar-condicionado ou até nos tira a coragem de comprar um. Esse artigo está aqui para te mostrar que o ar-condicionado não é o vilão da sua conta de luz, e que você pode usá-lo sempre que precisar. Então, basta tomar alguns cuidados e medidas que garantam que você está usando da maneira correta e, portanto, mais econômica.

Um aparelho de ar-condicionado bem instalado, de acordo com as dimensões do espaço e utilizado de forma adequada, pode consumir bem menos do que você imagina. O consumo irá variar de acordo com o modelo, tecnologia e potência do aparelho.

Selo Procel e Etiqueta Inmetro

O Selo Procel de Economia de Energia ou simplesmente Selo Procel, instituído por meio de Decreto Presidencial de 08 de dezembro de 1993, tem por objetivo orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria. Também objetiva estimular a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a redução de impactos ambientais.

Já a nova etiqueta do Inmetro mostra a classificação do consumo de energia para cada categoria de eletrodomésticos, no caso dos condicionadores de ar ele mede o IDRS – Índice de Desempenho de Resfriamento Sazonal. As classificações vão de A a F sendo classe A (IDRS de 5,5 para cima) a mais eficiente. Esta classificação acompanha o produto e pode ser facilmente verificada na hora da compra.

Todos os aparelhos Daikin superam índices classe A de 5,5 IDRS e a tecnologia da empresa é capaz de oferecer índices que vão de 6 ao máximo de 7,5 IDRS. Exemplo disso é o novo Split EcoSwing Smart R-32 com índice de 7,2.

Prefira modelos modernos com compressores Inverter

Com a tecnologia Inverter a economia é grande e faz toda a diferença. O Compressor EcoSwing Inverter controla a velocidade do motor e pode reduzir em até *70% o consumo de energia. Sem causar os picos de consumo de energia como nos aparelhos tradicionais, o compressor funciona constantemente reduzindo ou aumentando a sua velocidade de acordo com a carga térmica do ambiente e gerando mais conforto aos usuários.

Para saber mais sobre a tecnologia Inverter acesse aqui.

*Entre os meses de janeiro a junho de 2018, a Daikin realizou em São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, um comparativo de consumo de energia em medições reais entre os produtos sem a tecnologia Inverter (modelos 2018) vendidos no Brasil e os produtos com tecnologia Inverter da Daikin. Para detalhes, entre em contato com a Daikin Brasil.

 5 dicas de uso eficiente do ar-condicionado

 Para garantir que você use seu ar-condicionado da melhor maneira possível, preparamos algumas dicas para manter o ambiente climatizado, sem explodir a conta de luz.

1 . Mantenha a temperatura em 23ºC

A manutenção da temperatura em índices amenos é uma dica de economia. Utilizar as temperaturas mais baixas (ou mais altas) disponíveis no seu aparelho, força o mesmo, fazendo com que o consumo seja alto. Manter a temperatura entre 22°C e 24°C te ajuda a economizar, ao mesmo tempo em que cuida da sua saúde, já que essa temperatura é a recomendada pelos órgãos de saúde.

 2. Proteja o ambiente do sol

A luz do sol incidindo diretamente sobre o ambiente aumenta a temperatura do local, fazendo com que o ar-condicionado trabalhe mais, e gastando mais energia para climatizar o ambiente. A utilização de cortinas e persianas mantem o calor mais intenso do lado de fora.

3. Mantenha portas e janelas fechadas

Portas e janelas abertas podem ser uma fonte de calor, fazendo com que o ar quente externo seja direcionado para dentro do ambiente. E com isso, forçando o aparelho de ar-condicionado a trabalhar com mais força, gastando, assim, mais energia.

4. Mantenha seu aparelho limpo

Manutenção e limpeza são essenciais para a economia. Checagem de filtros e limpeza das serpentinas a cada seis meses ou de acordo com a utilização do aparelho. As sujidades forçam o aparelho a trabalhar com mais potência, aumentando assim o gasto energético.

5. Use os recursos do seu aparelho

A função temporizador é uma aliada na economia. Com ela, o aparelho pode ligar e desligar no horário que você determinar, evitando gastos desnecessários. É possível também programar a função sleep, que aumenta 1ºC após a primeira hora e mais 1ºC após a segunda hora, e isso te ajuda a dormir melhor.

Os aparelhos Daikin também possuem ainda a função Econo, que limita o consumo de energia.

Ah, e, por último, nada de desligar seu aparelho de hora em hora com intuito de economizar. Há um mito de que desligar o aparelho por breves momentos pode ajudar na redução de consumo energético. Mas, essa prática não é eficaz e ainda pode elevar o consumo. Ligar e desligar o aparelho com frequência aumenta o gasto. É preferível deixar ligado mesmo em casos em que você se ausentará do ambiente por alguns minutos.

Ar condicionado economia inverter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *