Daikin Brasil Brasil

Menu

19.out.2021 / ECONOMIA DE ENERGIA

Para residências e também para pontos comerciais, a necessidade de ter um ambiente climatizado caminha lado a lado com o interesse de economizar energia. Felizmente, hoje em dia os aparelhos de ar-condicionado são fabricados com componentes e tecnologias que cumprem com esse objetivo e muitas outras vantagens. Assim é o ar-condicionado Inverter.

A tecnologia Inverter é uma solução presente em modelos variados de ar-condicionado, como o Hi Wall (modelo mais convencional, que fica na parede) ou SkyAir (cassete ou duto, embutido). É comum que exista confusão e muitas dúvidas sobre os aparelhos Inverter, por isso elaboramos esse artigo.

É importante que mais pessoas conheçam esta tecnologia e utilizem aparelhos que garantam uma economia maior de energia e conforto térmico. Conheça nos próximos tópicos.

Qual a diferença entre o ar-condicionado split e Inverter?

Essa é uma das confusões mais comuns relacionadas ao ar-condicionado Inverter. As duas características são diferentes, pois o split se refere ao modelo de ar-condicionado que tem unidades interna e externa separadas (evaporadora e condensadora, respectivamente). Já Inverter é uma tecnologia no motor do compressor do ar-condicionado, que proporciona uma economia no consumo de energia e outros benefícios.

Assim, um ar-condicionado pode ser split e Inverter ao mesmo tempo.

Qual a diferença entre o ar-condicionado ciclo reverso e Inverter?

Essa é mais uma confusão muito comum. Novamente, são características diferentes. Como já foi dito, inverter é uma tecnologia que pode estar presente no compressor. Já o ciclo reverso é uma característica proporcionada pela existência de uma válvula de reversão, que adiciona ao ar-condicionado a função aquecimento, além da tradicional função resfriamento.

E afinal, o que é o Inverter?

Essa tecnologia que estamos conhecendo trabalha especificamente no compressor do ar-condicionado, peça que funciona movimentada por um motor, responsável por fazer com que o fluido refrigerante tenha condições de absorver e rejeitar calor para que se tenha os efeitos de resfriamento ou aquecimento.

O compressor Inverter trabalha reduzindo ou aumentando a sua velocidade de acordo com a carga térmica do ambiente, gerando mais conforto, menor nível de ruído e minimizando o desperdício de energia.

Vantagens do ar-condicionado Inverter

Comparado a um compressor rotativo comum, o compressor Inverter Daikin entrega até 70%* de economia no consumo de eletricidade. Isso acontece porque a tecnologia permite que o aparelho alcance a temperatura desejada mais rápido e proporcione maior conforto térmico. Quando a temperatura do ambiente fica acima ou abaixo do que foi definido, sua velocidade é ajustada para que ela volte à temperatura esperada.

A segunda vantagem é que o ar-condicionado Inverter tem funcionamento silencioso, justamente pela baixa rotação do compressor nos momentos em que a temperatura do ambiente está próxima da desejada. Além disto, funcionar em baixa rotação resulta em menor consumo de energia do que o modelo tradicional, que funciona em velocidade máxima e para, repetidamente.

A durabilidade do compressor também é estendida graças a esse funcionamento, que evita o desgaste do aparelho.

Fazer a instalação de forma correta, seguindo todas recomendações do fabricante, é essencial para colher todos esses benefícios do Inverter e prolongar sua utilidade. Conheça mais sobre a tecnologia Inverter  nos aparelhos de ar-condicionado aqui.

Ainda ficou com dúvidas? Tem um vídeo bem legal no nosso canal do YouTube falando sobre o ar-condicionado Inverter. Você pode assistir por aqui, mas vai ser bem legal se você ir lá, seguir o nosso canal e dar um like no vídeo 👊.

*Entre os meses de janeiro a junho de 2018, a Daikin realizou em São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, um comparativo de consumo de energia em medições reais entre os produtos sem a tecnologia Inverter (modelos 2018) vendidos no Brasil e os produtos com tecnologia Inverter da Daikin. Para detalhes, entre em contato com a Daikin Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *