Daikin Brasil Brasil

Menu

18.set.2021 / PARA VOCÊ

Você sabia que a sua saúde depende também da qualidade de filtragem dos aparelhos de ar-condicionado dos locais que você frequenta? Neste momento, em que estamos enfrentando uma grande pandemia mundial, as atenções para os cuidados com a filtragem dos aparelhos devem ser redobradas. Então, como cuidar da saúde com a filtragem do seu ar-condicionado?

Essa é uma grande preocupação da Daikin e, também das autoridades regulamentadoras . Desde 2018 o Ministério da Saúde estabeleceu o PMOC, ou Plano de Manutenção, Operação e Controle para ar-condicionado. A partir de então, a manutenção preventiva se tornou obrigatória para edifícios públicos e coletivos do país.

O PMOC estabelece os procedimentos necessários nessa manutenção e com qual frequência ela deve ser realizada, a depender do tipo do aparelho e do local onde ele está instalado.

Limpeza: um dos itens do PMOC

O regulamento técnico do PMOC tem uma série de itens e tópicos a serem cumpridos para a garantia de qualidade do ar que circula no ambiente. Um desses tópicos é justamente a limpeza. Garantir a remoção de sujidade dos componentes do sistema de climatização para evitar sua dispersão no ambiente interno.

O artigo regulamenta ainda a necessidade de limpeza de componentes do sistema de climatização como as bandejas, serpentinas, umidificadores, ventiladores e dutos para evitar a multiplicação de agentes nocivos à saúde humana.

A limpeza garante também economia

A limpeza dos componentes do aparelho, realizada regularmente como manutenção preventiva, garante além da qualidade do ar no ambiente, a economia no consumo de energia.

Filtros sujos são lugares perfeitos para se concentrarem bactérias, amebas e fungos. Essa sujeira acumulada influencia diretamente no rendimento do aparelho, aumentando bastante o consumo de energia.

Dependendo da situação de sujidade na qual o aparelho se encontra, podem ocorrer problemas ainda mais graves como queima de compressores e motores, queda de disjuntores e superaquecimento de cabos, levando até a um incêndio.

Como garantir a limpeza do seu aparelho de ar-condicionado

Em primeiro lugar é necessário entender que um profissional capacitado é indicado para tal função. Tal profissional fará a higienização da bandeja de água condensada, da serpentina, dos filtros, usando produtos fungicidas, algicidas biodegradáveis e recomendados para essa função. Este mesmo profissional avaliará a possível necessidade de troca de filtros.

A cada 6 meses, é preciso desmontar o aparelho para garantir a limpeza de sua parte interna. Entretanto, essa frequência pode ser alterada a depender do local onde o aparelho está instalado. Fatores como renovação do ar e quantidade de pessoas a frequentar o local, podem interferir. Um aparelho instalado no seu quarto, terá frequência diferente de manutenção do aparelho do seu escritório, por exemplo.

Saiba mais aqui sobre o passo a passo para a limpeza do seu ar-condicionado.

A limpeza do ar-condicionado pode te deixar também longe de vírus

Em tempos de pandemia de Covid-19 o uso do ar-condicionado se tornou controverso. As recomendações são para ambientes ventilados naturalmente, com boa renovação de ar. Neste contexto, o ar-condicionado pode parecer um vilão.

Mas, não é bem assim. Nós sabemos que a climatização é imprescindível para o funcionamento de uma série de ambientes como hospitais, supermercados, entre outros. A climatização contribui, em alguns casos, com a produtividade e a garantia de processos realizados em determinados ambientes.

Portanto, diante de um cenário de pandemia, a ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ventilação e Aquecimento) recomenda alguns cuidados, salientando inclusive a importância dos serviços de manutenção preventiva.

A renovação do ar de tempos em tempos, a filtragem que pode reter micro-organismos e vírus, o controle da temperatura e umidade do ambiente, e o monitoramento da qualidade do ar são fatores para se atentar.

Na Daikin, estamos constantemente preocupados com a qualidade do ar. Nossa tecnologia de filtragem está entre as melhores, em parceria com a maior fabricante de filtros do mundo, presente em dezenas de países (veja aqui toda a linha de filtros de alta performance).

Alguns exemplos da tecnologia Daikin em filtragem:

– Dupla Filtragem com Silver Íon. Esse filtro é composto por íons de prata que eliminam grande parte dos vírus e bactérias e mantém o ar do ambiente limpo e seguro. Além disso, os íons de prata atuam também contra alérgenos.

– Dupla filtragem com o filtro fotocatalítico de titânio/apatita que absorve os odores alérgenos.

Conheça os aparelhos Daikin e veja essa e outras tecnologias exclusivas para garantir a qualidade do ar que você respira.

bactérias daikin Filtragem de ar PMOC qualidade do ar vírus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *