Ar Quente e Frio

O clima vai refrescando naturalmente. A temperatura começa a cair. O inverno vai se aproximando. E aí, o que você faz? Esquece o ar-condicionado? Nada disso! Preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber para aquecer seu ambiente.

Alguns aparelhos possuem a função aquecimento e podem te trazer conforto nos dias mais frios do ano. É o que nós chamamos de “ciclo reverso”. Essa função faz com que o aparelho de ar-condicionado possa fazer tanto o resfriamento, quanto o aquecimento do ambiente.

E, para algumas regiões do país, com grandes variações de temperatura ao longo do ano, ter a opção aquecimento pode ser indispensável. Em países tradicionalmente mais frios, com temperaturas muito baixas, a calefação ou o aquecimento dos ambientes é natural e indispensável. Raramente passa-se frio dentro de algum ambiente.

No território brasileiro ocorre uma grande diversidade climática devido à sua extensão territorial, com climas mais quentes ao Norte e frios ao Sul. No entanto, aquecer o ambiente não é uma preocupação em geral e com isso, é comum ver pessoas muito agasalhadas mesmo dentro de alguns ambientes. Por isso, principalmente nas regiões Sul e Sudeste que apresentam invernos com temperaturas baixas, ter a garantia de conforto térmico na sua casa, empresa ou loja pode fazer a diferença ao longo dos meses mais frios.

Como funciona o ciclo reverso?

Um ar-condicionado com ciclo reverso tem capacidade para distribuir ar quente da mesma forma que o ar frio. O aparelho possui algumas diferenças em seus componentes internos, como o que possibilita essa reversão que é a válvula de reversão, presente nos modelos Quente e Frio.

O ajuste é feito no próprio controle remoto de forma muito simples com a função aquecimento “HEAT” para ajustar a temperatura desejada, acima da temperatura ambiente.

Na prática, o sistema faz uma reversão e passa a operar na direção oposta, ou seja, o ar frio é direcionado para fora do ambiente, enquanto o ar quente passa a ser direcionado para dentro.

Vantagens de ter um aparelho Quente e Frio

Um aparelho de ciclo reverso pode ser utilizado o ano inteiro, garantindo um ambiente climatizado e confortável, com temperatura e umidade controladas.

Mesmo na função aquecedor, se você optar por aparelhos mais modernos que sejam classe A no INMETRO e possuam o Inverter, este tipo de compressor ajudará a ajustar mais rapidamente a temperatura ambiente à temperatura desejada e você terá uma economia muito maior se comparada a aquecedores elétricos, que também não possuem a opção de definir a temperatura .

É muito mais prático e versátil possuir o ar-condicionado de ciclo reverso do que alternar entre condicionadores de ar e aparelhos que cumpram só a função de aquecimento, como aquecedores, além de otimizar o espaço e economizar com instalação e manutenção e consomem muito mais energia.

Alguns cuidados

A limpeza e manutenção são indispensáveis durante o ano todo, principalmente se o aparelho está em uso constante, para manter um ar saudável no seu ambiente. Quer saber mais sobre como realizar a limpeza correta do seu aparelho? Clique aqui.

Para aumentar a eficácia do aparelho, assim como na função resfriamento é necessário fechar portas e janelas dos ambientes, garantindo assim, maior conforto térmico.

Dica

Se quer aquecer seu ambiente e está pensando em instalar um ar-condicionado na sua residência ou empresa, a melhor época do ano é durante o período no inverno. Nesses meses a procura por aparelhos e demanda pela instalação é menor, o que traz agilidade ao processo e o preço também pode ficar mais atrativo.

Aproveite esse período. Invista num modelo com ciclo reverso e garanta o conforto para todos, independente da temperatura externa.