A maior parte dos aparelhos de ar-condicionado comercializados hoje contém entre suas peças e componentes o controle remoto. O controle é muito comum em aparelhos split. Embora o controle remoto de ar-condicionado seja variável entre cada fabricante e mesmo entre cada linha, existem funções comuns compartilhadas pela maioria deles. 

Neste artigo, você pode aprender um pouco mais sobre as funções que seu ar-condicionado realiza a partir dos comandos do controle remoto. Atenção também já que estamos falando dos controles originais do aparelho, e não de substitutos ou controles universais. Sistemas de climatização centrais, instalados para prédios inteiros, geralmente não possuem estas funções e nem o mesmo tipo de controle. 

Seja para seu escritório, ponto comercial ou mesmo para casa, continue lendo para conhecer mais sobre as funções do ar-condicionado. 

Para melhor circulação do ar 

O controle do ar-condicionado pode ter os botões ‘Fan’ e ‘Swing’. Enquanto o primeiro aciona a função de ventilação, o segundo é específico para que, durante outras operações como resfriamento, ventilação e aquecimento, o aparelho movimente suas aletas para cima e para baixo, direcionando o ar para mais espaços dos ambientes 

Desumidificador 

O botão que ativa esta função pode aparecer com o nome ‘Desumid’ ou como ‘mold proof’ (à prova de mofo). Como o próprio nome diz, com esta função acionada o aparelho reforça seu trabalho captando o ar do ambiente e a retirada de umidade dele. Não é uma ação muito requisitada ou necessária, mas é interessante principalmente para espaços abafados e sem circulação natural do ar. 

Modelos Inverters: Mais potência ou mais economia  

O botão Powerful’ maximiza, em cerca de 20 minutos, a função de refrigeração ou aquecimento, em aparelhos com essa função, do ambiente. Ele chega à capacidade máxima do aparelho em menos tempo, mas para isso faz um grande esforço energético. Não é compatível com o funcionamento silencioso e nem com a função do botão ‘Econo’. Este último é o botão de economia, que diminui a potência do aparelho também para economizar o consumo de energia. 

Ligar e desligar automaticamente 

Outro botão e função comum nos aparelhos de ar-condicionado é o ‘Timer’. Existe o timer que apenas programa o desligamento do aparelho dentro de alguns minutos e/ou o timer que ajusta o horário para ligar e desligar o aparelho. A disponibilidade dessas funções varia também entre aparelhos, podendo não existir ou estarem incluídas dentro de outros menus. 

Aliás, é um bom momento para lembrar que seu controle remoto do ar-condicionado deve ser bem preservado, cuidando contra quedas e também limpando o excesso de gordura e poeira do aparelho. Troque as pilhas ou baterias de tempos em tempos, e quando achar necessário busque pela assistência técnica do seu fabricante.  

Se você está pesquisando também sobre suas opções de aparelhos e formatos de instalação de ar-condicionado, conheça mais sobre o ar-condicionado central para residências.