Como aproveitar a função ventilador do ar-condicionado

Temperatura elevada e sensação de ar abafado, mesmo em dias com muitas nuvens ou em regiões de clima úmido, podem ser resolvidos com a ventilação do ambiente. Além de manter a corrente natural do ar deixando portas e janelas abertas, os tradicionais modelos de ventilador e também o ar-condicionado, que conta com essa funcionalidade, ajudam a alivar essa sensação. 

O que poucas pessoas sabem é que a função ventilador do ar-condicionado pode ser aproveitada mesmo quando o aparelho não está no modo de refrigeração. Continue lendo para saber como utilizar o ventilador do ar-condicionado a favor do conforto e da economia no consumo. 

O que é a função ventilador (fan)? 

No controle remoto, você vai encontrar o botão Fan” (ventilador, em inglês) ou “Ventilação”. Ao ativar essa função do aparelho, o sistema de ventilação será acionado e pode ser controlado em até 5 velocidades que possibilitam um fluxo de ar mais ou menos intenso. 

Mesmo quando o compressor do ar-condicionado não está em funcionamento, ou seja, a refrigeração está inativa, o aparelho pode ser ligado no modo “fan”, desempenhando o mesmo papel do ventilador tradicional.  

Quando utilizar? 

A função ventilador do ar-condicionado pode ser utilizada para recircular o ar ambiente. 

Quando o compressor está desligado, é necessário manter portas e janelas abertas e possibilitar a entrada e saída do ar.  

Essa função também pode ser utilizada, por exemplo, para manter o controle da sensação térmica a noite enquanto você dorme, quando a temperatura tende a cair ao longo da madrugada e o ambiente já encontra-se climatizado. 

Vantagens da função ventilador 

Além de contar com dois aparelhos em um, o ar-condicionado modo de ventilação  representa um consumo menor energia quando é o único a estar em funcionamento, chegando a apenas 10% do consumo total. 

Com a função ventilador, você também ajuda a afastar mosquitos e insetos do ambiente com um fluxo de ar mais intenso no ambiente. 

Conheça outras funções do controle remoto 

Você viu até aqui a função ventilador e como ela contribui para circulação do ar em diversas ocasiões, principalmente para aliviar a sensação térmica de calor e ar abafado nos ambientes. Outras funções presentes no controle do aparelho também ajudam a melhorar esse ponto. 

A corrente de ar criada é direcionada pelas aletas que controlam a direção do fluxo e que, por sua vez, são controladas por outra tecla do controle chamada “Swing” ou “Oscilar”. Com essa tecla, é possível controlar a movimentação das aletas externas (horizontal) presentes em alguns modelos. Descubra outras funcionalidades básicas do controle remoto de ar-condicionado.