Nas empresas e também nas residências, está cada vez mais comum falar em sistemas de automação. A automação residencial, ou em construções e ambientes em geral, é uma realidade graças ao número cada vez maior de aparelhos eletrônicos que podem ser conectados e também pela IoT (Internet of Things), a internet das coisas. Muitos sistemas podem ser ligados em uma automação para ambientes, a exemplo da iluminação, do entretenimento (som, televisão), eletrodomésticos, equipamentos de segurança e a climatização, contando principalmente com os aparelhos de ar-condicionado. Provavelmente, você já deve ter ouvido que as casas – e outras tantas variações de ambientes – poderão ser controladas pelo smartphone.

Assim funciona também a automação de ar-condicionado. Neste artigo, descrevemos alguns diferenciais e benefícios de optar por esse tipo de instalação no seu sistema de climatização.

Como funciona a automação de ar-condicionado?

Existem sistemas de automação na climatização dos mais complexos aos mais básicos, mas suficientes para quem quer experimentar maior mobilidade e facilidade no dia a dia. É importante considerar também quais modelos são adequados para a automação desejada.

Dependendo do modelo, do ambiente e da demanda pelo ar-condicionado, o simples comando no aparelho ou no seu controle remoto já vão dar início a uma automação. Um exemplo disso é o botão “Timer”, que programa o aparelho para ligar e desligar em determinada hora ou após um período definido em minutos.

Existe a possibilidade de fazer a automação com a rede Wi-Fi, conectando seu celular, tablet ou computador a uma central de comandos que então aciona o aparelho. Esse é um método bastante simples e que não demanda nenhuma obra ou grande adaptação. E é claro, existem sistemas de automação mais complexos, ligando sistemas variados dentro de um painel de controle ou de programa dentro do smartphone.

Benefícios da automação de ar-condicionado:

  • Garante o conforto térmico em todos momentos, começando a climatização mesmo sem o comando direto – você pode ligar o ar-condicionado antes mesmo de chegar em casa!
  • Permite o monitoramento térmico através de um smartphone, tablet ou computador;
  • Auxilia no controle do consumo de energia, possibilitando por exemplo, o agendamento de início e término da operação, controle de temperatura mínima e máxima, verificação remota se o equipamento está em funcionamento para desligar o mesmo, etc.; 
  • Possibilita o controle de outros dispositivos conectados como: iluminação, sensores de presença, cortinas, fechaduras, ventilação, entre outros.

Saiba quais produtos da Daikin possibilitam automação através do software SVM (Smart VRV Manager):

  • VRV Home;
  • VRV Fit;
  • VRV Inova;
  • SkyAir Cassete;
  • Splitão Pack-G.

Controle de automação em ambientes residenciais: mais conforto e praticidade!

  • Visualizações: com essa função o usuário tem a praticidade de visualizar as temperaturas de todos os ambientes;
  • Acesso externo: controle a temperatura dos ambientes de qualquer lugar utilizando um smartphone, tablet ou computador conectados à internet;
  • Bloqueio e restrições: o usuário pode restringir as funções das unidades internas evitando, por exemplo, a alteração da temperatura e do horário de funcionamento, entre outras funções.

Aplicação da automação em ambientes comerciais: controle e melhor gerenciamento

  • Intertravamento: crie uma condição para o ar-condicionado. Configure, por exemplo, o desligamento do equipamento ao abrir as janelas do local; 
  • Controle por múltiplos usuários: faça o gerenciamento de usuários para administrar acessos e permissões;
  • Alarme via e-mail: registra as informações de alarmes ocorridos e envia automaticamente um e-mail para o gerenciador previamente cadastrado.

Ajustes preferidos

Com a Função Cena o usuário tem a praticidade de realizar todos os ajustes já salvos no aplicativo com um único toque. Integrado ao sistema Wago, um diferencial Daikin Brasil, é possível configurar também a iluminação, posicionamento de cortinas, janelas, etc.