Daikin Brasil Brasil

Menu

06.jan.2021 / AR-CONDICIONADO

Nas empresas e também nas residências, está cada vez mais comum falar em sistemas de automação. A automação residencial, ou em construções e ambientes em geral, é uma realidade graças ao número cada vez maior de aparelhos eletrônicos que podem ser conectados e também pela IoT (Internet of Things), a internet das coisas. Muitos sistemas podem ser ligados em uma automação para ambientes, a exemplo da iluminação, do entretenimento (som, televisão), eletrodomésticos, equipamentos de segurança e a climatização, contando principalmente com os aparelhos de ar-condicionado. Provavelmente, você já deve ter ouvido que as casas – e outras tantas variações de ambientes – poderão ser controladas pelo smartphone.

Assim funciona também a automação de ar-condicionado. Neste artigo, descrevemos alguns diferenciais e benefícios de optar por esse tipo de instalação no seu sistema de climatização.

Como funciona a automação de ar-condicionado?

Existem sistemas de automação na climatização dos mais complexos aos mais básicos, mas suficientes para quem quer experimentar maior mobilidade e facilidade no dia a dia. É importante considerar também quais modelos são adequados para a automação desejada.

Dependendo do modelo, do ambiente e da demanda pelo ar-condicionado, o simples comando no aparelho ou no seu controle remoto já vão dar início a uma automação. Um exemplo disso é o botão “Timer”, que programa o aparelho para ligar e desligar em determinada hora ou após um período definido em minutos.

Existe a possibilidade de fazer a automação com a rede Wi-Fi, conectando seu celular, tablet ou computador a uma central de comandos que então aciona o aparelho. Esse é um método bastante simples e que não demanda nenhuma obra ou grande adaptação. E é claro, existem sistemas de automação mais complexos, ligando sistemas variados dentro de um painel de controle ou de programa dentro do smartphone.

Benefícios da automação de ar-condicionado:

  • Garante o conforto térmico em todos momentos, começando a climatização mesmo sem o comando direto – você pode ligar o ar-condicionado antes mesmo de chegar em casa!
  • Permite o monitoramento térmico através de um smartphone, tablet ou computador;
  • Auxilia no controle do consumo de energia, possibilitando por exemplo, o agendamento de início e término da operação, controle de temperatura mínima e máxima, verificação remota se o equipamento está em funcionamento para desligar o mesmo, etc.; 
  • Possibilita o controle de outros dispositivos conectados como: iluminação, sensores de presença, cortinas, fechaduras, ventilação, entre outros.

Saiba quais produtos da Daikin possibilitam automação através do software SVM (Smart VRV Manager):

  • VRV Home;
  • VRV Fit;
  • VRV Inova;
  • SkyAir Cassete;
  • Splitão Pack-G.

Controle de automação em ambientes residenciais: mais conforto e praticidade!

  • Visualizações: com essa função o usuário tem a praticidade de visualizar as temperaturas de todos os ambientes;
  • Acesso externo: controle a temperatura dos ambientes de qualquer lugar utilizando um smartphone, tablet ou computador conectados à internet;
  • Bloqueio e restrições: o usuário pode restringir as funções das unidades internas evitando, por exemplo, a alteração da temperatura e do horário de funcionamento, entre outras funções.

Aplicação da automação em ambientes comerciais: controle e melhor gerenciamento

  • Intertravamento: crie uma condição para o ar-condicionado. Configure, por exemplo, o desligamento do equipamento ao abrir as janelas do local; 
  • Controle por múltiplos usuários: faça o gerenciamento de usuários para administrar acessos e permissões;
  • Alarme via e-mail: registra as informações de alarmes ocorridos e envia automaticamente um e-mail para o gerenciador previamente cadastrado.

Ajustes preferidos

Com a Função Cena o usuário tem a praticidade de realizar todos os ajustes já salvos no aplicativo com um único toque. Integrado ao sistema Wago, um diferencial Daikin Brasil, é possível configurar também a iluminação, posicionamento de cortinas, janelas, etc.

Ar condicionado automação de ar-condicionado daikin

10 respostas para “Já ouviu falar em automação de ar-condicionado?”

  1. Alexandre da Silva Azevedo disse:

    Boa noite, gostaria muito de informações sobre vrv da daikin se possível datas de treinamento curso e afins, obrigado

  2. Danilo disse:

    Prezados,

    Possuo o ar condicionado daikin advance inverter 9000 btu.

    É possível instalar módulo wifi nele?

    Se sim, poderiam me indicar qual o módulo adequado?

    Grato.

  3. Roberto de Jesus Paris disse:

    Bom dia. Gostaria de saber se é possível acionar o VRV via Alexa? Se sim, como poderia ser feito? Obrigado

  4. paulo disse:

    boa noite , é possível conectar split hi-wall ecoswing 24.000 ao reiri ?

    • Daikin disse:

      Olá Paulo! O EcoSwing já vem equipado com sistema de controle Wi-Fi com aplicativo dedicado (Daikin Smart AC). Infelizmente não é possível conectar os produtos da linha EcoSwing no Reiri. Abraço!

  5. Boa tarde, tenho 2 splits, 12K Btus, 18 KBtus, (R32) todos com a placa WI-FI integrados e App no Smartphone funcionando perfeitamente bem, pergunto, posso fazer uma programação de automação para que os solits possam ligar e desligar semanalmente de acordo com os horários pre estabelecidos? Gostaria de programa-lós seg, ter,qua,qui e sexta. Hoje eu faço isso facilmente com dispositivo da Positivo, como os ares que acho mais sofisticados do Brasil que são os da Daikin, com placa de WI-FI integrada, um App sofisticado, podemos fazer essa automação?

    • Daikin disse:

      Olá Henrique, obrigado por seu contato! Você pode utilizar em seus assistentes de comando de voz Alexa e/ou Google Home a função de programação de calendário, definindo dias da semana para ligar e desligar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *