Daikin Brasil Brasil

Menu

19.ago.2020 / AR-CONDICIONADO

Quem quer instalar ar-condicionado, seja para uma casa ou um ponto comercial, precisa fazer o dimensionamento correto do aparelho e de toda a instalação necessária. Isso considerando também todos os tipos de aparelhos, fabricantes e modelos disponíveis no mercado. No geral, é importante ter em mente que um aparelho subdimensionado – ou seja, pequeno em comparação ao ambiente e a demanda – não vai ser eficiente no objetivo de climatização. 

Enquanto, da mesma forma, um aparelho maior do que o necessário representará um gasto excessivo e desnecessário de energia elétrica e recursos de instalação.  

Para dimensionar ar-condicionado são considerados os fatores físicos, sobre o tamanho do aparelho e seu formato (geralmente split ou multi split), e também o cálculo de capacidade em Btu/h. Neste artigo, conheça o básico que você deve saber sobre o dimensionamento de ar-condicionado. 

O que é avaliado para dimensionar ar-condicionado? 

Seja para o cálculo de Btu/h, a potência térmica do aparelho, ou para encontrar medidas e quantidades necessárias de cabeamento, drenos e demais ligações para o funcionamento do ar-condicionado, o momento de dimensionar o ar-condicionado é indispensável. Alguns fatores para tomar como medidas e especificidades do projeto de climatização. São eles: 

Tamanho do espaço 

A área total do espaço a ser climatizado é avaliada, seja apenas um cômodo, uma casa ou um edifício inteiro. Tanto a evaporadora quanto a condensadora do ar-condicionado devem ser escolhidas e instaladas de acordo com as especificidades do espaço, que variam na potência necessária para o conforto térmico e também no espaço disponível para instalação. Por exemplo, espaços mais amplos recebem melhor o modelo de evaporadora cassete, enquanto os cômodos comportam o Hi-Wall.  

Utilidade do espaço 

Um quarto e um escritório tem finalidades diferentes, assim como uma indústria ou uma loja, o que também é avaliado no momento de dimensionar o projeto de climatização. A presença de aparelhos ligados a rede elétrica e a quantidade de pessoas que frequentam o espaço são as medidas mais solicitadas. 

Incidência do sol 

É considerada na parte do dia em que o sol entra no ambiente específico, seja pela janela ou quando a parede é atingida pelo sol e converte em carga térmica. Não é recomendável que o ar-condicionado receba a incidência direta do sol, o que já limita os pontos de instalação. 

Portas e janelas 

O fluxo natural da circulação do ar também é medido. Quando não existe a possibilidade de manter portas e janelas sempre fechados durante o uso do ar-condicionado, o projeto avalia a necessidade de instalar também uma cortina de ar. 

Disposição da rede elétrica 

Quanto maior a capacidade, maior a necessidade de energia elétrica. Para dimensionar a instalação, é necessário avaliar a disposição da rede nos pontos em que o ar-condicionado estará presente. 

Como é feito o cálculo de Btu/h? 

Btu é a Unidade Termal Britânica (British Thermal Unit, em inglês), sendo utilizada para medir a potência dos aparelhos de ar-condicionado. Quanto maior a quantidade de Btu/h de um aparelho, maior será a sua capacidade e rapidez na climatização, ao mesmo tempo em que o consumo da energia elétrica também aumenta.  

O cálculo de Btu/h considera os elementos descritos acima e outros pontos, como a temperatura média da região, a quantidade de aparelhos eletrônicos ligados, presença de móveis no espaço, etc. Se você está nesse momento de dimensionar ar-condicionado, aproveite para encontrar o Btu/h do seu ambiente e também conhecer o Simulador de Capacidade da Daikin. 

Ar condicionado como dimensionar dimensionar ar-condicionado instalação de ar condicionado

2 respostas para “O que você precisa saber para dimensionar ar-condicionado”

  1. Igor Leonardo Kestering disse:

    boa tarde, tenho interesse na compra de 3 ar condicionado Daikin, para quarto, 1º quarto 2,86 x 3,30 para uma pessoa, 2º quarto 2,86 x 4,50 para 2 pessoa e tem uma tv, 3º quarto 2,42 x 4,33 para uma pessoa, poderia me ajudar qual o melhor tamanho de ar condicionado devo comprar?

    • Daikin disse:

      Olá Igor! Você pode entrar em contato com um instalador credenciado que fará uma visita técnica e indicará qual é o produto mais adequado para sua necessidade. Nessa visita ele poderá efetuar um cálculo de carga térmica do espaço, incidência de sol, entre outros itens que impactam também na capacidade do aparelho. Visite nosso site e contate o instalador mais conveniente para você. https://www.daikin.com.br/onde-comprar/instalador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *