Daikin Brasil Brasil

Menu

08.abr.2020 / ECONOMIA DE ENERGIA

Em um país tropical com o Brasil, as variações de temperatura tornam o ar condicionado um item indispensável para residências e escritórios.

A economia de energia é um dos pontos que mais pesam na escolha do equipamento ideal, e ter um projeto de climatização bem planejado ajuda a evitar desperdícios que podem pesar no bolso.

Porém, é possível manter o conforto térmico de ambientes sem ter gastos desnecessários. Saiba como economizar energia sem ter que desligar o ar condicionado.

Esteja atento ao local de instalação

Faz parte do projeto de climatização o dimensionamento da capacidade necessária dos equipamentos de ar condicionado de acordo com o local onde serão instalados. Para isso, deve ser realizado o cálculo da quantidade de BTU/h do ambiente, e a quantidade BTUs  que leva em consideração a necessidade de resfriamento do ambiente, considerando a circulação de pessoas,  a posição do ambiente, aberturas de passagem do ar (portas e janelas), insolação e outras variáveis. Uma seleção adequada do equipamento garante uma , maior eficiência energética e melhor custo benefício, uma vez que um equipamento maior do que o necessário resulta em desperdício de dinheiro na compra, e um equipamento menor do que o necessário gastará mais dinheiro durante a utilização. a ajuda de um profissional especializado é essencial.

Priorize a maior tecnologia na sua escolha, inverter significa economia

O modelo inverter possibilita até 70% de economia, comparados aos que não possuem essa tecnologia. Isso é possível graças ao funcionamento do motor do compressor deste tipo de equipamento. Ao invés de simplesmente ligar e desligar a refrigeração, o ar condicionado inverter reduz ou aumenta a velocidade de rotação, gerando economia de energia pela ausência dos picos de consumo. Além disso, esse modelo de ar condicionado apresenta baixo nível de ruídos, promovendo um maior conforto e gerando mais um ponto a favor do custo benefício.

Limpe os filtros de tempos em tempos

Limpar o filtro do ar condicionado deve fazer parte da rotina de quem utiliza o aparelho, pois a sujeira acumulada pode prejudicar o funcionamento e reduzir a vida útil do aparelho. O acúmulo de poeira nos filtros resulta em um maior consumo de energia do equipamento ao dificultar a passagem do ar pelo aparelho e reduzir a taxa de retirada de calor do ambiente.

Mais importante do que apenas a questão da economia de energia, a limpeza dos filtros é imprescindível pois um filtro sujo é prejudicial à saúde dos usuários. O filtro sujo pode resultar na proliferação de fungos no ar que podem ser prejudiciais à saúde respiratória, causando reações alérgicas, por exemplo.

Utilize função e timer

Algumas funcionalidades presentes nos aparelhos de ar condicionado auxiliam na economia de energia, como a função timer que auxilia na redução do consumo de energia, pois é possível programar o horário tempo exato para que o aparelho desligue e evite o uso desnecessário em momentos que você não esteja no ambiente. Essa função tem ainda um ganho em conforto pois aumenta a temperatura em 0,5°C no modo resfriamento e em reduz a temperatura em 2°C no modo aquecimento após 60 minutos do timer ter sido ativado para que o usuário tenha uma melhor noite de sono.

Não bloqueie as saídas de ar

Outra maneira de manter o clima agradável sem causar um maior consumo de energia é mantê-lo sem obstruções para circulação do ar. Não é recomendado deixá-lo atrás de cortinas ou móveis. Vale ressaltar que instalar o aparelho de ar condicionado próximo à janelas e locais com incidência solar também pode prejudicar o funcionamento de maneira que o equipamento consuma mais energia.

Ajuste a temperatura adequadamente

Uma última dica valiosa diz respeito à temperatura ideal para ajustar ar condicionado durante o período de utilização. Pesquisas mostram que a maioria das pessoas sente-se confortável entre 20ºC e 25ºC, sendo  23ºC uma boa média para se adotar. Mais do que isto, é importante lembrar que ajustar o equipamento para 23ºC não significa que o ar sairá do ar condicionado com esta temperatura, mas sim que ele fará os devidos ajustes para tentar manter o ambiente nesta temperatura.

Com todos esses pontos cobertos, passando pelo projeto, instalação e uso no dia a dia, maiores são as chances de uma economia e eficiência. Dúvidas sobre qual modelo de ar condicionado escolher? Faça uma Simulação de Capacidade aqui.

Ar condicionado economia de energia

14 respostas para “5 passos para economizar energia sem desligar o ar condicionado”

  1. Edna disse:

    Posso usar a função ventilador do meu ar condicionado portátil sem precisar colocar o tubo na janela?

    • Daikin disse:

      Olá Edna,

      Obrigado pelo seu contato e interesse em nosso blog.

      A Daikin não comercializa equipamentos portáteis de AC e não consegue responder essa dúvida. Aconselhamos você entrar em contato com o fabricante do seu AC portátil para que possa auxiliá-la.

      Atenciosamente,
      Marketing

    • Alex Gonçalves disse:

      Olá Edna !
      Sou instalador, e respondendo sua dúvida sim pode usar a função ventilar sem ter que usar o duto de transferência de calor, só não esqueça de instalar novamente quando for usar no modo frio…

  2. Alex Gonçalves disse:

    Sou Instalador não credenciado, e tenho uma dúvida é verdade que a máquina DAIKIN inverter onde surgiu um comentário que a mesma não liga caso seja instalada com a infra estrutura inferior ao que vem recomendada de fabrica?
    Se for verdade isso vai me ajudar bastante na recomendação da mesma…

  3. Sergio Toshio disse:

    Bom dia, tenho um Daikin e apenas por curiosidade. Qual desses modos são mais econômico?
    – Temperatura 27 e ventilação automática, ou
    – Temperatura 27 e ventilação mínima.

    • Daikin disse:

      Olá Sergio! Consultamos nossa engenharia de produto, e essa é a recomendação! Em ventilação mínima a tendência é gastar menos energia. Porém, é possível que a condição de conforto demore a seja alcançada, ou dependendo da condição, não seja alcançada. Por outro lado, caso seja utilizado em modo automático de ventilação, o sistema ventilará com maior intensidade até a temperatura alcançar os 27°C desejados, e assim que alcançada ele reduzirá a velocidade de ventilação automaticamente. Desta forma, a ventilação automática é a que resultará em um melhor equilíbrio entre conforto e economia. Um abraço!

  4. José Lopes disse:

    Achei as informações de grande valia para economizar a energia principalmente hoje com as altas tarifas.
    Só queria deixar um registro sobre a temperatura ambiente adequada para o bem estar das pessoas. Segundo a NR 17 do Ministério do Trabalho, a temperatura para o conforto térmico deve se encontrar entre 20 e 23°C. Considerando a média de 21,5°C, o valor ideal seria 22°C. Para não ter desconforto, a central deverá ser ligada neste ajuste, alguns minutos antes do uso do ambiente. A tecnologia smart pode ser usada para ligar remotamente.

  5. Anderson da Silva disse:

    Bom dia. Em determinadas situações que o ambiente já está frio o suficiente, consigo manter o Split desligado por cerca de 30minutos. Ainda assim é mais econômico manter o Split ligado, aumentando a apenas a temperatura?

    • Daikin disse:

      Anderson, o caso citado no texto considera que, na maioria das vezes, o consumo do equipamento para climatizar novamente o ambiente é normalmente maior que o consumo para manter a temperatura no ambiente. Podem ocorrer variações considerando o ambiente como tamanho, carga térmica, subdimensionamento ou superdimensionamento, entre outros.

  6. Ibraim Sued disse:

    Fax mal ligar um ar condicionadodo pelo disjuntor
    Ou pelo interruptor diferencial? Que condições elétricas permitiriam isso?

  7. VLADIMIR RONAI disse:

    Função Sleep.economiza mesmo energia??

    • Daikin disse:

      Vladimir, com certeza. Ela evita o uso desnecessário do aparelho e no caso dos equipamentos Daikin, ajusta também a temperatura para uma melhor noite de sono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *