Daikin Brasil Brasil

Menu

26.jun.2019 / DICAS

O Split e todos os outros tipos de ar condicionado precisam de manutenção preventiva, trata-se de uma obrigação prevista em lei, como a 13.589 de 14 de Janeiro de 2018. Esta lei deu mais força às portarias e normas sobre o tema, assunto já abordado em outros artigos aqui no blog.

Então porque escrevemos este artigo?

Bom, para começar não importa o tamanho ou capacidade dos equipamentos, seja um simples Split ou uma grande instalação de água gelada de um shopping, todos precisam de manutenção preventiva.

Muitas vezes a garantia de um ar condicionado está atrelada à responsabilidade do cliente em fazer a manutenção preventiva de seu equipamento. É o caso da Daikin e de praticamente todos os fabricantes, que deixam muito claro isso no certificado de garantia do produto. Dê uma olhada no certificado Daikin!

E como a manutenção do ar condicionado aumenta a vida útil do equipamento?

A manutenção preventiva do ar condicionado aumenta a vida útil do equipamento porque garante que todas as peças funcionem corretamente, evitando grandes problemas.

Filtro e/ou serpentina sujos são focos de bactérias, fungos, amebas e outros microorganismos nocivos à saúde. O acúmulo de sujeira provoca a queda imediata do rendimento térmico, aumenta o consumo de energia de forma substancial e pode levar a panes mais graves, como a queima de um compressor, motores de ventiladores, queda de disjuntores e aumento da temperatura na fiação e nos cabos, podendo ocasionar, inclusive, um incêndio.

No caso de um split, essa manutenção pode ser entendida, com a limpeza de serpentina e da bandeja de água condensada e limpeza ou troca dos filtros. Um profissional da área irá higienizar os componentes com produtos adequados, podendo, inclusive, lançar mão de fungicidas, algicidas e biodegradáveis autorizados pelos órgãos competentes. Pelo menos uma vez ao ano é necessário desmontar as máquinas para limpeza interna, porém, a frequência exata vai depender do tipo de contrato de manutenção preventiva que você fez com a empresa de manutenção.

Se você está acostumado a chamar o técnico de ar condicionado somente quando tem um problema, saiba que quando a sujeira já está impregnada na serpentina do condensador (unidade externa) ou nos evaporadores (unidades internas), fica difícil a limpeza, mesmo utilizando os produtos adequados. Assim, restabelecer a operação normal do seu equipamento vai ficar cada vez mais caro!

Com qual frequência fazer a manutenção do ar condicionado?

O ideal é manter tudo limpo com uma frequência que pode ser estabelecida em conjunto com a empresa de manutenção contratada, salientando que isso vai depender do tipo de ambiente. Dependendo da necessidade, essa limpeza pode ser quinzenal, mensal, bimestral ou com um intervalo de tempo maior. Tome como exemplo split’s instalados em uma residência e outros instalados em um restaurante, qual terá de passar por manutenção com uma frequência maior? Sem dúvidas que é o restaurante.

Portanto, se você não tem um contrato de manutenção preventiva deve começar a considerar esta possibilidade. Como vimos, fazer a manutenção do ar condicionado prolonga a vida útil do equipamento, sem falar que é saudável para seu bolso. Se você não tem condição de ter um contrato, deve pelo menos chamar um profissional qualificado para fazer a manutenção preventiva do seu equipamento de vez em quando.

ar condiconado manutenção do ar condicionado aumenta a vida útil do equipamento vida útil do ar condicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *