Estar presente em prédios com a certificação LEED Platina é um orgulho para seus fornecedores. Até porque eles também são responsáveis pelo resultado. Caso da Daikin, fornecedora de equipamentos para resfriamento e qualidade do ar em ambientes. Suas soluções garantem ao menos 40% ou mais de economia de energia em relação à média de mercado, oferecendo ainda uma qualidade do ar atestada por estudos de universidades de todo mundo. Nascida em Osaka, no Japão, em 1924, está prestes a completar 100 anos.
Tem a patente da sigla VRV (volume de refrigeração variável), base do sistema conhecido como inverter. Com ele, as unidades externas mandam ar para cada ambiente de forma independente, garantindo exatamente a demanda de cada um. Assim, quando a demanda é reduzida, o consumo de energia também se reduz. “Esta tecnologia é a grande razão para o mundo estar indo para o modelo inverter”, diz Carlos Rodrigues, diretor comercial da Daikin no Brasil, que tem uma fábrica em Manaus.
A Daikin forneceu soluções para vários projetos que receberam a certificação LEED Platina. Caso das sedes do Sicredi em Maringá, no Paraná, e em Veranópolis, no Rio Grande do Sul.
No caso do Sicredi Maringá, foram usadas duas tipologias de solução de renovação de ar externo para atender os diversos pavimentos. No de Veranópolis, construída com containers, o conceito foi o de obter o máximo benefício do clima local, ameno e de excelente qualidade do ar externo.
Na sede corporativa, em Sapiranga, também no Rio Grande do Sul, a renovação do ar sob demanda depende dos índices de CO2 medidos nos ambientes. No mesmo estado, seus equipamentos estão ainda no Parque da Vila da Mônica, em Gramado. A seguir, trechos da entrevista de Rodrigues, com mais detalhes sobre as tecnologias Daikin.
P- Em relação a um equipamento de mercado, quais os resultados que as soluções Daikin entregam em termos de economia de energia e de saúde e bem-estar?
A Daikin tem os equipamentos mais eficientes que, além de proporcionar a maior economia de energia para o cliente, atendendo diretrizes ESG, também cuida da qualidade do ar, conceito que abrange muito mais do que apenas a temperatura. Possui equipamentos que cuidam do bem-estar, controlando temperatura, umidade, nível de ruído interno, qualidade do ar (medindo componentes como CO2; VOC – compostos voláteis orgânicos, muitas vezes responsáveis por cheiros desagradáveis; PM2,5 – um conceito de particulado com 2,5 micrôns de tamanho, muito menor do que partículas de poeira, mas que ainda assim afetam e poluem o ambiente ocupado; e vírus, bactérias, micro-organismos, mofo dentre outros contaminantes, com a nova tecnologia streamer). Há estudos publicados por universidades ao redor do mundo sobre a eficácia da tecnologia streamer no combate a vírus, bactérias, mofos, alérgenos e gases nocivos.
Na linha residencial, os produtos tipo splits se destacam pelo uso do novo fluído refrigerante o R-32, de última geração e de baixo impacto ambiental.
A Daikin tem as linhas VRV (volume de refrigerante variável), que é um sistema de ar condicionado central concebido para atender desde residências de alto padrão até grandes edifícios. Ele é composto por uma ou mais unidades externas agrupadas em um único sistema que realiza o controle do fluxo de fluido refrigerante para diversas unidades internas.
Reúne as vantagens dos sistemas centralizados com as dos sistemas unitários, permitindo assim o controle de zonas individuais com temperaturas distintas nos diversos ambientes e
andares de um edifício. Lançado pela primeira vez no Japão, em 1982, o sistema VRV Daikin foi abraçado pelos mercados mundiais há quase 40 anos.
E para a linha de chillers, oferece o Chiller Parafuso Inverter a ar mais silencioso do mercado. Ao contrário dos chillers existentes no mercado, em que o ruído aumenta conforme a capacidade de resfriamento diminui, os equipamentos diminuem o seu nível de ruído graças a variação de velocidade dos ventiladores e compressores em conjunto.
P- Como o mercado tem recebido as soluções?
O mercado sempre recebeu de braços abertos as soluções tecnológicas da Daikin. Primamos pela qualidade e confiabilidade dos produtos. Aliado às soluções que trazem redução do consumo de energia, menor nível sonoro e atendimento diferenciado, estamos constantemente pesquisando e desenvolvendo novas tecnologias que atendam a novas demandas do mercado.
P- Vocês costumam ser chamados para participar das melhores soluções dos projetos desde seu início? Isso faz diferença?
A Daikin possui um time multidisciplinar que busca ativamente levar suas novidades e tecnologia ao mercado, o que é muito bem recebido tanto por clientes finais quanto por projetistas, principalmente nas fases iniciais e concepção de projetos. Temos muito orgulho de poder participar desde o início de cada processo, contribuindo com informações a respeito de diferentes sistemas e soluções que possam ser aplicados para que tanto o cliente quanto o projetista possam tomar a melhor decisão com a maior quantidade de informações em mãos. Um bom projeto é fundamental para o sucesso de qualquer instalação, toda a sua concepção não é levemente adotada, são muitos estudos, reuniões, avaliações e composições de soluções que são vistas e revistas, principalmente pelos projetistas, para que o cliente possa ter a certeza de que receberá a melhor solução e que atenda a todas as suas necessidades da melhor maneira possível, com os melhores equipamentos do mercado.
P- O que a Daikin imagina que serão tendências em termos de exigências de mercado e soluções?
O mundo cada vez mais caminha para ambientes integrados e conectados, respeitando sempre o meio ambiente, suas fontes renováveis, o não-desperdício e melhores condições para os usuários e ocupantes. Neste sentido, a Daikin sai na frente, pois possui uma completa linha de automação embarcada em seus equipamentos que permitem cada vez mais a integração com assistentes virtuais, automações residenciais, altíssima eficiência, recuperação de energia, redução de gastos e de recursos, além do cuidado com ruído e qualidade do ar do ambiente interno. A gama de soluções que a Daikin deixa à disposição do mercado atende às principais solicitações de hoje e os lançamentos que fará em breve ajudarão a elevar o nível tecnológico tanto do mercado quanto da exigência dos nossos clientes.
O mundo contém um número infinito de espaços. A Daikin acredita que o ar em cada um deles deve ser ideal para o ambiente climatizado. Assim, torna-se possível gerenciar o ar - controlar sua temperatura, umidade, fluxo e limpeza. Novas pesquisas prometem a capacidade de modular elementos sensoriais, como luz e cheiro. A Daikin continuará a identificar oportunidades e buscar soluções para tornar os espaços do mundo mais felizes e confortáveis. Na Daikin, descobrimos algo novo todos os dias. Porque a “Solução está no Ar”.
Entrevista publicada no Ebook GBC EM AÇÃO: BRASIL É PLATINA! Em Junho de 2023.