Daikin Brasil Brasil

Menu
Voltar

30-abr-2021 / Notícia Daikin premiada no The Global Cooling Prize

Daikin e Nikken Sekkei são selecionados como vencedores do The Global Cooling Prize na Índia

608c78005ae5e.jpeg

A Daikin Airconditioning India Prv. Ltd. e a Daikin Industries, Ltd., juntamente com a Nikken Sekkei Ltd.¹, se candidataram ao The Global Cooling Prize² (GCP), realizado na Índia. No dia 29 de abril de 2021, foram selecionados como o Grande Finalista do GCP.

O GCP é uma competição internacional endossada pelo governo indiano, Mission Innovation³ e o Rocky Mountain Institute*, para explorar tecnologias que podem reduzir significativamente o impacto climático dos aparelhos de ar-condicionado em comparação com os equipamentos atualmente no mercado**. As inscrições começaram em 2018 e foram reduzidas a 8 finalistas em 15 de novembro de 2019. Depois de testar o protótipo para desempenho por dois meses, o protótipo desenvolvido e proposto pela Daikin sob a consultoria da Nikken Sekkei foi selecionado como o vencedor do Grande Prêmio.

Este novo conceito emprega uma tecnologia que pode alcançar conforto e economia de energia ao mesmo tempo, controlando adequadamente duas unidades internas em uma sala. Outra novidade é que ele utiliza o calor da vaporização da água para aumentar ainda mais a eficiência energética do equipamento. A Daikin adotou uma abordagem fora da caixa, como escolher o refrigerante HFO-1234ze (E), que tem um Potencial de Aquecimento Global (GWP) de um dígito. Assim, a proposta inovadora baseada em ideias não convencionais e tecnologia sólida foi altamente avaliada e ganhou o Grande Prêmio. De acordo com a secretaria do prêmio, os resultados serão apresentados na 26ª conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, conhecida como COP26, em Glasgow, no Reino Unido, em novembro deste ano.

Com a “Visão Ambiental 2050” definida com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa a zero até 2050, a empresa está em uma busca contínua para reduzir o consumo de energia e o impacto ambiental de refrigerantes usados ??em equipamentos HVAC-R. Nesta Visão, a política geral de refrigerantes da multinacional japonesa é apoiar uma diversidade de fluidos refrigerantes.

A Daikin acredita que o HFC-32 (R-32) é o fluido refrigerante mais equilibrado para muitas aplicações em termos de segurança, eficiência energética, economia e meio ambiente. Outros fabricantes em todo o mundo também comercializam com sucesso o R-32 em uma variedade de aplicações e a disseminação do R-32 está se acelerando. Após anos conduzindo pesquisas que permitirão a seleção do fluido refrigerante ideal para cada aplicação, equilibrando muitos critérios, como impacto ambiental, segurança, eficiência energética e custo-benefício, o desafio no GCP é parte desse esforço para examinar a possibilidade de usar fluidos de baixo GWP para reduzir o impacto ambiental.

 O protótipo proposto foi avaliado em termos de inovações tecnológicas, embora existam questões que deverão ser resolvidas para sua aplicação prática. A busca por novos avanços em aparelhos de ar-condicionado para resolver os problemas relacionados ao ar e ao meio ambiente serão contínuas.

 

¹ Nikken Sekkei é uma das principais empresas de projetos (arquitetura e engenharia) com sede em Tóquio, Japão

² http://globalcoolingprize.org/

³ Mission Innovation é uma iniciativa global sobre meio ambiente de 24 países e da Comissão Europeia.

* Rocky Mountain Institute é uma organização americana sem fins lucrativos relacionada ao meio ambiente.

** A linha de base é um split de velocidade fixa de 5,3 kW (1,5 TR), com um EER de 3,5 W / W a 35 ° C e um consumo de energia anual de 2.969 kWh / ano, usando refrigerante R-22 com um GWP de 1760 (com base no relatório AR5 do IPCC).

Carrinho de compras

Finalizar compra