24-jul-2025 / Notícia Daikin investe na Asuene para acelerar a descarbonização

A Daikin escolheu a startup para fornecer a plataforma de contabilidade de carbono e apoiar sua gestão ESG

68828b1c76757.jpeg

OSAKA, Japão, 16 de junho de 2025 - A Daikin Industries, Ltd. anunciou investimento na Asuene Inc., uma startup que fornece serviços para medir e reduzir emissões de CO2, além de apoiar iniciativas de descarbonização e gestão ESG. O investimento foi realizado por meio da subscrição de um aumento de capital com alocação de ações a terceiros. Com essa colaboração, as duas empresas irão combinar os serviços da Asuene com os equipamentos HVAC de alta eficiência energética da Daikin e seus sistemas de gestão de energia, a fim de oferecer soluções circulares de descarbonização para os mercados globais, com foco na América do Norte e no Japão.

Com a disseminação global de medidas contra as mudanças climáticas, as regulamentações para a divulgação de informações não financeiras estão se tornando mais rigorosas. Ao mesmo tempo, cresce o interesse de investidores e consumidores por questões ESG, o que exige que as empresas meçam e reduzam suas emissões de CO2 ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Para ajudar as empresas nesse desafio, a Asuene oferece serviços em nuvem para cálculo e medição de emissões de CO2, além de avaliações ESG para cadeias de fornecimento. A empresa também fornece soluções abrangentes e consultorias especializadas para apoiar a divulgação de informações não financeiras, iniciativas de descarbonização e gestão ESG, tanto no Japão quanto em outros países.

A Daikin definiu o “Desafio para Alcançar a Neutralidade de Carbono” como um dos temas estratégicos de crescimento em seu plano de gestão “FUSION 25”. A empresa reconhece a importância de reduzir o impacto ambiental do ar-condicionado, responsável por cerca de 10% do consumo global de eletricidade, e tem oferecido equipamentos HVAC altamente eficientes e com economia de energia em todo o mundo. Esse investimento e parceria visam à implementação de um processo completo: desde a compreensão da situação atual por meio da visualização das emissões de CO2, até a formulação de um plano de redução de emissões e aplicação de medidas de eficiência energética, como o uso de equipamentos HVAC de alto desempenho e sistemas de gestão de energia. Além disso, ao monitorar continuamente as operações de HVAC e de edifícios e fornecer recomendações de melhorias, a Daikin e a Asuene oferecerão soluções circulares ao longo de todo o ciclo de vida, acelerando a contribuição das empresas para a descarbonização.

Em novembro de 2019, a Daikin criou o Escritório de CVC (Corporate Venture Capital) em seu Centro de Tecnologia e Inovação para promover colaborações com startups com o objetivo de desenvolver novas tecnologias e oferecer soluções avançadas. Desde então, a empresa já investiu em mais de 20 companhias no Japão e no exterior. A partir de agora, a Daikin continuará a construir, globalmente, relações sólidas com novos parceiros em diversos setores e a acelerar seus esforços de inovação aberta.

Carrinho de compras

Finalizar compra