Nesta semana (14/Out) a Daikin participou do seminário “Brasil e a COP30: O Papel da Eficiência Energética no Setor HVAC-R”, realizado Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com Ministério de Minas e Energia e a CLASP (NGO).
O seminário reuniu representantes do governo, entidades do setor industrial e especialistas nacionais e internacionais para discutir os desafios e oportunidades da eficiência energética no setor de climatização e refrigeração (HVAC-R) - com foco na transição energética, no combate às mudanças climáticas e no papel estratégico da indústria nacional.
Coube à Daikin falar sobre sua visão de Sustentabilidade para o enfrentamento dos desafios impostos pelas Mudanças Climáticas e como a empresa tem investido no desenvolvimento tecnológico para ampliar a eficiência energética de seus equipamentos e do setor.
João Aureliano, Gerente Sênior de Engenharia de Produto, destacou em sua apresentação como a promoção do Inverter e o desenvolvimento do VRV foram fundamentais para o salto tecnológico que resultou em equipamentos mais eficientes. Além disso, Aureliano ressaltou que isto se deve a visão de Sustentabilidade da Daikin, que espera duplicar a eficiência energética de seus equipamento até 2030 e zerar as emissões de carbono em 2050.
Para a COP30, Aureliano comentou: “Em cada COP a Daikin buscar trazer novas ideias e aplicações com o objetivo de reduzir sua pegada de carbono e transformar o setor. Na COP30 o foco será em soluções para descarbonização de edificações e combate ao overcooling”.
O evento também foi marcado por dois importantes momentos: a instalação oficial do Comitê de Acompanhamento do Projeto de Eficiência Energética, que irá monitorar os trabalhos realizados pela ABDI e CLASP no desenvolvimento de políticas de eficiência energética para o setor HVAC-R; e e a assinatura do Plano de Trabalho para Mapeamento das Cadeias Produtivas do Setor HVAC-R, parceria entre a ABDI e o Senai/AM (National Industrial Training Service)