Daikin Brasil Brasil

Menu

31.maio.2022 / DICAS

Como você sabe, a preocupação com o meio ambiente já é uma marca registrada da Daikin. Somos pioneiros na aplicação de práticas ambientais que trazem menos impacto ao meio ambiente como a utilização do gás ecológico R-32. Mas não é só com grandes ações que podemos ajudar a natureza, pequenas ações como reaproveitar a água do ar-condicionado também são muito bem-vindas.

Você sabia que um ar-condicionado pode escoar muitos litros de água por dia? E que é possível reaproveitar essa água? Além de se manter confortável, você pode reutilizar a água que sai pelo dreno do seu ar-condicionado Daikin para ações rotineiras do seu dia a dia como, limpar a casa, lavar o carro, lavar as roupas e entre outras utilidades domésticas. Mas é importante saber uma informação antes de continuarmos… a água retirada do ar-condicionado é totalmente imprópria para o consumo, então nada de beber, ok?

 

Porque o ar-condicionado solta água?

Talvez você não saiba, mas o aparelho retira a umidade do próprio ar! Ao passar pela serpentina, a umidade presente no ar é condensada e se transforma em água, essa água escorre por canaletas e calhas dentro da evaporadora, e é escoada para fora do ambiente por um dreno. Para evitar o desperdício, essa água pode e deve ser reaproveitada.

Mas às vezes, a unidade interna do seu aparelho pinga dentro do ambiente, e ar-condicionado pingando no ambiente interno não é o ideal. Existem alguns motivos para que isso aconteça:

Instalação errada

Se o seu aparelho é novo e foi instalado recentemente, ou passou por um processo de manutenção, provavelmente a causa é de algum erro na hora da instalação ou montagem. O posicionamento errado da evaporadora na parede, uso de mangueiras estranguladas ou sem caimento, além de vários equipamentos ligados na mesma tubulação de escoamento de água podem ser o problema.

Falta de limpeza

Essa é uma das principais causas para o pinga-pinga do ar-condicionado, principalmente por causa dos filtros sujos. Normalmente em locais em que o uso é baixo e moderado, a limpeza do ar-condicionado deve ser feita pelo menos uma vez ao mês, onde o uso do ar é intenso, o ideal é que a limpeza seja feita a cada quinze dias. Quer saber mais sobre a limpeza do ar-condicionado? Acesse aqui e baixe um guia completo. Acúmulo de sujeira no interior do aparelho e na calha de escoamento também bloqueiam a passagem da água para o sistema de drenagem, podendo causar o pinga-pinga.

Congelamento da serpentina

Se o seu ar-condicionado é um split, o congelamento da serpentina pode ser um motivo bem comum para o vazamento de água. O congelamento da serpentina tem alguns motivos como, obstrução por sujeira, ou aletas da serpentina amassadas, assim a água tem dificuldade de escorrer, causando o congelamento, e quando descongela acaba escoando fora das calhas e canaletas.

Dreno entupido

Esse problema pode ser causado por sujeira no interior da mangueira do dreno, assim a água não tem como ir para fora do ambiente e acaba pingando dentro.

Além dessas situações, ainda existem outras causas que podem fazer com que o ar-condicionado pingue água no ambiente interno, como mudança brusca de temperatura, falha no sensor de degelo, problemas na bomba de dreno (se houver), baixa rotação da turbina. Mas em todos esses casos é importante que você chame um técnico para ajudar.

 

Formas de reaproveitar a água do seu ar-condicionado

 A água é um bem que não se pode desperdiçar, e você pode aproveitá-la da maneira correta, se tornando mais sustentável e trazendo mais economia em sua vida. Como já disse aqui, um ar-condicionado pode condensar alguns litros de água por dia, dependendo obviamente do uso diário, umidade relativa do ar e da potência do aparelho. Existem algumas formas para captar essa água, desde a mais simples até a mais engenhosa. São elas:

Balde ou garrafão de 20 L

Simples, mas funciona. É possível captar muita água com um simples balde ou um garrafão de 20 L, juntamente com uma mangueira. Apesar de ocupar um pouco de espaço, a escolha pelo balde ou o garrafão irá depender do quanto de água você deseja captar.

Recipiente de água

Existem pessoas que criam o seu próprio recipiente de captação de água ligado à mangueira do dreno do ar-condicionado. Pode ser feito de forma simples utilizando um cano de PVC, 2 tampões bem vedados, uma torneira de plástico ligada na parte inferior do cano e um respiro para escoar o excesso de água na parte superior. É possível prender esse reservatório na parede, usando braçadeiras.

Como dito acima, caso você utilize um recipiente para a captação da água, é importante fazer um respiro na parte superior para que o excesso de água vaze do recipiente quando estiver cheio, antes de alcançar a mangueira do dreno do seu ar-condicionado. Se isso não for feito, o dreno enche e a água não será escoada. É importante que o armazenamento da água seja sempre vedado para evitar a entrada de insetos, inclusive a abertura do respiro deve ser vedada com um tecido. Além de usar água sanitária ou cloro para evitar a propagação de bactérias. Evite manter a água por muitos dias sem utilizá-la, e lave sempre o seu recipiente. A partir daí, ao coletar a água é só aproveitar, lavando o carro, lavando roupa, lavando calçada, regando plantas e hortas, dando banho nos animaizinhos.

Ao reutilizar a água do ar-condicionado, você diminui o consumo de água no seu dia a dia, impactando diretamente no seu bolso, além de gerar vários benefícios para o meio ambiente.

Uma resposta para “Como reaproveitar a água do ar-condicionado”

  1. Eginio Percival dos santos disse:

    Excelente material de leitura. Muito se aprende fazendo esse tipo de leitura . Para mim que fiz uns cursos nessa área , caiu como uma luva . PARABÉNS pelo conteúdo .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *