Descartar de aparelho

Você já sabe que a vida útil dos aparelhos da Daikin é pensada e projetada para ser a mais longeva possível. Nossos aparelhos, se respeitadas as manutenções recomendadas, podem te acompanhar por muito tempo. Principalmente os modelos mais modernos que cada vez mais vem sendo fabricados pensando em economia, sustentabilidade e máxima eficiência energética.

Com o surgimento de novas tecnologias e com o passar do tempo, é possível que chegue o momento de aposentar seu aparelho antigo e investir num mais moderno. Neste artigo, vamos te ajudar a saber se está na hora de trocar seu aparelho e te mostrar a forma correta de descartá-lo.

Os equipamentos eletrônicos precisam ser descartados de modo correto, do contrário, seu descarte em locais inadequados como lixões e aterros sanitários, por exemplo, pode interferir diretamente no meio ambiente. Materiais como plástico, metal e o líquido refrigerante dos aparelhos de ar-condicionado podem contaminar água e solo e serem prejudiciais a nossa saúde.

Como saber a hora de trocar

Fique atento ao desempenho do seu aparelho. Se você sente que a potência e a eficiência de resfriamento do ambiente estão diminuindo, pode ser um alerta de que a vida útil do seu aparelho está terminando.

Além disso é preciso cuidar do consumo de energia. E, talvez esse sinal você sinta primeiro, já que vai perceber rapidamente o aumento na sua conta de luz.

E se, além da manutenção preventiva, seu aparelho vem demandando troca de peças ou reparos constantes, esse é mais um sinal de que a hora da despedida está próxima.

Como fazer o descarte correto do aparelho antigo

Tão importante quanto adquirir um aparelho novo, pensando em economia e tecnologia, é descartar de forma correta seu aparelho antigo. Não existe a possibilidade de simplesmente jogar fora um equipamento. É preciso se preocupar com o destino do aparelho para que ele não se torne um problema para o meio ambiente.

Sendo assim, é preciso descartar o equipamento em instituições apropriadas, que farão o rejeite correto do mesmo. O descarte correto desse tipo de material é regulamentado pelo Decreto Federal 10.240/20.

Na Daikin estamos em conformidade com o Decreto e somos associados a ABREE, a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, uma entidade gestora que gerencia todas as etapas desse processo, desde o recebimento até a destinação final, ambientalmente correta.

A ABREE recebe os equipamentos eletrônicos descartados pelo consumidor e, a partir daí acontece a manufatura reversa, ou seja, a desmontagem do produto, com toda segurança e de acordo com a legislação ambiental e de segurança do trabalho. Os materiais são então separados e enviados para a reciclagem.

Precisamos de você para iniciar esse processo

A logística reversa e o descarte ambientalmente correto depende de uma cadeia de ações para ser realizado dentro das normas. E quem começa essa rede é o consumidor final.

Isso mesmo, por isso é importante que você, ao descartar seu aparelho antigo, o faça em conformidade com a legislação e com o auxílio da ABREE. Com isso, estará fazendo sua parte para contribuir com a preservação do meio ambiente, pelo qual somos todos responsáveis.

Tudo que você precisa fazer é levar o aparelho eletrônico até um dos pontos de recebimento da ABREE, espalhados por diversas regiões no país.

Para descobrir qual é o ponto de coleta mais próximo ao seu endereço, entre no site de ABREE, digite o seu endereço e saiba todos os detalhes dessa logística que cuida melhor do nosso planeta, para nós e para as gerações futuras.

Link para (http://abree.org.br/)