Glossário do ar-condicionado: principais termos e nomes

Sabemos que quem está pesquisando mais sobre os aparelhos de ar-condicionado vai se deparar com muitos termos e expressões técnicas que podem causar confusão. Até mesmo os profissionais da área podem desconhecer alguns destes nomes, e por isso preparamos esse artigo para alinhar um glossário do ar-condicionado.

Assim, separamos as principais siglas e nomes para listar aqui com a devida definição e alguns links para complementar suas referências. Confira!

Automação

Este é um conceito bem amplo, podendo se referir a aplicação de tecnologias que passam a automatizar diferentes processos e ferramentas. Nos sistemas de climatização, a automação é aplicada para conectar os aparelhos de ar-condicionado a sistemas de comunicação por rede e também dispositivos móveis do usuário, além de promover um melhor funcionamento dos sistemas internos. Conheça mais sobre a automação de sistemas de climatização.

Btu/h

Esta é a medida da potência do ar-condicionado, que significa British Thermal Unit. Cada aparelho vai trazer uma capacidade com essa medida, e no seu projeto de climatização será feito um cálculo para mensurar a necessidade de Btu/h nos espaços. Você pode utilizar o Simulador de Capacidade para estimar a capacidade necessária para sua instalação, porém é importante saber que o cálculo deve ser realizado por um técnico instalador profissional.

Cassete

Essa unidade interna é a melhor opção para locais amplos com pé direito alto como lojas e escritórios, e fica embutida no teto, distribuindo o ar de forma homogênea em todos o espaço. Assim, o aparelho consegue resfriar o local de rapidamente e com eficiência. Leia mais sobre a evaporadora cassete.

Ciclo reverso

Esta é uma função presente em alguns aparelhos, conhecidos também por quente/frio. Um ar-condicionado com ciclo reverso pode fazer tanto o aquecimento quanto o resfriamento do ambiente.

Condensadora

A condensadora, ou unidade externa, é uma parte do equipamento que fica do lado de fora do ambiente.

Evaporadora

Também conhecida como “unidade interna”, esta na parte interna do ambiente. Existe em diferentes modelos de evaporadora.

Unidade interna tipo Duto

É um modelo de evaporadora embutido, Que possui um design slim e compacto, permitindo assim serem instalados facilmente em espaços limitados

Fluido refrigerante

Também conhecido por gás, é um elemento aplicável ao sistema do ar-condicionado com a função de transportar o calor do ambiente interno para o externo, ou vice-versa. Na Daikin, estamos à frente de questões ecológicas e por isso trabalhamos para implementar o fluido refrigerante R-32.

Hi Wall

Mais um modelo de evaporadora split. É o formato mais popular, composto por uma caixa horizontal disposta no alto de paredes.

Inverter

Esta é uma tecnologia aplicável ao compressor do ar-condicionado. Com o inverter, existe maior economia de energia pois o sistema equilibra seu funcionamento ao longo do uso, evitando picos de consumo. Entenda esta tecnologia.

A Daikin utiliza motores elétricos que possuem baixíssimo consumo de energia, que também auxiliam em obter os índices de eficiência mais altos do mercado, comprovados pelos testes realizados seguindo a nova regra do INMETRO pela Portaria 234 de 2020, no caso dos splits.

Multi split

Em um aparelho multi split, é possível conectarvárias evaporadoras diferentes na mesma condensadora.

Com o Multi Split Daikin é possível climatizar simultaneamente até 5 ambientes através de 5 unidades internas conectadas em uma única unidade externa, com máxima eficiência energética, e podem ser controladas individualmente, de acordo com a necessidade.

PMOC

O Plano de Manutenção, Operação e Controle se aplica aos sistemas de ar-condicionado de edifícios de uso público e coletivo. Técnicos instaladores e outros profissionais de climatização devem conhecer o PMOC em mais detalhes.

Retrofit

Para a arquitetura, retrofit é uma técnica para reformar construções, principalmente antigas, aplicando novas tecnologias, materiais e ferramentas. Para os aparelhos de ar-condicionado, o retrofit é uma forma de reparar instalações mais antigas, tubulações, ligações elétricas e afins, podendo fazer a substituição de equipamentos.

Split

“Split”, que em inglês significa “dividir” ou “separar”, é pela evaporadora e condensadora, o que possibilita mais liberdade no momento da instalação.

VRV

O sistema de Variable Refrigerant Volume (“Volume de Refrigerante Variável”) é uma marca registrada da Daikin, correspondendo ao VRF (“Fluxo de Refrigerante Variável”) de outros fabricantes. Resumidamente, o VRV é um sistema central de ar condicionado em que diversas unidades internas são conectadas a uma mesma unidade externa, distribuindo o fluido refrigerante por múltiplas unidades internas de diversos tipos e modelos, cada uma com controle de temperatura individual, permitindo flexibilidade na instalação através da possibilidade de se instalar as unidades internas a longas distâncias e diferenças de altura em relação à unidade externa.

Estes são alguns dos principais termos que utilizamos aqui no blog Daikin Brasil e também em todo o site. Se tiver alguma dúvida específica, deixe seu comentário aqui ou no nosso perfil no Instagram: @daikinbrasil.