Daikin Brasil Brasil

Menu

02.dez.2020 / PARA VOCÊ

O verão no Brasil é caracterizado, na maioria das regiões, pelo clima úmido e as temperaturas mais altas. Esses fatores contribuem para a maior proliferação de insetos, principalmente os pernilongos e mosquitos.

Quem nunca teve uma noite de sono interrompida pelo zunido, não é mesmo? Além do desconforto causado por coceiras decorrentes da picada como é o caso do Culex, mais conhecido como pernilongo, alguns mosquitos são responsáveis por doenças como a dengue transmitida pelo Aedes aegypti.

Medidas preventivas ajudam a reduzir a proliferação desses insetos, como são os ambientes climatizados com aparelhos de ar-condicionado. Saiba mais nos tópicos a seguir.

Porque o ar-condicionado afasta insetos

Insetos são animais de sangue frio e por esse motivo preferem ambientes úmidos e quentes para reprodução. Em especial, os pernilongos se abrigam em locais escuros durante o dia ou migram para o interior dos ambientes fechados ao final da tarde.

Durante o funcionamento, os aparelhos de ar influenciam de duas maneiras que fazem com esses animais sejam afastados: reduzindo a umidade do ar e tornando o ambiente mais frio. Dessa maneira, os insetos não adentram os ambientes climatizados e são repelidos.

Os aparelhos contam com outras funcionalidades que também contribuem para repelir pernilongos, mosquitos e outros tipos de insetos. É o caso do modo ventilador que, quando acionada, é responsável por criar uma corrente de ar e acaba dificultando a mobilidade e o voo.

Outro ponto importante é o sistema de filtragem que ajuda a reter impurezas no ar e também os pequenos insetos. Para que o funcionamento seja eficiente, é preciso realizar regularmente a limpeza dos filtros, de acordo com as orientações do fabricante. Alguns modelos permitem ainda que sejam colocadas fitas repelentes.

Como afastar pernilongos e mosquitos

Apesar da climatização de ambientes ser eficiente na prevenção contra pernilongos e mosquitos, uma vez que impedem a entrada desses insetos, apenas o ar-condicionado não é capaz de acabar eliminar o problema.

Manter as entradas de ventilação fechadas durante o dia serve tanto para evitar com que os insetos adentrem o ambiente como para garantir a eficiência o consumo de energia do ar-condicionado.

Outros métodos indicados por especialistas como manter caixas d’água tampadas e teladas, além de esvaziar recipientes como pratinhos de plantas e o próprio reservatório do ar-condicionado, ajudam a eliminar os focos de reprodução. Como métodos paliativos, o uso de telas em portas e janelas e os repelentes químicos e eletrônicos também são eficientes.

Outros benefícios do ar-condicionado

Você já sabia dessa vantagem de repelir insetos com o ar-condicionado? Outros benefícios de ambientes climatizados também contribuem para o conforto e saúde, seja em casa ou no trabalho. Citamos o sistema de filtragem e esse é um dos principais elementos que contribuem para melhorar qualidade do ar.

Nos modelos de ar-condicionado da Daikin, você vai encontrar a tecnologia de dupla filtragem composta pelo filtro de ar somado ao filtro fotocatalítico de apatita e titânio que permite a absorção de odores e alérgenos como a fumaça de cigarro, vírus e bactérias, e os decompõe liberando partículas inodoras no ar.

Visite Perfecting the Air e saiba como Daikin inova em tecnologias e soluções para climatização de cada ambiente. Deixe suas dúvidas nos comentários e acompanhe nosso Instagram: @daikinbrasil.

afasta mosquito ambiente climatizado Ar condicionado daikin repelente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *