Daikin Brasil Brasil

Menu

23.set.2020 / DICAS

Cultivar plantas dentro de casa, em apartamentos e escritórios é um hábito comum que traz benefícios para esses ambientes. As plantas conectam as pessoas com a natureza e os benefícios vão muito além da estética e decoração, como contribuir para a qualidade do ar através do processo natural de respiração – a fotossíntese – no qual é liberado o oxigênio. 

Para conservá-las de forma saudável, são necessários alguns cuidados básicos para evitar o ressecamento das folhas. Esse é um dos pontos principais quando o assunto são plantas em ambientes com ar-condicionado, uma vez que a umidade pode ser prejudicada. 

Então, como conciliar seu cantinho verde com a climatização? Veja nossas dicas e, ao final, conheça alguns tipos específicos de plantas que têm maior resistência em ambientes fechados. 

Deixe o solo úmido 

A primeira e, se não, dica mais importante para cuidar de plantas é estar atento à necessidade de água para mantê-las vivas, assim como nós. Não podemos esquecer que o ar-condicionado sempre retirará a umidade do ar durante o funcionamento, o que pode deixar as folhas e raízes secas e, com o tempo, a planta pode acabar morrendo, ainda que alguns tipos possam resistir a mais tempo sem água. 

Por outro lado, deixar a terra ou xaxins encharcados também é prejudicial. Sendo assim, é importante verificar a necessidade de cada espécie e observar a aparência da planta. É recomendado, porém, dar preferência aos horários do início da manhã e final da tarde, geralmente com temperaturas mais amenas. 

Cuide da adubação 

Para dar força e deixá-las ainda mais vistosas, é imprescindível, de tempos em tempos, fazer a adubação para corrigir as deficiências de sais minerais e outros nutrientes que contribuem para o crescimento das plantas. 

Os adubos podem ser de origem orgânica (estercos, farinhas de ossos, cascas de vegetais e afins) ou químicos (fosfatos, cloretos, carbonatos, etc) e devem ser aplicados de acordo com a espécie, para evitar alterações na terra.  

Posicione conforme a iluminação 

A luz natural é fonte de energia para as plantas, pois também faz parte do processo de fotossíntese. No mesmo caso da irrigação, pode ser que o tipo de planta escolhida por você dependa mais ou menos dos raios de sol. 

O ideal é mantê-las próximas a janelas e em varandas, tendo cuidado para evitar exposição ao sol em excesso, principalmente em regiões, dias e horários mais quentes, que podem acabar deixando as folhas murchas, amareladas e espaçadas, até que sequem e caiam. 

Controle a temperatura 

Outro cuidado para plantas em ambientes com aparelhos de ar-condicionado diz respeito à temperatura do ambiente. Vale a mesma história para nós e os pets: em casa, calor ou frio intenso causam desconforto e isso também pode fazer mal para as plantas. 

Além da iluminação, controlar temperatura do ar-condicionado e programar o aparelho para desligar quando não estiver em casa, entre outras opções, são atitudes que contribuem para que você possa ter, em casa ou no escritório, algumas plantas como a dracena de folhas escuras, samambaias, a yucca, pata de elefante, espada de São Jorge, as suculentas e orquídeas phalaenopsis. 

ambiente ambiente com ar-condicionado daikin decoração plantas plantas e ar-condicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *