Daikin Brasil Brasil

Menu

29.jul.2020 / AR-CONDICIONADO

Na hora de escolher o aparelho de ar-condicionado ideal, é comum que surja a dúvida sobre qual modelo melhor atende às necessidades para resfriamento, distribuição de ar e instalação no ambiente. 

É importante contar com a ajuda de um instalador profissional, responsável por calcular a capacidade térmica (Btu/h) necessária até a definição do melhor local para instalação. Nesse caso, tratando-se do ar-condicionado split, além da instalação elétrica, é preciso ter alguns cuidados com as unidades interna e externa ao ambiente. 

Entenda como essas unidades funcionam e as principais diferenças entre condensadora e evaporadora do ar-condicionado. 

Como funciona o ar-condicionado split? 

O modelo de ar-condicionado split é o mais popular, principalmente pela facilidade da instalação e manutenção. 

Ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, o que gera o conforto térmico é a troca de calor entre ar do interior do ambiente com o ar externo. O ciclo de refrigeração funciona através da circulação de um fluido refrigerante entre os compartimentos através de um compressor e um sistema de circulação de ar. O fluido refrigerante evapora para absorver calor e condensa para rejeitar calor. 

Sendo assim, temos condensadora e evaporadora, cada qual com componentes e funções diferentes que você pode conhecer melhor a seguir. 

Unidade Condensadora (Externa) 

A unidade externa do ar-condicionado split recebe esse nome justamente por ser instalada do lado de fora da edificação. Na condensadora, o fluido refrigerante em estado gasoso é comprimido pelo compressor e envidado para o condensador, onde passa para o estado líquido com rejeitando o calor para o ar do ambiente externo, e então é enviado para a unidade interna. O ar quente, por sua vez, é dissipado para a parte externa.  

É importante sempre relembrar que para garantir a eficiência energética e evitar riscos de acidentes, a condensadora deve estar fixada corretamente na parede e não deve ter o fluxo de ar interrompido ou objetos apoiados sobre ela. 

Unidade Evaporadora (Interna) 

A evaporadora é a unidade interna do ar-condicionado, na qual estão localizados os filtros de ar e o sistema acionado pelo controle remoto do aparelho (painel). É por meio dela que existe a captura do ar quente e liberação do ar frio no ambiente, através de um sistema de ventilação, direcionado pelas aletas da evaporadora, o ar refrigerado é dissipado no ambiente ao mesmo tempo em que  fluido refrigerante que absorveu o calor do ambiente é direcionado à condensadora. 

Assim como a condensadora, a unidade instalada internamente também merece atenção especial para garantir que o fluxo de refrigeração não sofra interferências, como nos casos de instalações atrás de cortinas, móveis, acabamentos e quaisquer outros objetos que impeçam a circulação do ar. 

Manutenção preventiva: saiba a importância 

É recomendado que a manutenção do ar-condicionado split seja feita periodicamente. Além da limpeza dos filtros da evaporadora a cada 15 dias ou mensalmente, é importante que os componentes sejam verificados e higienizados a cada seis meses, por um profissional especializado. 

Essa manutenção preventiva é uma forma de garantir maior vida útil do aparelho, já que pequenos defeitos, quando não detectados, podem se tornar custos maiores com consumo de energia e reparos emergenciais. Assim como a limpeza e manutenção, a instalação de ar-condicionado também deve ser orientada por um profissional técnico instalador. 

Antes de ir até a loja para comprar o aparelho, sugerimos que você saiba qual é o melhor modelo de ar-condicionado para residência. 

Ar condicionado condensadora evaporadora

7 respostas para “Condensadora e Evaporadora: entenda a diferença”

  1. Antônio Carlos Sampaio Pires disse:

    Muito bom esse artigo obrigado pela ajuda

  2. Muito útil estas informações, inclusive quanto ao aspecto da manutenção preventiva. Gostaria de saber também quanto as Manutenções PREDETIVA e CORRETIVA. Grato pela atenção.

  3. Wellington Freitas de aro disse:

    GOSTARIA de saber o consumo de energia da condensadora se é econômico como o inverter.

    • Daikin disse:

      Wellington, tudo bom? O equipamento Daikin possui tecnologia inverter, com baixo consumo de energia. O consumo medido pelo INMETRO para equipamentos do tipo split é feito pelo conjunto (evaporadora + condensadora) e não de forma separada. Nossos equipamentos EcoSwing possuem os índices que alcançam até 7,2 em IDRS.

  4. EDIL C FREIRE FILHO disse:

    Tem uma grade de ferro na evaporadora interna, qual sua função?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *