Daikin Brasil Brasil

Menu

03.jun.2020 / INSTALAÇÃO

O aparelho de ar-condicionado está cada vez mais requisitado nas residências brasileiras. Este é um investimento em você, considerando o clima tropical do país, marcado também pelo verão intenso e o conforto que o ar-condicionado proporcionará. Um ponto de avaliação entre quem quer adotar a climatização de ambientes é sobre o melhor lugar para instalar o ar-condicionado.

Essa dúvida é pertinente já que muitas pessoas só querem instalar uma unidade interna, avaliando então qual é o alcance do aparelho e dispensando outras unidades nos demais cômodos. Tudo isso deve ser avaliado com um bom planejamento, orientado por um técnico capacitado em refrigeração.

Se sua dúvida é esta, veja alguns fatores de consideração ao escolher o melhor local para instalar o ar-condicionado nos próximos tópicos.

Restrições gerais

Ao escolher o ponto de instalação do ar-condicionado, a primeira preocupação é a viabilidade de interligar as unidades interna e externa do aparelho. Alguns fatores, em meio a este cenário, já são grandes restrições neste objetivo. São eles:

  • Presença de gases inflamáveis;
  • Presença de ar marítimo (maresia);
  • Obstáculos no geral;
  • Construções estruturais;
  • Disposição elétrica;
  • Estrutura hidráulica.

Devido aos riscos que estes elementos podem trazer, não só para o aparelho condicionador de ar como em toda a construção, tudo isso deve ser conversado com os engenheiros, arquitetos e técnicos responsáveis pelo projeto. Um contato direto com os fabricantes dos aparelhos e os instaladores autorizados também pode sanar essas dúvidas.

Escolhendo o cômodo

Geralmente, o ar-condicionado é priorizado nas salas e nos quartos, ambientes em que o conforto térmico é mais desejado. Um ponto positivo a favor da sala de estar é que, dependendo da planta do ambiente (conceito aberto), o aparelho pode alcançar uma área maior da casa, incluindo sala de jantar e cozinha, por exemplo. É necessário levar em conta a área que será feita a climatização para calcular a capacidade requerida e a distribuição do ar. Já nos quartos há o benefício de controlar melhor a temperatura e eficiência do aparelho, fechando janelas e portas.

Se a ideia é instalar uma única unidade interna (evaporadora), estes elementos citados devem ser avaliados, junto aos outros deste texto. Existe ainda a possibilidade de escolher um aparelho multi split, que liga duas ou mais evaporadoras em uma única unidade externa (condensadora).

Estruturas necessárias e espaço

O ar-condicionado, para uma instalação segura e eficiente, precisa estar devidamente ligado à rede elétrica. Tudo isso somado a estrutura já oferecida na construção, contando com as paredes, tetos, presença de janelas, etc.

E claro, para escolher o melhor lugar para instalar o ar-condicionado, o espaço é essencial, considerando que o aparelho não pode ficar apertado ou ”preso” dentro de ambientes restritos. Atenção também ao fato de que o aparelho não pode ser instalado em paredes com incidência direta do sol, já que o calor pode sobrecarregar a máquina e diminuir sua entrega.

Posicionando a unidade externa

É o ponto de consideração já citado em meio as outras dicas deste artigo. A unidade condensadora fica na parte externa da construção, que ainda deve ter fácil acesso para manutenção, reparos e limpeza. O espaço para posicionar esta unidade também deve ter ventilação adequada, se possível evitando a chuva. Ambas as unidades do aparelho de ar-condicionado devem ser interligadas com segurança e vedação próprias para as tubulações, assim o gás e a água não causarão vazamentos.

Unidade Externa

É importante consultar o manual do fabricante pois ele inclui todas as verificações que são necessárias antes de posicionar a condensadora.

Unidade Interna

Antes de instalar, verifique sempre o manual de instalação das evaporadoras. 

Agora que você já sabe como avaliar o melhor lugar para instalar ar-condicionado, conheça a linha de aparelhos residenciais da Daikin Brasil.

instalar ar-condicionado melhor lugar para instalar

9 respostas para “Qual o melhor lugar para instalar o ar-condicionado?”

  1. Excelente post!
    Estamos sempre acompanhando o Blog da Daikin.
    Parabens!

    Equipe Arquitetura Térmica
    http://www.arquiteturatermica.com.br

  2. Francisco das Chagas disse:

    Qero conhecer o produto melhor

  3. Alexandro disse:

    Para um melhor rendimento a unidade externa deve ficar acima ou abaixo da unidade interna?

  4. Windsor HARUO disse:

    Boa tarde, tenho um daikin 24.000 BTUs, porém de um split único…. Quero saber se é possível colocar multa split, no caso 04 em uma condensadora, obrigado

    • Daikin disse:

      Windsor, sistema desenvolvidos para serem Splits não podem ser convertidos para Multi Splits. Nesse caso será necessário adquirir um sistema Multi Split Advance. Obrigado por comentar em nosso blog!

  5. Clara disse:

    Tenho um espaço comercial com 22 m2 retangular,e gostaria de saber em que parede deverá ser colocado AC ?A porta fica na zona estreita ! Poderá ser colocado no fundo da loja ou no meio da parede?
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *