Daikin Brasil Brasil

Menu

13.nov.2019 / INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Ter conhecimento e treinamento sobre solda é crucial para profissionais do ramo de refrigeração e ar-condicionado. Utilizar os procedimentos e materiais corretos, com segurança, vai garantir o sucesso da operação.

É algo tão importante que você pode utilizar os melhores componentes na sua instalação, mas basta apenas um ponto que recebeu solda apresentar vazamento e nada vai funcionar. Vazamentos de fluido refrigerante ou de água nos pontos de solda causam imensa dor de cabeça, pois podem causar infiltração, pane nos equipamentos, problemas elétricos e até mesmo explosões, sem falar que alguém vai arcar com os custos do reparo. Esperamos que não seja você, instalador!

Portanto, conhecimento do assunto aliado à uma boa prática é garantia do sucesso.

Brasagem (Soldagem)

Trata-se de um procedimento de união de metais por meio de um material de adição, geralmente uma liga de cobre e fósforo, e às vezes estanho em pequenas quantidades. O material de adição se funde numa temperatura acima de 450º C e inferior às temperaturas de fusão dos metais que estão sendo unidos. Uma vez que o material de solda se funde sobre a superfície quente do metal de base, ele flui para o interior da junta, criando assim uma união resistente.

Portanto, brasagem é um processo de união de metais onde um material de adição vai fazer a solda propriamente dita.

Equipamentos e Materiais

Utiliza-se cilindro de oxigênio e cilindro de acetileno, reguladores (manômetros), carrinho com suporte e rodas mais bico e caneta de solda. Esse conjunto é chamado de P.P.U. que significa “Pronto Para Uso”. É a solda a gás chamada de solda oxiacetilênica. O oxigênio é o comburente e o acetileno é o combustível.

O metal de adição citado é uma liga metálica, e a mais utilizada no setor de refrigeração e ar-condicionado é a Foscoper, comercializada em forma de vareta. Trata-se de uma liga de cobre e fósforo (5 a 10%), às vezes com pequena quantidade de estanho. Existe também a Silfoscoper, uma liga composta de fósforo, cobre e 5 a 9% de prata.

A solda Foscoper é largamente utilizada no mercado, tem preço bom e é excelente para soldar cobre com cobre, sem necessidade de usar fluxo. Fluxo é um decapante químico que auxilia na remoção de incrustações que impedem a fixação do material de adição no material base.

A solda a prata reserva-se mais para soldar cobre com aço, em que a porosidade da solda é menor.

Os gases, ao entrarem no maçarico, são misturados na proporção em que se deseja, fazendo a fusão do material de solda.

Este artigo, embora tenha boas intenções, não tem como objetivo ensinar a soldar. Este é um procedimento que requer formação técnica e muita prática em oficinas de soldagem.

Em suma, o procedimento todo passa pelos seguintes passos:

1. Medição e corte da tubulação;
2. Escareamento;
3. Limpeza;
4. Montagem;
5. Introdução de Nitrogênio;
6. Aquecimento;
7. Aplicação do material de adição (vareta);
8. Resfriamento e Limpeza.

Atenção especial ao item 5 acima. No processo de solda ocorre a formação de óxido de cobre (fuligem ou “carepa”), que é um contaminante do sistema, no momento em que o oxigênio entra em contato com o cobre sob alta temperatura.

Para evitar a carepa, circulamos nitrogênio pelo trecho a ser soldado, sob baixa pressão, 1 a 3 Lbf/pol2. O processo é um pouco demorado mas vale a pena: um dos lados da tubulação de cobre será conectado à mangueira do Manifold, e a outra ponta fixada na fita de maneira que um dos lados fique solto, para a circulação do nitrogênio. Conforme figura abaixo.

A carepa em contato com o fluido refrigerante, óleo e umidade presentes dentro do sistema leva a formação de óxidos corrosivos, que com o tempo se depositam nas partes quentes do sistema. A solda com “atmosfera protegida” (por nitrogênio) evita isso. Dê uma olhada nos tubos da imagem abaixo, o da esquerda sem o uso de Nitrogênio e o da direita com o uso de Nitrogênio.

Considerações finais

Muitos são os tipos de solda, descrevemos aqui a ideal para tubulação de ar-condicionado, que é de cobre.

Se sua equipe não se sente segura para fazer solda em tubulações de ar-condicionado, considere a possibilidade de treiná-la ou reciclá-la. Não se esqueça de providenciar os itens de segurança conforme a normas técnicas.

E se você quiser saber mais sobre o assunto, conheça também o nosso texto sobre as diferenças entre a tubulação de cobre e tubulação de alumínio e qual é a melhor para a sua instalação.

solda nas tubulações de ar-condicionado

6 respostas para “Saiba como fazer a solda nas tubulações de ar-condicionado de forma correta”

  1. José Luiz Santos disse:

    Porque é tão difícil fazer um curso na Daí Kim?

  2. Muito bom costaria de ser um instador Daikin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *